Jump to content

Dead or Alive 5 Last Round - Tutorial Básico


Recommended Posts

 

Introdução

 

Antes de começar a jogar Dead or Alive você deve saber alguns fundamentos básicos do jogo como: tipos de ataques, movimentação, diferença dos Throws, diferença dos Holds e mecânicas de jogo. Dead or Alive é um jogo que funciona no Triangle System, ou seja, Strike vence Throw, Throw vence Hold e Hold vence Strike bem similar ao jogo jo-ken-po.

 

Comandos Básicos

 

Os comandos básicos do jogo são Strikes, Throws e Guard.

 

- Strikes -

P - Normal Punch possui variações dependendo do comando de direção que você usa.

K - Normal Kick possui variações dependendo do comando de direção que você usa.

P+K - Strong Punch possui variações dependendo do comando de direção que você usa.

H+K - Strong Kick possui variações dependendo do comando de direção que você usa.

 

- Throws -

H+P - Throw usado para agarrar o oponente possui variações dependendo do comando de direção que você usa.

:ttd: H+P - Low Throw usado para agarrar o oponente abaixado possui uma variação que é o .

 

- Guard -

:ttb: ou H - Guard permite você bloquear os golpes mid e high do oponente e para os golpes low você usa ou H.

 

Contra Ataque e Movimentação

 

Aqui você ira aprender sobre os Holds e sobre a movimentação dos Personagens.

 

- Tipos de Holds -

Os Holds são os contra ataques do jogo permitindo você interromper os combos ou pokes do oponente. Lembrando que o Hold pode ser punido com o Throw.

 

:ttb: H - Medium Hold usado para pegar Medium Punch.

:ttf: H - Medium Hold usado para pegar Medium Kick.

:ttub: H - High Hold usado para pegar High Punch e High Kick.

:ttdb: H - Low Hold usado para pegar Low Punch e Low Kick .

 

- Tipos de Dash -

Os dashs são partes fundamentais para a movimentação no jogo tanto para fugir quando para pressionar ou ate mesmo só para ganhar espaço.

 

:of-ff: - Dash Forward usado para ir atrás do oponente.

:dob: - Back Dash usado para escapar ou para ganhar espaço.

:ttdf: :ttdf: e :ttdb: :ttdb: - Crouch Dash Forward e Crouch Back Dash possui uma melhor mobilidade que o Dash e Back Dash permitindo você se movimentar mais rápido.

 

- SideSteps -

Os Sidesteps são as movimentações laterais do jogo possuindo duas direções para cima e para baixo.

 

:ttu: :ttu: ou :ttd: :ttd: - Provavelmente uma das melhores opções defensivas do jogo permite você desviar de certos golpes do oponente o deixando com a guarda aberta, porem o SideStep pode ser pego com golpes circulares e Throws.

 

Stun e Ferramentas para Combos

 

- Stun -

O sistema de combos no Dead or Alive funciona a partir do Stun que são golpes que permitem você deixar seu oponente cambaleando por um curto tempo permitindo assim você efetuar outros golpes antes dele se recuperar. Lembrando que o oponente pode sair do Status do Stun com Hold ou Stagger Scape.

 

O Dead or Alive possui 2 níveis de Stun:

Stun Level 1

Stun Level 2

Permitem algumas variações de situações e de certos golpes usados entre os níveis diferentes.

 

- Ferramentas para os Combos -

Existem maneiras de se evitar o Hold e o Stagger Scape durante o Stun usando ferramentas que deixam o próximo movimento garantido.

 

Launcher - Talvez a ferramenta mais comum para dano garantido do jogo permite você lançar o oponente para o alto garantindo assim os próximos golpes. Lembrando que os golpes usados depois de um Launcher podem variar a partir do Nível do Stun que foi usado o Launcher porque isso influencia na altura que o oponente é jogado e também do peso de cada personagem permitindo combos grandes ou não.

Bound - Essa ferramenta foi recentemente colocada no jogo embora ela garanta alguns golpes depois você não pode usá-la para algo muito grande sendo assim uma ferramenta para se usar em finais de combos ou em certas situações.

Sit Down - Esse Stun é diferente dos Stuns normais ele permite alguns movimentos mais lentos a se encaixarem durante o Stun, embora ele possa garantir certos golpes em algumas ocasiões o oponente pode se recuperar dela usando o Stagger Scape permitindo assim ele defender ou usar o Hold no seu próximo golpe.

Critical Burst - Esse golpe permite dano garantido se usado durante o Stun de nível 2, embora seja muito bom para estender seus combos ele pode ser muito previsível pelo fato de só poder garantir o próximo golpe no Stun nível 2 e também por ser uma variação de soco médio ou chute médio dependendo do personagem permitindo assim seu oponente prevê-lo mais fácil e podendo usar um Hold.

 

Stance e Movimentos Especiais

 

Essas são duas ferramentas que funcionam de uma maneira diferente das outras no jogo são bem mais especificas para certas situações e devem ser usadas com mais cautela.

 

- Stances -

As Stances são muito importantes no jogo elas definem o estilo de cada personagem e suas variações de golpes o deixando único em seu próprio estilo de jogo, existem algumas Stances similares mais mesmo assim cada uma funciona de um jeito diferente.

 

Normal Stance - Stance padrão de todos os personagens cada personagem tem seu estilo único de artes marciais estão as Normal Stances são bem variadas.

2° Stance - Nem todos os personagens no jogo possuem essa 2° Stance, ela permite o personagem usar golpes novos que a normal não possui. Certos personagens têm mais de duas Stances tornando assim o uso delas ainda mais complexo.

 

- Movimentos Especiais -

Esses movimentos para serem feitos são pedidos uma situação em especial que seria você estar com 50% ou menos de Life para utilizá-los.

Life Normal, ou seja, você ainda não pode utilizá-los.

Life com 50% ou menos, você pode reparar que a borda da barra mudou para vermelho indicando assim que você pode utilizar os golpes especiais.

 

Power Blow - Esse golpe especial não é muito diferente do dos outros jogos de luta possui uma animação especial variando a cada personagem e também permite você usar certos elementos do Stage para causar mais dano que só são ativados por ele. Lembrando que para usá-lo você deve segurar por um curto tempo o comando do movimento ou fazer o full charge, ele só pode ser usado uma vez por round.

Power Launcher - Outro movimento novo no jogo, ele permite você jogar o oponente na altura máxima permitindo você fazer combos maiores que causam mais dano. Lembrando que para usá-lo você deve segurar o comando do movimento para fazer o full charge, ele só pode ser usado uma vez por round.

 

- Outros Movimentos -

Guard Breaker - Embora seja um movimento especifico de alguns personagens o Power Blow pode causar esse efeito se você estiver com a Life com 50% ou menos e fazer o full charge.

Throw Scape - Apesar de útil esse movimento só funciona no Normal Throw (H+P) para usá-lo bastar apertar o H+P, você não pode usar o Throw Scape nos Comand Throw.

 

Tag Mode

 

Esse é o modo 2x2 permitindo você jogar com ate quatro players em duas duplas, esse modo possui algumas coisas diferentes do modo single como algumas mudanças nos combos permitindo usar mais golpes ou ate mesmo mecânicas exclusivas desse modo.

H+P+K - Tag in e Tag out usado para trocar os personagens durante a luta.

H+P+K - Quick Tag permite você trocar para o outro personagem rapidamente porem só funciona quando o oponente leva um golpe que causa Stun.

 

- Movimentos do Tag Mode -

São os movimentos exclusivos do modo sendo assim só pode ser feitos nele.

 

:dof: H+P+K - Tag Throw permite os dois personagens de usarem um Throw em conjunto se você estiver usando uma dupla correta como, por exemplo, Kasumi e Ayane elas terão um Throw especial que é só feito quando elas estão no mesmo time.

Re-Launcher - Usando o Quick Tag permite você usar mais de uma vez o Launcher com os dois personagens permitindo assim o Re-Launcher.

:QCF: H+P+K - Tag Busrt similar ao Critical Burst possui o mesmo efeito a diferença é que é feito pelo outro personagem do time.

:QCB: H+P+K - Force Out permite você trocar o personagem do oponente contra a vontade dele e também faz o personagem que foi forçado a sair ficar um tempo sem poder voltar.

Tag Power Blow - É feito da mesma maneira que o Power Blow normal porem os dois personagens precisam estar com 50% ou menos de Life para ser feito, durante a animação do Power Blow do primeiro personagem você deve apertar H+P+K que permitindo você trocar os personagens durante a animação fazendo assim o segundo personagem usar seu Power Blow também.

Edited by Asura
  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Seja bem vindo ao fórum Hel. Obrigado por trazer esse ótimo material.

 

Vlws!!

 

Vlws pelas boas vindas Jiu ;)

 

Conseguiu simplificar algo que para muitos, e para mim, é complicado!

Gostei de verdade deste :D

 

Que bom que ficou fácil de entende-lo Asura, afinal essa é a ideia algo simples porem bem explicado hehe

Link to post
Share on other sites
  • 4 years later...

eu adorei o tutorial, mas infelizmente não entendi algumas parte devido as imagens estarem corrompidas e não aparecerem. Se por acaso ainda for um usuário ativo, poderia arrumar a imagens? De qualquer forma, o tutorial me ajudou bastante!

Link to post
Share on other sites

eu adorei o tutorial, mas infelizmente não entendi algumas parte devido as imagens estarem corrompidas e não aparecerem. Se por acaso ainda for um usuário ativo, poderia arrumar a imagens? De qualquer forma, o tutorial me ajudou bastante!

Bom saber que o tutorial foi útil pra você :)

 

As imagens estão ok, o que está faltando são os emotions que indicam as direções (pois usaram um link de outro site), pode deixar que vou consertar pro guia ficar 100%

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...