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Boas maneiras Online


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Texto: Boas maneiras online: como pedir ajuda em sites e fóruns
Autor: Danilo Amoroso
Fonte: Link

Antes de perguntar

1 – Saiba onde pisar

Quando surgir uma dúvida, pense onde está o público que pode ter a melhor resposta. O site é frequentado por usuários parecidos com você? O fórum tem o propósito de ajudar casos como o seu? No caso de algum software, o desenvolvedor oferece algum serviço ou fórum entre os usuários? Talvez uma comunidade em alguma rede social?

A resposta, muitas vezes, pode estar mais perto do que você pensa. Se for um software ou jogo, confira se o desenvolvedor tem algum serviço de ajuda entre usuários; se for hardware, cheque com o fabricante, e por aí vai.

2 – Conheça o funcionamento e as regras do espaço

Fóruns e páginas de perguntas e respostas têm certos padrões de funcionamento, mas cada um tem detalhes e regras específicas de conduta. O que pode valer em um espaço nem sempre vale em outro. Logo, procure saber o que pode e o que não pode em cada fórum.

Conheça as regras do CounterHit aqui.

3 – Pesquise

Será que alguém já não teve a mesma dúvida que você e ela já não foi respondida em um fórum? Vale a pena conferir o site para confirmar. Do contrário, o espaço pode ser bombardeado com conteúdo repetitivo.

4 – Não seja espertinho

Simples: não pergunte o que você sabe que é errado. Isso envolve pirataria, provas e exames respondidos, como hackear um desafeto, enfim, qualquer conteúdo ilegal e desrespeitoso. O raciocínio é simples: se você sabe que é desagradável fazer esse tipo de pergunta pessoalmente, não use um fórum de ajuda como fonte de "maracutaias" injustificáveis. Há sempre a chance de queimar a cara.

Na hora de perguntar

5 - Seja direto

"Oi. Meu nome é Manolo Duvidoso, nasci em 1985. Época boa, quando Rock era Rock de verdade. Éramos felizes. Longas noites incomodando vizinhos com o mais puro som dos deuses da guitarra. Por falar em música, tenho um problema... Como converter WAV em MP3?". Esqueça longas introduções e detalhes inúteis. Perguntas em fóruns devem ser diretas e objetivas.

Tenha sempre em mente que ninguém quer ler longos textos para responder às perguntas de um desconhecido, muito menos de graça. Isso também envolve também pedidos "desesperados". Por mais que a situação esteja "cabeluda" para seu lado, pense sempre na objetividade da sua pergunta. A ajuda vem mais rápido dessa maneira.

6 – Contextualize

Você deve ser direto e objetivo, mas isso não significa omitir informações. Se a sua dúvida envolve software, hardware ou jogos, contextualize com informações que podem ser úteis para a resolução do problema. Algo básico que é frequentemente esquecido é a configuração do computador, por exemplo.

Se você recebe uma mensagem de erro, qual é o texto que aparece? O que você estava fazendo no computador quando a mensagem apareceu? E, principalmente, o que você já fez para tentar resolver o problema?

Evite que outros usuários repitam ações que você já executou – isso encurta postagens e tempo. São esses detalhes que ajudarão outras pessoas a visualizar melhor o problema e, consequentemente, pensar na melhor solução.

Mas não é preciso exagerar. Não precisa dizer todos os componentes da sua máquina (inclusive os parafusos) e tudo o que você já fez desde que ligou o computador, apenas o que for necessário para o seu caso. Leve em consideração também a formatação do texto. Configurações, por exemplo, são melhores expostas em tópicos.

7 – Seja participativo

Acessar um fórum, postar uma pergunta e apenas esperar uma resposta pode não ser bem visto por outros usuários. A dica é ser participativo, principalmente quando há chats instantâneos. Interagir em vez de simplesmente esperar por resposta estimula os outros participantes a ajudar você.

Se você postou uma pergunta, tenha em mente que um fórum ou um site de respostas são espaços de cooperação entre pessoas, mas isso não significa que elas têm a obrigação de lhe atender rapidamente. Não seja apressado e não trate outros usuários como se eles demorassem a atender.

8 – Não replique sua pergunta

Um fórum é dividido em temas. Faça a sua pergunta dentro do assunto adequado e não a replique por todo o fórum. As categorias foram feitas justamente para organizar os temas, e não para repetir discussões.

9 – Português e outros idiomas

Convenhamos: o ideal seria sempre utilizar o português de maneira correta, independente do lugar. Mas, infelizmente, convencionou-se afirmar que "a internet permite erros e adaptações". Na verdade, muitos usuários da internet permitiram tais erros e adaptações, e culpam a coitada da web por isso.

Fato é: para ser compreendido, o texto deve estar claro e de acordo com as regras de utilização do site ou fórum. Você pode gostar de usar gírias e termos como "1337", mas outros participantes do fórum não têm obrigação de entender.

Se você está em um fórum em outro idioma e não tem total conhecimento sobre a língua utilizada, deixe claro suas limitações. É provável que os participantes "deem um desconto" se você assumir que não sabe o idioma deles. Pior é tentar enganá-los com textos no melhor estilo "Tradução Tabajara".

Depois de perguntar

10 – A resposta pode não vir...

Nem sempre um fórum ou site de perguntas e respostas terá a solução para o seu problema. Tenha isso em mente e não se volte contra a ferramenta se ela não lhe ajudar uma vez, muito menos se revolte contra os participantes. Um fórum não se resume a satisfazer as suas vontades específicas.

11 – ... E se vier, seja educado

Se o seu caso foi resolvido, finalize o tópico, deixando claro que o seu problema está solucionado. Isso evita que a discussão se estenda sem necessidade. Aproveite para agradecer a todos os envolvidos, afinal eles sacrificaram tempo e se dedicaram para ajudar. As pessoas não podem te ver, então faça com que as palavras deixem claro o seu agradecimento. Assim, as chances de ser ajudado em um novo problema aumentam.

E para responder

12 – Não ofenda quem não sabe

Muitas vezes, a dúvida de alguém parece algo extremamente simples para quem sabe, fácil até demais. Então, são comum casos de ofensas e até menosprezo nas respostas, infelizmente. No final das contas, ninguém ganha com isso. Se você sabe bastante sobre um assunto, não significa que outros saibam. Se for para ofender, melhor não postar.

13 - Não ofenda quem pensa diferente

Infelizmente, é comum, em fóruns e sites de perguntas e respostas, a intolerância entre usuários por coisas simples, como a opção por uma fabricante de celulares, desenvolvedora de softwares e sistemas operacionais ou um console de video game. Defender um ponto de vista enriquece uma discussão; menosprezar quem pensa diferente não leva a lugar algum.

Conclusão

A internet é um espaço extremamente democrático – e democracia envolve como você se relaciona com outros usuários. Trate os outros como você gostaria de ser tratado, com respeito, e certamente as ferramentas online para encontrar as respostas para seus problemas serão muito melhor aproveitadas.


Fonte: Portal Versus

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