Jump to content

Vantagens de um Monitor CRT (Tubo) para jogos de luta


Recommended Posts

Em jogos de luta, ter um desempenho máximo sempre foi uma preocupação entre os mais ávidos jogadores. Seja procurando o controle ideal para minimizar os erros na execução, ou, o principal fator, buscando o melhor monitor/TV que tenha o mínimo de Display Lag. Lag não é uma palavra estranha no vocabulário dos jogadores mais competitivos, e por causa disso existe um mercado bem grande em torno da interface mais importante que fica entre o jogador e o jogo, o monitor.

Nos dias de hoje, monitores usam a tecnologia de cristal líquido (LCD), tecnologia tal que já é bastante acessível, madura e difundida. Porém nem sempre foi assim, no início a tecnologia tinha diversas desvantagens, dentre as quais, o Display Lag. Visando suprir as necessidades dos jogadores mais exigentes, diversas empresas e marcas começaram a investir em monitores de melhor desempenho, popularmente conhecidos como "Monitores Gamers".

 

 

counterhit-1592452372-U1.jpg

Além do apelo visual, esses monitores prometem excelente qualidade visual, altas resoluções e diversas tecnologias que melhoram o desempenho do jogador.


Há diversas opiniões sobre quando começou a popularização e marketing dos chamados "Monitores Gamers", que são monitores de alto desempenho e prometem Display Lag e tempo de resposta reduzidos, se comparado a monitores "normais". Na minha opinião, o fenômeno dos monitores gamers no cenário dos jogos de luta começou logo após a explosão de popularidade de Street Fighter IV, o jogo que essencialmente reviveu a franquia.

 

A presença e marketing das marcas que produzem monitores de alto desempenho se tornam cada vez mais comum e forte nos eventos.

 

[tweet]https://twitter.com/EVO/status/1025269856109645824/photo/1[/tweet]

Nessa época pôde-se perceber que em diversos eventos pelo mundo a presença dos "Monitores Gamers" se tornou cada vez mais comum. e com isso, os jogadores mais competitivos passaram a acreditar que ter um monitor desses é praticamente uma necessidade. Afinal, quem quer jogar com qualquer tipo de desvantagem?

"Monitores Gamers" de fato são superiores a monitores "comuns", e os incontáveis testes feitos por diversos sites especializados não deixam dúvidas. Apesar da tecnologia dos monitores LCDs ter evoluído bastante no últimos anos, "Monitores Gamers" ainda estão em alta e o marketing se tornou mais forte ainda. Este comercial da Zowie, uma das marcas mais populares no ramo, só reforçam isso.



Porém, esses monitores tem custo elevado e por mais que a tecnologia esteja barateada, ainda é um investimento proibitivo para muitas pessoas. Então não há alternativas para quem quer o melhor desempenho e não pode pagar por isso?

Na verdade existe sim uma opção bem acessível, e provavelmente você já tenha ela, guardada em algum canto escuro...

 

Uma opção de alto desempenho acessível

Antes das LCDs dominarem o mundo como a principal tecnologia de exibição de imagens, as telas usavam um tubo de raios catódicos, mas conhecidos como CRTs ou, coloquialmente por aqui, "tubão".
Embora a tecnologia já tenha sido descontinuada e é, por muitos, considerada obsoleta, ela ainda traz diversas vantagens nos dias de hoje para quem busca melhor desempenho nos jogos, acredite ou não.

 

 

counterhit-1592453134-U1.jpg

Sony CPD-G500

 

Entre algumas vantagens: Display Lag. Sim, a principal vantagem dos cobiçados "Monitores Gamers" não é, e nunca foi, um problema para os monitores CRT. Por serem dispositivos analógicos e usarem uma forma completamente diferente de exibir imagens, comparado aos LCDS, os CRTs não precisam processar os sinais recebidos (onde ocorre o lag) antes de gerar uma imagem. E por mais que os monitores LCDs tenham evoluído, nem mesmo os melhores conseguem ser mais rápidos do que um CRT. Diversos testes feitos com equipamentos capazes de medir o Display Lag, indicam que as CRTs ainda tem vantagem até mesmo sobre as mais modernas e rápidas LCDs.

 

LCD Gamer vs CRT

Comparativo entre um BenQ XL2420T (esquerda) e Samsung 794MB Plus (direita), um monitor CRT. O monitor CRT fica na frente por até 1 frame. Jogadores com certeza sabem o quanto 1 frame pode ser importante. Todos testes foram feitos na mesma resolução com os monitores em modo Duplicado.

 

 

counterhit-1592528726-U1.png

 

 

counterhit-1592528987-U1.png

 

 

E é justamente por isso que algumas comunidades até hoje usam TVs CRTs em seus setups.

 

counterhit-1592529152-U1.jpg

Para jogadores competitivos da série Smash, uma CRT é indispensável pois qualquer tipo de Lag pode atrapalhar a execução.


Se o desempenho em jogos de luta for somente o que você busca em um display, então os monitores CRT são uma boa opção. Mas as vantagens não param por aqui...

Motion Blur em uma CRT

 

Após as LCDs se difundirem, muitas pessoas sequer lembram, ou viram, como uma CRT exibe imagens em movimento. Sem entrar em muitos detalhes técnicos, as CRTs até hoje são inigualáveis quando se trata de imagens em movimento, já que a forma que geram uma imagem é fundamentalmente diferente dos displays LCD.

Em um jogo de luta isso é bem aparente quando um personagem ou objeto se move rapidamente pela tela. Nos monitores LCD os objetos rápidos "borram" e perdem toda definição, pois a maneira que uma LCD forma imagens é diferente de uma CRT. LCDs ao longo dos anos tentaram ao máximo combater esse problema com tecnologias que atenuam o "borrado", mas a maioria não consegue, sem certos artifícios, a mesma claridade que uma CRT.

 

counterhit-1592529918-U1.png

counterhit-1592530234-U1.png

Captura de vídeos gravando a mesma situação, o personagem corre pela tela. Monitor BenQ XL2420T à esquerda e o monitor CRT LG F700P à direita.

 

Resoluções, cores e qualidade em jogos atuais

 

Não se engane, embora a tecnologia CRT tenha sido descontinuada e seja considerada obsoleta, as imagens produzidas por elas não deixam nem um pouco a desejar nos dias de hoje. Claro que se comparado às modernas LCDs, as CRTs perdem na parte de área visível, legibilidade de textos em resoluções altas e luminosidade.

A maioria dos monitores CRTs são de 17 polegadas, e apesar de existirem de 19" e 21" estes são muito raros. O tamanho mais comum de monitor LCD é 24" widescreen, e sair de um widescreen para quadrado de 17" faz bastante diferença. Porém, se a ideia é usar o monitor CRT somente para jogos então vale a pena tê-lo como monitor secundário.

Um ponto que vai surpreender alguns é que até mesmo o mais comum dos monitores CRTs é capaz de resoluções HD (720p) e Full HD (1080p), e os melhores podem até mais.

 

counterhit-1592531286-U1.jpg

LG Flatron F700P, resolução máxima de 1920x1440@65hz

 

As resoluções de um monitor CRT dependem da taxa de cintilação (Refresh Rate), quanto menor for a taxa de cintilação, maiores serão as resoluções possíveis. Como virtualmente todos jogos de luta trabalham em 60fps/60hz, monitores cuja resolução máxima seja 1280x1024@67hz, por exemplo, podem exibir com tranquilidade 1280x720@60hz e 1920x1080@60hz. Porém, resoluções widescreen em monitores quadrados resultam em barras pretas em cima e embaixo, reduzindo mais ainda o tamanho da imagem.

Monitores CRTs não possuem resolução nativa como os LCDs, eles podem exibir desde 640x480 até 1920x1080 sem perda de qualidade.

 

counterhit-1592530820-U1.png

counterhit-1592530950-U1.png

Guilty Gear XX #Reload em 640x480 e Dragon Ball FighterZ em 1920x1440. Apenas fotos não fazem jus.

 

Outra vantagem que muitos usuários de LCD vão perceber são os níveis de preto e tonalidades escuras. Com exceção das TVs OLEDs e Plasmas, painéis planos sempre tiveram problemas em reproduzir tonalidade escuras, e isso é bastante evidente nas primeiras gerações de LCDs. O motivo é novamente por causa da limitação tecnológica. Uma CRT consegue reproduzir níveis de preto bem profundos e verdadeiros, se comparado com as LCDs que deixam um pouco da luz de fundo escapar, fazendo com os níveis de preto se tornem azulados ou acinzentados, dependendo do monitor. Embora melhores níveis de preto não traga vantagem direta para jogos de luta, é algo que pode melhorar bastante o visual dos jogos.

 

Conectividade

 

Se leu até aqui e estiver convencido a usar um tubão pros joguinhos de luta, o próximo passo é saber como conectar uma relíquia dessas a um PC moderno.

 

Monitores CRT modernos usam a conexão analógica DB15, comumente, embora erroneamente, chamada de "VGA". As placas de vídeo mais modernas não possuem mais esse tipo de conexão, nem mesmo via DVI, que nas placas mais antigas possuíam pinos analógicos (DVI-I), possibilitando a conversão com um adaptador DVI->DB15.

 

As conexões mais comuns são HDMI, DVI-D e DisplayPort. Existem adaptadores passivos (não introduzem nenhum tipo de lag) capazes de converter esses sinais digitais para analógico, permitindo seu uso até mesmo nos consoles mais novos como o PS4 e Xbox One.

counterhit-1592534880-U1.jpg

Eu pessoalmente uso os adaptadores genéricos, como o da imagem acima, e não percebi nenhum problema, o sinal é bem limpo e aceita diversas resoluções em várias frequências. Porém, tive problemas com adaptadores Dell, que são mais caros. Para uso no PC, recomendo um adaptador DisplayPort pois já tive problemas com alguns adaptadores HDMI em certos monitores. Se for usar um adaptador HDMI nos consoles, use um que tenha saída de som analógico para não perder o som.

 

Onde e como encontrar?

 

Esses monitores ainda podem ser facilmente encontrados no Mercado Livre e OLX. Se puder, dê preferência para locais próximos para buscar pessoalmente pois há risco de sofrerem danos se mal embalados. Se não tiver outro jeito, avise ao vendedor que se trata de um objeto frágil e exija uma boa embalagem. Em meio a tantos anúncios e modelos é fácil se perder, então seguem algumas dicas.

  • Estabeleça uma faixa de preço, e lembre-se que apesar de ainda ser uma boa e confiável tecnologia, são eletrônicos com pelo menos 13 anos de anos de idade, portanto, mais sujeitos a falhas. Tente procurar o melhor custo benefício, evite anúncios com preços muito acima do normal. Por mais que estejam se tornando menos comuns, ainda há CRTs o suficiente para suprir a pequena demanda. Algumas pessoas até mesmo dão esses monitores de graça.
  • Procure por monitores de no mínimo 17 polegadas, e verifique o estado do monitor pelas fotos. Evite monitores muito antigos, especialmente se estiverem com aspecto amarelado/encardido. Sempre exija a foto do monitor funcionando.
  • Na hora de pesquisar um modelo, uma das especificações mais importantes é a frequência horizontal, pois é ela que determina as resoluções do monitor. Os monitores mais comuns tem frequência horizontal máxima de 70kHz, que é mais do que o suficiente para jogos de luta em 1280x720@60hz ou 1920x1080@60hz. Mas se quiser ir mais longe, um monitor de 70kHz pode alcançar 96hz em 1280x720 e 65hz em 1920x1080. Como estamos falando de jogos de luta travados em 60fps, um monitor de 70kHz é adequado para a proposta.

Quanto maior a frequência horizontal, melhor o monitor. Se quiser saber a frequência necessária para alcançar certas resoluções em diferentes Refresh Rates, use a calculadora no link a seguir:

Vale a pena mesmo?

 

Monitores CRTs ainda são uma tecnologia interessante e de baixíssimo custo para quem busca o máximo de desempenho em jogos, especialmente os de luta. Considerando-se as vantagens e desvantagens, cabe à pessoa determinar se as vantagens pesam mais do que as desvantagens. Se espaço, tamanho reduzido da tela, e a possibilidade de defeitos não forem um problema, as vantagens no desempenho e na qualidade de imagem são bastante substanciais quando comparados a um monitor LCD.

 

E é claro, tudo o que foi escrito aqui tem em mente a pessoa que joga em casa no seu setup. Ainda é difícil imaginar jogadores carregando trambolhos de quase 20kg para os encontros e torneios, embora certas comunidades façam questão do desempenho em prol da conveniência...

 


 

Caso tenha dúvidas quanto a algum modelo em específico ou outra coisa relacionada, poste aqui mesmo que tiro elas!

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Por falar em tecnologia, quanto você acha que será o preço de lançamento do Playstation 5 aqui pro Brasil?

 

Ele tá previsto pro final desse ano.

Entre R$4000,00 e R$5000,00.

Link to post
Share on other sites

Ótima matéria hein!

 

Pra jogos antigos jogar nas TV de tudo é muito bom, fica lindo os games.

 

Eu gosto de games de luta, mas como não sou nenhum Pro Player, só pra diversão mesmo, um LCD está de bom tamanho, mesmo com as inúmeras desvantagens, mas fica mais bonito na sala, mesmo maiores, ocupam menos espaço na mesa.

 

Mudando de assunto, procurei aqui no Fórum algumas dicas/mecânicas de Injustice 1 e 2, no entanto não achei. Os manjadores tem a manhã de criar algo? ^^

 

Acredito que teremos ai mais pra frente Injustice 3.

 

Quanto a Guilty Gear Strive, acredito que ele vai ser muito bom, mas acessível mecanicamente, tipo a ASW anda amadurecendo bastante em simplificar mas manter profundo as mecânicas. Exemplo de Granblue Fantasy Vs...que jogo sensacional.

Edited by Shruikan
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...