Jump to content

Como as novas mudanças da terceira temporada mudarão DBFZ? (Novos Z-Assists)


Recommended Posts

Dragon Ball FighterZ já está em seu terceiro ano e, de acordo com a produtora Tomoko Hiroki, o jogo ainda receberá bastante suporte por parte da Bandai Namco na forma de novos modos, personagens e, principalmente, patches para manter o jogo mais interessante e balanceado, melhorando o aspecto competitivo.

A política de patches não é estranha à Dragon Ball FigherZ, que desde o lançamento tem recebido patches de balanceamento e de correções de bugs e glitches. No primeiro ano, particularmente no primeiro semestre, o jogo recebeu vários patches com o intuito de balancear o jogo, visando enfraquecer a natureza ofensiva do jogo em geral. Porém, as mudanças se resumiam a pequenos ajustes nos sistemas do jogo e com ênfase nos personagens mais fortes, que tinham maior evidência e preferência nos níveis competitivos mais altos.

z_assist_select4.jpg?resize=960%2C538&ss

“Prepare to DIE!’

Sem grandes mudanças significativas nos sistemas do jogo, cada patch no primeiro ano basicamente apenas mudava os “personagens da vez”. Isso perdurou até as finais do Dragon Ball FighterZ World Tour 2018/2019, onde Tomoko Hiroki anunciou que o próximo patch seria o maior até então e que traria mudanças mais significativas. Formalmente conhecido como o “Patch 1.15”, teve como intuito renovar o jogo trazendo grandes mudanças em todos personagens e nos sistemas do jogo.

O Patch 1.15 serviu de base para o segundo ano do jogo até o último patch de balanceamento, notório por ter sido lançado junto com o personagem GT Goku. Depois disso apenas correções nos bugs e mínimas alterações nos personagens foram os conteúdos dos próximos patches. Uma das maiores reclamações veio da própria comunidade, insatisfeita com GT Goku, que logo se tornou facilmente o personagem mais popular no meio competitivo. GT Goku foi lançado por volta de Maio de 2019, e por muito tempo a sensação foi de abandono pois a comunidade estava acostumada com patches os periódicos do primeiro ano. GT Goku permaneceria o mesmo até 2020.

z_assist_select7.png?resize=800%2C450&ss

Acostume-se com o “Sankyuu, uchuu no minna!”

Foi então que no fim do primeiro dia da Dragon Ball FigherZ World Tour 2019/2020, Tomoko Hiroki anunciou por meio de um vídeo que jogo receberia mudanças jamais vistas.

Um novo patch com pacote de mudanças nunca antes visto

 

Nas palavras da produtora:

Dragon Ball FighterZ entrará no seu terceiro ano, e agora gostaria de falar um pouco sobre como estamos planejando atualizar o Sistema de Batalhas.

O conceito geral da terceira temporada é entregar aos jogadores experiências renovadoras, e mantendo o que há de bom ao mesmo tempo; Adicionaremos novas funções e ajustes para propiciar à todos novas experiências.

Um exemplo é o “Z-Assist Select”.

Como o nome implica, o “Z-Assist Select” permite que o jogador escolha entre 3 golpes predeterminados o Z-Assist de seus personagens.

A possibilidade de escolher o Z-Assist é provavelmente uma das opções mais pedidas pela comunidade desde o lançamento do jogo, pois diversos jogos de time populares, como a série Marvel vs Capcom e Skullgirls, oferecem essa opção ao jogador. Existem diversas opiniões a respeito do porquê Dragon Ball FighterZ não teve essa opção.

Na minha opinião, por ter sido proposto com um jogo mais acessível isso traria mais complexidade ao jogo, além de ser um jogo novo onde os produtores talvez preferissem observar como o jogo se desenvolveria antes de adicionar uma opção que alteraria bastante a forma do gameplay. Qualquer que seja sua opinião, finalmente o Z-Assist está entre nós.

z_assist_select-2.png?resize=960%2C460&s

No terceiro ano de jogo finalmente chega uma opção comum em jogos de times

A influência do Z-Assist na composição de um time

Nos níveis competitivos mais altos é sabido que a composição de um time é afetado por diversos critérios e preferências do jogador, entre os quais o tipo de Z-Assist que um personagem possui pode completar ou desmoronar um time.

Desde o primeiro dia de jogo é evidente o quanto o Z-Assist pode influenciar na escolha de um personagem, um exemplo bem notável é Vegeta (Super Saiyajin). O seu Z-Assist, a versão aérea do Ki Blast Rush, foi considerado no primeiro ano do jogo o mais forte do jogo. Não só ele facilitava bastante nas extensões de combos, como também era poderoso como ferramenta ofensiva usada primordialmente em mix-ups, tornado-os bem difíceis de defender. E além de tudo isso, era útil em situações neutras/defensivas, já que Vegeta fica numa posição difícil de ser acertado, forçando muitas vezes o oponentes a defender e perder a vez. No primeiro semestre do jogo era evidente a preferência por SSJ Vegeta nos times. Até que em um dos patches o seu Z-Assist foi enfraquecido, tirando também boa parte da evidência do personagem nas competições.

z_assist_select5.png?resize=776%2C600&ss

Jogadores veteranos reconhecem o poder desse Z-Assist nos primeiros meses

SSJ Vegeta é apenas um único exemplo de vários que demonstra o quanto o Z-Assist de um personagem influencia na composição de um time. Porém isso não quer dizer que o Z-Assist é o único critério adotado por um jogador, afinal, do que adianta um bom Z-Assist se o personagem em si não for capaz de gerar sinergia com o time? SSJ Vegeta não só tem, ou tinha, um excelente Z-Assist, como também é um personagem competente por si só, com várias qualidades entre as quais pode-se citar a sua versatilidade, bom aproveitamento de barras e recursos e o Crushing Knee Kick, um reversal “Shoryuken”, algo bem raro no jogo.

Portanto pode-se afirmar que o critérioBom Z-Assist + Bom personagem é algo que os jogadores competitivos buscam quando compõem seus times. O que faz um Z-Assist ou personagem “ser bom” é um outro assunto que vai bem além do escopo dessa postagem, mas podem acreditar, os top players se utilizam desse critério para montar seus times, sempre buscando a melhor sinergia entre eles.

Pode-se dizer que vários personagens são bons e com Z-Assist bom, mas é possível notar uma tendência na posição de cada um em um time. Por exemplo, no meta atual, Yamcha e SSJ Goku são geralmente colocados como Anchors (a terceira posição do time), enquanto GT Goku é comumente visto como Mid (a segunda posição do time), e Bardock é tipicamente usado como Point (a primeira posição do time). Embora eles constantemente trocam de posição numa luta, as posições iniciais indicam onde se tornam mais eficazes. De forma resumida, o Point é um personagem que se utilizará dos Z-Assist’s para cobrir suas fraquezas ou fortalecer seus pontos fortes. O Mid é um personagem que substituirá o Point quando este levar muito dano e precisar se recuperar. E o Anchor é o último personagem que será capaz de lutar sozinho, utilizando os recursos de forma bastante eficiente, e geralmente são versáteis.

dbfz_goku_yamcha_assist.png?resize=534%2

Responsáveis pelo maior número de viradas no jogo, sozinhos

E com tudo isso em consideração se torna mais fácil perceber o quanto a opção de escolher mais Z-Assist’s pode afetar o jogo profundamente.

Mais Z-Assists = Mais personagens sumidos aparecendo?

Personagens menos populares não mais serão deixados de lado somente por causa do Z-Assist atrelado à ele ou ela, trazendo mais opções na escolha da composição de um time. Um exemplo de bom personagem que está “preso” a um Z-Assist considerado ruim é Super Saiyajin Deus Super Saiyajin Goku, conhecido como Goku (SSGSS) no jogo.

z_assist_select6.png?resize=235%2C720&ss

Se tornou um bom personagem na segunda temporada, mas o Z-Assist…

Goku (SSGSS) é no geral por si só um personagem bastante competente, sendo mais efetivo como Point devido às suas opções ofensivas. Porém ele é pouco visto nos níveis mais altos de competição, e parte disso se deve ao seu Z-Assist, o Dragon Flash Kick. Este Z-Assist quando acerta o oponente, o coloca em estado de Sliding Knockdown, impossibilitando que um combo seja executado logo após, na maioria dos casos. A velocidade, o ângulo e a trajetória também dificultam o seu uso quando comparado à outros Z-Assists do tipo, como os de Bardock, Yamcha, Ginyu, que avançam pelo chão. Ou os de Gohan (Jovem), Gohan e Cooler que sobem para cima. E esses não só possibilitam que o jogador confirme um combo quando acertados, como também permitem a extensão de combos e diversos usos no neutro/defesa. Portanto, é perfeitamente compreensível porque um jogador não olharia para Goku (SSGSS) na composição de seu time, embora o personagem por si só não seja considerado ruim.

Goku (SSGSS) é, outra vez, apenas um exemplo de muitos personagens que possuem essa característica, “bom mas com Z-Assist ruim”, e é visível como a tendência afeta a variedade de personagens vista no meio competitivo. E visando combater isso o Z-Assist Select será implementado, e nas palavras da própria produtora:

Queríamos evitar situações onde um personagem fosse escolhido apenas por causa de seu Z-Assist.

(Queremos) permitir que os jogadores mostrassem mais da sua individualidade com a escolha de seus personagens, e nos seus estilos de luta.

No próprio vídeo é possível ver que Goku (SSGSS) possui, agora, o Divine Void Strike como Z-Assist selecionável. Este golpe é bastante similar aos Z-Assist’s de Bardock, Yamcha e Ginyu, ou seja, o fator principal, Z-Assist ruim, que afetava a escolha do personagem foi efetivamente eliminado. Com o novo Z-Assist Goku (SSGSS) pode se tornar mais visto nos times. E o mesmo pode acontecer com os personagens mais sumidos do meio competitivo.

z_assist_select-1.png?resize=466%2C399&s

Um Z-Assist à altura do personagem?

Benefício do Z-Assist Select nos mesmos times

Outra possibilidade que o Z-Assist Select trás ao jogo é na parte estratégica e em como lidar com outros times. Agora um único time pode possuir efetivamente 9 formas diferentes de lutarem, portanto até mesmo os jogadores que preferirem manter seus times terão mais opções. Em um torneio, onde se adaptar ao oponente é uma questão de sobrevivência, os jogadores poderão escolher Z-Assist’s diferentes para manterem seus planos de jogo mais variados e difíceis de serem lidos pelo oponente. O meio competitivo se tornará mais interessante ainda.

Breves detalhes foram mostrados no vídeo, mas é possível ver que os Z-Assists estão divididos em categorias diferentes. O primeiro Z-Assist, chamado de “A”, é o padrão e são os mesmos que estamos todos acostumados a ver. O segundo é chamado de “B”, e serão golpes especiais de uma natureza diferente do tipo A. Por exemplo, se um personagem possui um projétil como “A”, o “B” provavelmente será um golpe direto, e vice-versa. O terceiro é o “C” e, ao que tudo indica, podem ser tanto golpes especiais quanto golpes diferentes, com animações personalizadas. Algo interessante sobre o tipo C é que o personagem irá teleportar na direção do oponente e executará o golpe, terminando com um knockdown em seguida. Os Z-Assist’s tipo C de SSJ Goku e SSJ Vegeta possuem essa propriedade.

z_assist_select-3.png?resize=824%2C524&s

Quer mudar o estilo? Mude o Z-Assist

Até a data da postagem, estes são os novos Z-Assists que foram vistos no vídeo.

SSJ Goku

  • B – Flurry Kick
  • C – Dragon Storm (Executa os 2 últimos golpes do autocombo e finaliza com um Dragon Flash Fist no ar)

SSJ Vegeta

  • B – Super Dash Kick
  • C – Crushing Knee Kick

Cell

  • C (?) – Perfect Attack

Freeza

  • B – You Might Not Survive This Time

Trunks

  • B – Masenko

Piccolo

  • B – 6S

Ginyu

  • B(?) – 5S Jeice

Kuririn

  • B – Kamehameha

Yamcha

  • B – Kamehameha

Tenshinhan

  • B – Telekinesis

Kid Buu

  • B – Mystic Ball Attack

Goku (SSGSS)

  • B – Divine Void Strike

Hit

  • B (?) – Tides of Time> Time Release

Beerus

  • C (?) – God of Destruction’s Wrath

Vegeta

  • C (?) – Terceiro golpe do autocombo e finaliza com o Deadly Knee Drop

Se quiser jogar com seu personagem favorito sem abrir mão do nível competitivo, essa pode ser a chance.

Um jogo mudado, e novo

A questão que resta é, essa mudança tornará o jogo mais balanceado? A variedade tende a aumentar inicialmente, mas como sempre acontece em um jogo competitivo, os jogadores eventualmente encontrarão as estratégias e personagens mais fortes. Sem levar em contas as mudanças individuais de cada personagem, será que adicionar mais Z-Assist’s não significa também que os mais fortes se sobressairão, causando, novamente, uma tendência dos jogadores escolherem certos personagens? É uma possibilidade, mas vale lembrar que o jogo receberá outros mudanças para acomodar a adição de novas mecânicas. Além disso, a Bandai Namco também prometeu que ao longo do ano novos patches de balanceamento serão feitos, com o propósito de aproximar o jogo do balanceamento ideal. Nas palavras de Tomoko Hiroki:

Gostaríamos de fazer mudanças ao longo da temporada se necessário.

Mas ao invés de vários patches com mudanças pequenas, provavelmente iremos adotar um único patch com mudanças grandes.

Se o Z-Assist Select irá desbalancear mais ainda o jogo ou não, é algo que somente o tempo e os jogadores dirão. E o que quer que aconteça, a Bandai Namco mostrou que tem interesse em manter o jogo interessante e balanceado por meio de patches, sempre que necessário.

E é por isso que a terceira temporada renovará o jogo ao ponto de ser considerado algo novo, praticamente o segundo lançamento do jogo. Então se você ainda não jogou Dragon Ball FighterZ, ou está afastado do jogo há algum tempo, ou simplesmente não gostava de como o jogo havia se desenvolvido, saiba que a terceira temporada é a melhor hora de voltar ou começar a jogar!

Se você que chegou até aqui e gostou desse tipo de conteúdo, compartilhe na sua rede social de preferência ou envie o link se achar que pode ser útil para alguém. Por meio do seu feedback podemos saber se gostariam de ver mais postagens neste estilo.



Leia a postagem completa em nosso Blog!
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...