Asura 739 Posted June 25, 2017 Report Share Posted June 25, 2017 Como hoje em dia artigos "de verdade" estão cada vez mais raros, decidi criar este tópico para deixar os mini-artigos e pequenas dicas que os pro-players costumam postar no Twitter ou durante seus streams, que dependendo da importância são traduzidos ou transcritos e repassados via Twitter.Apesar de serem resumidos, os conselhos e conhecimentos postados aqui ainda tem bastante valor! Por Machaboo Aprenda o Neutro com "As 3 Estruturas" Aqui vamos introduzir um conceito fundamental, As 3 Estruturas, que são compostas por 3 conceitos que facilitam na tomada de decisões no neutro.Um neutro ativo de forma geral pode ser dividido em decisões com relação à 3 tipos diferentes de golpes: (1) Oki-waza, (2) Ate-waza e (3) Sashi-kaeshi. (1) Oki-waza significa que se faz um golpe com antecedência-Ex.: porque tal golpe cobre certo espaço, ou porque vence contra certos golpes (2) Ate-waza significa fazer um golpe que vai acertar oponentes que ficam esperando-Ex.: (fazer um dash e) acertar embaixo (3) Sashi-kaeshi significa esperar o oponente fazer algo e reagir-Ex.: (fazer um dash, FD-Break (termo de GG) e então) punir um golpe que errou Fonte: Twitter 2 Link to post Share on other sites
Sorento 166 Posted June 29, 2017 Report Share Posted June 29, 2017 Boa cara! Link to post Share on other sites
Asura 739 Posted June 29, 2017 Author Report Share Posted June 29, 2017 Aulas básicas e intermediárias do Machaboo (02/06/2017) Primeira Lição: Conhecimento Ensinamentos do Machaboo:Não reaja fisicamente (se jogar pra trás na cadeira, levantar as mãos, gritar etc)Se concentreOlhe para a telaLembre-se dos números (frame data)Entenda o motivo por trás de cada açãoEntenda situações RPS (Pedra/Papel/Tesoura)Aprenda seus frames vantajosos e situações de punirManeiras de se lembrar dos frames: 1) Use seu aplicativo de celular 2) Procure-os por si próprioAprenda e reúna o máximo de conhecimento do jogo que conseguirEntenda a razão/utilidade dos golpes Dever de casa: Jogue partidas enquanto fica ciente do que está fazendo Fonte: Twitter (BeasTV) Link to post Share on other sites
Sorento 166 Posted June 29, 2017 Report Share Posted June 29, 2017 (edited) Aulas básicas e intermediárias do Machaboo (02/06/2017) Primeira Lição: Conhecimento Ensinamentos do Machaboo:Não reaja fisicamente (se jogar pra trás na cadeira, levantar as mãos, gritar etc) Se concentre Olhe para a tela Lembre-se dos números (frame data) Entenda o motivo por trás de cada ação Entenda situações RPS (Pedra/Papel/Tesoura) Aprenda seus frames vantajosos e situações de punir Maneiras de se lembrar dos frames: 1) Use seu aplicativo de celular 2) Procure-os por si próprio Aprenda e reúna o máximo de conhecimento do jogo que conseguir Entenda a razão/utilidade dos golpes Dever de casa: Jogue partidas enquanto fica ciente do que está fazendo Fonte: Twitter (BeasTV) Só discordo do 1° item. Até porque quando se vence, é mais uma vitória pessoal sua! (sem contar que existem os rage quitters da vida. Mesmo a Capcom separando os "leais" dos desonestos nesta 2ª temporada). Ou eu estou errado? Edited June 29, 2017 by Sorento Link to post Share on other sites
autopilot 67 Posted June 30, 2017 Report Share Posted June 30, 2017 Acho que vc ta errado. Provavelmente ele nao ta falando de jogar em modo online quando diz: "nao reaja fisicamente". Link to post Share on other sites
Sorento 166 Posted June 30, 2017 Report Share Posted June 30, 2017 Acho que vc ta errado. Provavelmente ele nao ta falando de jogar em modo online quando diz: "nao reaja fisicamente". É isso mesmo. Não tinha prestado muita atenção no "fisicamente". Link to post Share on other sites
Asura 739 Posted June 30, 2017 Author Report Share Posted June 30, 2017 Na verdade é bem mais simples do que isso, o motivo que ele aconselha é por causa da linguagem corporal, que revela como está o seu estado mental durante o jogo. Um jogador de alto nível pode facilmente ler isso, e uma vez que ele entra na sua cabeça já era, se perde praticamente a luta antes de começar. Aulas básicas e intermediárias do Machaboo #2 (09/06/2017) [O Conhecimento por trás do Yomi] Vencendo ou perdendo, pense a respeito do que aconteceu e desenvolva uma estratégia.(SFV) O sistema de prioridade (LO seu oponente está tentando descobrir como você se mexe; Observe como eles agem (Exemplo: o que eles fazem quando jogam um projétil?). Lembre-se da movimentação e reações deles.Saiba como aplicar a pressão no oponente. No modo Training use o "Gravar ação ao levantar" e faça o dummy levantar com um jab. Pratique o timing dos meaties em diferentes personagens e wake-ups.Lembre-se dos combos mais danosos. "Quanto menos você tiver que se expor à situações de RPS, melhores as chances são de vencer a luta".Pense sobre as médias quando escolher seus combos. Não olhe apenas pro dano, mas também leve em consideração a facilidade de execução deles.Lembre-se dos combos de V-Trigger e seja capaz de faze-lo em uma luta. Fique atento à quando o V-Trigger está disponível para que possa usa-lo.Pense sobre a eficiência/propósito de cada golpe. (Exemplo: Quais são as diferentes utilidades e propósitos de cada um dos followups do Demon Flip do Akuma?).Em vez de "ganhar", priorize "não perder". Não se apresse tentando vencer o round, mas tente lutar uma batalha que você não perde. DEVER DE CASA: Descubra algo por si só e explique-o. (Lembre de algo que te surpreendeu ou diferente durante as partidas). Fonte: Twitter (BeasTV) 1 Link to post Share on other sites
Sorento 166 Posted July 1, 2017 Report Share Posted July 1, 2017 Na verdade é bem mais simples do que isso, o motivo que ele aconselha é por causa da linguagem corporal, que revela como está o seu estado mental durante o jogo. Um jogador de alto nível pode facilmente ler isso, e uma vez que ele entra na sua cabeça já era, se perde praticamente a luta antes de começar. Aulas básicas e intermediárias do Machaboo #2 (09/06/2017) [O Conhecimento por trás do Yomi] Vencendo ou perdendo, pense a respeito do que aconteceu e desenvolva uma estratégia.(SFV) O sistema de prioridade (L<M<H) não se aplica à Golpes Especiais; ele vão trocar com normais.O seu oponente está tentando descobrir como você se mexe; Observe como eles agem (Exemplo: o que eles fazem quando jogam um projétil?). Lembre-se da movimentação e reações deles.Saiba como aplicar a pressão no oponente. No modo Training use o "Gravar ação ao levantar" e faça o dummy levantar com um jab. Pratique o timing dos meaties em diferentes personagens e wake-ups.Lembre-se dos combos mais danosos. "Quanto menos você tiver que se expor à situações de RPS, melhores as chances são de vencer a luta".Pense sobre as médias quando escolher seus combos. Não olhe apenas pro dano, mas também leve em consideração a facilidade de execução deles.Lembre-se dos combos de V-Trigger e seja capaz de faze-lo em uma luta. Fique atento à quando o V-Trigger está disponível para que possa usa-lo.Pense sobre a eficiência/propósito de cada golpe. (Exemplo: Quais são as diferentes utilidades e propósitos de cada um dos followups do Demon Flip do Akuma?).Em vez de "ganhar", priorize "não perder". Não se apresse tentando vencer o round, mas tente lutar uma batalha que você não perde. DEVER DE CASA: Descubra algo por si só e explique-o. (Lembre de algo que te surpreendeu ou diferente durante as partidas). Fonte: Twitter (BeasTV) Continua mandando ver nos artigos que estou começando a me dá bem no SF5. Link to post Share on other sites
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