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Samurai Shodown (2019) - Guia Básico das Mecânicas e Sistemas


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Comandos básicos e elementos da tela


Samurai Shodown é um jogo de luta 2D que utiliza 4 botões básicos e mais 4 que servem como atalhos para os botões já existentes, As combinações entre os 4 botões básicos permite o uso de outras mecânicas e recursos. Os botões básicos são:
  • Light Attack - Como :bA:
  • Medium Attack - Como :bB:
  • Heavy Attack - Como :bC:
  • Kick - Como :bD:

No PlayStation 4 estes 6 botões estão configurados da seguinte forma:

  • PS%20-%20quadrado.png como :bA:
  • PS%20-%20triangulo.png como :bB:
  • :bolinha18x18: como :bC:
  • PS%20-%20x.png como :bD:
  • R1 como :bA: + :bB: - Desvio
  • R2 como :bC: + :bD: - Guard Break (Agarrão)
  • L1 como :bB: + :bC: - Overhead
  • L2 como :bA: + :bB: + :bC: - Rage Explosion

É importante que se aprenda o que cada botão dentro da notação universal para evitar confusão entre as versões do jogo, e cada pessoa pode configurar os botões de forma diferente.

 

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O que cada botão faz será explicado adiante, agora vamos dar uma olhada no jogo em si.

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O display é relativamente simples e mostra basicamente o que se costuma ver em jogos de luta tradicionais.

 

  • 1. Barra de Life - Como praticamente todo jogo de luta, quando chega à 0 o personagem é derrotado.
  • 2. Marcador de Vitórias - Número de rounds vencidos pelo jogador
  • 3. Rage Gauge - Quando cheia é possível atirar os poderosos Weapon Flipping Technique e o Rage Explosion. Uma das formas que enche é levando dano.
  • 4. Timer - Quando chega a 0, o personagem que tiver mais life é declarado o vencedor da partida.

Conhecer bem estes indicadores é importante tanto para jogar quanto para assistir as partidas, pois com eles é possível planejar e tomar decisões durante uma luta.

 

Agora que o básico já foi explicado, é hora de conhecer as mecânicas que este jogo tem a oferecer.


Mecânicas e Sistemas

 

Movimentação

 

Dash e Backdash

Comando: :f4: :f4: e :b4 :b4 , respectivamente

  • Durante o Dash os golpes normais são modificados.
  • Durante o Backdash há invencibilidade.
  • Alguns personagens ficam no ar durante o backdash, e podem executar ataques especiais no ar.

 

Combo Jump

Comando: :ub4: ou :u4: ou :uf4: na tempo correto

 

Remove o atraso após pular e permite que se pule imediatamente.

 

Roll

Comando: No chão, segure :b4 ou :f4:

 

Permite rolar para frente ou para trás, após ser derrubado.

 

Ofensivas

 

Guard Break (Agarrão)

Comando: :bC: + :bD:

 

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O agarrão em si não causa dano, mas é possível atacar com qualquer golpe após executa-lo, inclusive WFTs. Não é possível escapar de agarrões, contudo é possível executar um Desvio para fazer o agarrão do oponente errar.

 

Overhead

Comando: :bB: + :bC:

 

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Um ataque básico que deve ser defendido de pé.

 

Weapon Flipping Technique

Comando: :QCF: :bB: + :bC:

 

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Pode ser ativado quando a Rage Gauge estiver cheia. Se for defendido ou errar, pode ser executado novamente até a duração da Rage Gauge.

Se acertar destrói a arma do oponente.

 

Rage Explosion

Comando: :bA: + :bB: + :bC:

 

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Tem duas funções. Se usado no neutro o personagem entrará no modo Lightning Blade, e se for usado enquanto estiver levando golpes será possível escapar deles.

  • Pode ser utilizado em qualquer round;
  • Após ativação, congela o timer e dura cerca de 15 segundos – essa duração não é consumida caso o jogador esteja sob hitstun ou derrubado;
  • Enquanto ativo permite o uso do Issen
  • Após o encerramento do Rage Explosion, o jogador perde sua barra de Rage pelo resto da partida.

 

Issen

Comando: :bA: + :bB: + :bC: Durante o Rage Explosion

 

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Um ataque rápido e poderoso que só pode ser executado durante o Rage Explosion

  • É rápido e totalmente invulnerável no início, com dano baseado na vida perdida naquele round;
  • Utilizar o Issen encerra o Rage Explosion imediatamente, independente de atingir ou não o adversário;

 

Super Special

Comando: :f4: :HCF: :bC: + :bD:

 

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Recurso utilizável uma vez por partida que é invulnerável apenas a agarrões e que, caso acerte, remove cerca de 70% de vida adversária.

 

 

Defensivas

 

Desvio

Comando: :bA: + :bB:

 

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Similar ao visto em antigos King of Fighters e na barra ‘EXTRA’ em KOF’98, onde o lutador dá um passo para o fundo, se tornando intangível por alguns frames. Pode inclusive desviar de agarrões.

 

Just Defend

Comando: :b4 ou :db4: quando o ataque estiver prestes a acertar

 

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Aumenta a Rage Gauge e possibilita o uso do Stance Break.

 

Stance Break

Comando: :bA: + :bB: Após o Just Defend

 

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Não causa dano e derruba o oponente, interrompendo sua pressão.

 

Deflect

Comando: :QCF: :bA: + :bB:

 

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Deflete o ataque do oponente, deixando-o completamente vulnerável. Pode ser feito após certos golpes com recuperação longa (Recoil Cancel).

  • Se feito contra um ataque forte, desarma o oponente.
  • Não funciona contra chutes, ataques em baixo, pulos e ataques especiais.
  • Se estiver desarmado, um Sword Catch será feito, e caso tenha sucesso desarmará o oponente.

 

 

Por enquanto é isso, o tópico será atualizado conforme mais informações forem surgindo.

Dúvidas, correções e adendos também podem ser postados aqui!

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