Ir para conteúdo


Foto

Guia definitivo dos Jogos de Luta - Do Zero aos Fundamentais (Em construção)


  • Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1 Asura

Asura

     

  • Administrador
  • 1.086 posts
  • PateontologicoXX
  • usagiqn
  • CFN ID:-Asura-

Postado 16 novembro 2017 - 21:09

Tradução das anotações do Top Player americano Lord Knight, que futuramente tem a intenção de transforma-las em uma espécie de mini-livro.
 
Como as anotações são bem extensas, tentarei atualizar semanalmente este tópico com mais assuntos que ele abordou. São anotações extremamente úteis, objetivas e fáceis de entender, e que sem dúvidas beneficiarão jogadores de qualquer nível. Boa leitura e fiquem ligados que o tópico será constantemente atualizado!
 
Fonte: evernote
 
 
Sumário
  • O que é um jogo de luta?
  • Começando com um personagem
  • Suas Primeiras Partidas
 
O que é um jogo de luta?
 
É uma grande pergunta. O que é esse tipo de jogo, e porque fascinou tantas pessoas por tanto tempo?
 
Fundamentalmente, um jogo de luta te põe contra um ser humano, vivo e que respira. O jogo te dá um avatar - essencialmente te dando um estilo de luta. Tanto você quanto seu oponente tem algum indicador de vida, e as condições de vitória são geralmente:
  • Reduzir a barra de vida do oponente para zero
  • Derrubar o oponente para fora do cenário
  • Alguma combinação dos 2
Lembre-se disso, pois, conforme for lendo este guia, todas ideias em torno de satisfazer as condições de vitória enquanto impede o oponente de consegui-las giram em torno daquilo.
 
 
Começando com um personagem
 
Aprender um personagem é um processo contínuo, no sentido de que não importa o seu nível sempre haverá algo a mais para aprender.
Enquanto as razões para escolher um personagem variam, o seu personagem "principal" (o personagem que você foca mais) deve ser primeiramente um personagem que você gosta. Você passará bastante tempo com este personagem, então se não estiver gostando dele, certamente não fique com ele. É válido escolher um personagem pelo visual legal - muitas pessoas começam assim.
 
Identificando o objetivo do personagem
 
Assim que escolher o personagem, há uma pergunta que você precisa responder. "Que tipo de personagem ele é?"
  • Grapplers - Personagens que depende do mixup de agarrão/poke. Inclui personagens como Zangief, Tager, Potemkin etc
  • Setplay - Também conhecido como personagens "vortex", como Millia e Akuma (SF4).
  • Poking/Neutro de médio alcance - Geralmente tentam controlar o espaço ao redor deles. Pense no Ryu, Mitsuru, Ky etc.
  • Zoner - Um personagem defensivo que quer controlar muito espaço na tela, como Dhalsim, Nu-13, Yukiko etc.
  • Lançador de itens - Focado no neutro, e os itens geralmente agem de forma independente do personagem. Pense no Teddie, Faust, etc.
  • Modos/Stance - Categoria um pouco vaga, mas esses personagens geralmente tem dois estilos diferentes, como o Gen, Litchi, Aigis etc.
  • Puppet - Controla outro personagem ou assist. Zato-1, Ken Amada, Ice Climbers (mais ou menos), Shadow Labrys etc.
  • Combinação dos tipos acima - Personagens Puppet mais simples, grapplers ágeis, etc.
Assim que identificar o tipo de personagem que está usando, você precisa olhar para o Toolset (conjunto de ferramentas/atributos) específico do personagem. Geralmente, um personagem tem um ponto forte ou objetivo que você precisa focar.
Tomando como exemplo Guilty Gear Xrd - Eu (Lord Knight) jogo de Millia nesse jogo. No caso da Millia, o meu objetivo é derrubar o oponente no canto, onde ela se torna mais forte. Um zoner vai querer manter o oponente fora de seu alcance, um grappler quer entrar no alcance do agarrão/poke, e assim por diante. Apesar de soar bem básico, você precisa lembrar disso, porque este "objetivo" será refinado conforme você for melhorando.
 
Se familiarizando com as ferramentas, combo básicos, e situações comuns
 
Isso pode ser um pouco difícil, uma vez que você precisa processar muitas informações rapidamente.
A primeira coisa que eu faço é ir no Training Mode para me acostumar com os normais do personagem. Geralmente eu procuro:
  • Pokes no chão
  • Antiaéreos
  • Aéreos vs Aéreos
  • Ataques rápidos
Isso não deve levar muito tempo - você não está tentando analisar como os golpes do seu personagem interagem com o de outros ainda, é apenas se familiarizar com o alcance geral de seus ataques.
Depois disso eu pratico conversões (em combos) a partir dessas ferramentas comuns, assim como conversões fáceis. Isso pode variar de personagem para personagem, mas como exemplo, quando eu escolhi a Millia eu aprendi como combar a partir:
  • Do Overhead 6K
  • High/Low com H Disc
  • Conversão básica com 50 de barra
  • Conversão aleatória a partir do j.P
Basicamente, você quer não somente ter uma ideia do Toolset no neutro, mas como também ser capaz de converter golpes específicos ou aleatórios.
 
 
Suas Primeiras Partidas
 
Sim, o próximo passo é jogar.
 
E é claro, no começo não será nada suave. O principal propósito das primeiras partidas é se acostumar com suas ferramentas em uma partida real. Você não será capaz de agir adequadamente sem aplicar tudo o que aprendeu do modo Training em uma luta de verdade.
 
A coisa mais legal das primeiras partidas é que é fácil de ver o que precisa ser trabalhado. Você com certeza vai entrar em situações que não está acostumado, ou vai conseguir um acerto mas não conseguirá converter em um combo. Haverão matchups que não entenderá, e você não conseguirá usar todo seu Toolset eficientemente. Observe se estiver tendo problemas com algo em específico e volte para o Training Mode até acertar.
Pessoalmente, eu anoto onde tenho maiores problemas, e isso ajuda a focar nas coisas mais problemáticas imediatamente.
 
Quando voltar para o modo Training, haverão dois focos
  • Refinar o aspecto "One Player" (Single-player)
  • Refinar o aspecto "Two Player" (Multi-player)
O que quero dizer?
Qualquer coisa "Single" é o que pode ser praticado sozinho. Isso inclui aspectos como aperfeiçoar e otimizar conversões, e desenvolver setups no knockdown e rushdown, desenvolver novas "techs" para seu personagem e muito mais.
Isso é fácil de praticar, pois não tem nada a ver com o outro jogador.
 
A diferença é que você não pode refinar nada "Multiplayer" sozinho. Isso inclui defesa, neutro e desenvolver estratégias prum matchup.
Quero frisar que, no primeiro momento, É importante aperfeiçoar o aspecto "Single", principalmente por ser mais fácil. Você pode fazer isso sozinho, então só depende de você. Muitos jogadores iniciantes podem conseguir uma vitória pessoal refinando e treinando a execução, ofensiva e knockdown. No futuro, você focará em refinar mais os aspectos de alto nível para seu personagem.
Além disso, apesar de ter divido os aspectos, eles não estão separados. A principal coisa que deve ser entendida é que o precisa ser melhorado em cada um desses aspectos.
 
Conclusão

Essencialmente, estes são os passos que sigo quando aprendo um novo personagem:

  • Identificar o objetivo do personagem
  • Normais, ferramentas gerais, combos básicos, e situações comuns
  • Primeiras partidas
  • Modo Treino

 

 

EM CONSTRUÇÃO

 

PRÓXIMA PARTE: Modo Treino e Fases de um Jogo de Luta


  • 0

#2 Asura

Asura

     

  • Administrador
  • 1.086 posts
  • PateontologicoXX
  • usagiqn
  • CFN ID:-Asura-

Postado 30 novembro 2017 - 15:15

Modo Treino


Agora que você já tem experiência com algumas partidas, vamos agora detalhar como usar o modo treino corretamente e também como trabalhar em cima do que foi discutido anteriormente.

O Modo Treino tende a variar entre um jogo e outro. Se estiver jogando um jogo da Arc System Works, você terá um recurso bem poderoso ao seu dispor. Se estiver começando com Street Fighter V, então também terá ao seu dispor um modo Treino bem versátil (mas um pouco menos fácil de usar).

1. Treinando Combos

Combos são parte integral de vários jogos de luta modernos, e consistência é a chave. Geralmente, meu objetivo é atingir mais ou menos 95% de consistência em combos básicos, e 70^% em combos "difíceis". Lembre-se que a dificuldade pode ser subjetiva dependendo do seu nível de execução.

Se estiver tentando aprender algo difícil ou diferente, treinar muito é bom, mas descanse de vez em quando. Dê um tempo para suas mãos se recuperarem e incorporarem o que aprendeu. Por exemplo, quando peguei o Valkenhayn em BlazBlue: Chronophantasma EXTEND, eu não conseguia fazer o wolf 5C> wolf 5C, que é algo necessário para jogar com ele. Quando ralava nos combos, eu sempre dedicava um pouco de tempo (tipo, uma hora mais ou menos) para trabalhar naquele movimento em específico, e nada mais. Eu tento alocar uma porção do meu tempo porque, pessoalmente, se eu não conseguir fazer algo de uma vez depois de praticar muito, eu me frustro. Basicamente, inclua intervalos no seu treino para não ficar acabado.

E finalmente, considere o seu repertório de combos. O "objetivo" de cada combo pode variar de jogo para jogo, mas geralmente priorize maximizar o dano ao mesmo tempo que mantém uma posição vantajosa. Se o seu jogo tiver um Burst, explore rotas Burst Safe também.

 

 

2. Desenvolvimento de Estratégias no Matchup

Aperfeiçoando e praticando o setplay

Eu pessoalmente gasto muito tempo nisso. Você deve saber exatamente o que fazer contra um personagem cada vez que derrubá-lo e quais opções eles tem para se defender contra você. Isso é uma situação altamente vantajosa pra você, e deve-se maximizar a recompensa o quanto der. Dependendo do seu personagem, você pode não ganhar um mixup, por exemplo, mas pode ser que seja possível estabelecer uma ofensiva segura. Se não souber o que fazer, com certeza você deve pensar sobre isso até descobrir.

Golpes, e exploração de Hitboxes

 

Parece simples, mas pode levar tempo e tem diversas variáveis. No começo, se acostume com os golpes de seu personagem. Como jogadores de jogos de luta, conseguimos identificar utilidades para cada golpe e rotulá-los como úteis ou inúteis, mas conforme o tempo passa um golpe pode evoluir.

 

Dependendo do jogo, você pode: Testar seus golpes contra diferentes opções defensivas universais; Como cada mecânica e sistema funciona contra outros etc. Por exemplo, em jogos da Arc System Works, eu sempre tento encontrar maneiras de fazer o Counter Assault (ou Dead Angle, ou Alpha Counter, ou Guard Cancel etc) do meu oponente whiffar ao invés de tentar ler e antecipar.

 

 

3. Resolução de Problemas

 

Eu invisto bastante tempo nisso também. Isso tem relação com o desenvolvimento de estratégias no matchup mas, às vezes, assim que termino de jogar várias partidas online, eu vou diretamente pro modo treino e tento recriar o que aconteceu para pensar em potenciais respostas. Eu sei que modo treino varia de jogo para jogo, mas geralmente há maneiras de recriar a situação. Se tem algo que você não sabe fazer, peça ajuda à alguém! Não tenha medo de conversar com outros jogadores para que expliquem como fazer as coisas. É muito melhor do que gravar algo meia-boca e obter respostas que estão erradas essencialmente.

 

Isso também tem relação com a experimentação. Na minha cabeça, "desenvolvimento de estratégias" e "resolução de problemas" são coisas separadas. Então, enquanto tento resolver um problema, as vezes eu faço coisas bem diferentes e inusitadas para ver se funcionará ou não. No sentido de que, quando você estiver tentando resolver um problema, é mais fácil "experimentar" do que apenas fazer de qualquer jeito (porém não tem nada de errado nisso).

 

Finalmente, quero complementar que apesar de não ser possível treinar o Neutro sozinho, você pode com certeza usar o modo treino para encontrar respostas contra ferramentas específicas no Neutro. Isso é meio que um processo simples: Você joga, tem um problema contra golpe X no chão ou no ar, aí vai no modo treino e tenta descobrir uma resposta contra aquilo se a sua primeira resposta não funcionar, repita.

 

 

PRÓXIMA PARTE: Fases de um Jogo de Luta


  • 0




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos