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Variedades e Mini-artigos de jogos de luta


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Como hoje em dia artigos "de verdade" estão cada vez mais raros, decidi criar este tópico para deixar os mini-artigos e pequenas dicas que os pro-players costumam postar no Twitter ou durante seus streams, que dependendo da importância são traduzidos ou transcritos e repassados via Twitter.

Apesar de serem resumidos, os conselhos e conhecimentos postados aqui ainda tem bastante valor!

 


 

Por Machaboo

 

Aprenda o Neutro com "As 3 Estruturas"

 

Aqui vamos introduzir um conceito fundamental, As 3 Estruturas, que são compostas por 3 conceitos que facilitam na tomada de decisões no neutro.

Um neutro ativo de forma geral pode ser dividido em decisões com relação à 3 tipos diferentes de golpes: (1) Oki-waza, (2) Ate-waza e (3) Sashi-kaeshi.

 

(1) Oki-waza significa que se faz um golpe com antecedência

-Ex.: porque tal golpe cobre certo espaço, ou porque vence contra certos golpes

 

(2) Ate-waza significa fazer um golpe que vai acertar oponentes que ficam esperando

-Ex.: (fazer um dash e) acertar embaixo

 

(3) Sashi-kaeshi significa esperar o oponente fazer algo e reagir

-Ex.: (fazer um dash, FD-Break (termo de GG) e então) punir um golpe que errou

 

Fonte: Twitter

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Aulas básicas e intermediárias do Machaboo (02/06/2017)

 

 

Primeira Lição: Conhecimento

 

Ensinamentos do Machaboo:

  • Não reaja fisicamente (se jogar pra trás na cadeira, levantar as mãos, gritar etc)
  • Se concentre
  • Olhe para a tela
  • Lembre-se dos números (frame data)
  • Entenda o motivo por trás de cada ação
  • Entenda situações RPS (Pedra/Papel/Tesoura)
  • Aprenda seus frames vantajosos e situações de punir
  • Maneiras de se lembrar dos frames: 1) Use seu aplicativo de celular 2) Procure-os por si próprio
  • Aprenda e reúna o máximo de conhecimento do jogo que conseguir
  • Entenda a razão/utilidade dos golpes

 

Dever de casa: Jogue partidas enquanto fica ciente do que está fazendo

 

Fonte: Twitter (BeasTV)

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Aulas básicas e intermediárias do Machaboo (02/06/2017)

 

 

Primeira Lição: Conhecimento

 

Ensinamentos do Machaboo:

  • Não reaja fisicamente (se jogar pra trás na cadeira, levantar as mãos, gritar etc)
  • Se concentre
  • Olhe para a tela
  • Lembre-se dos números (frame data)
  • Entenda o motivo por trás de cada ação
  • Entenda situações RPS (Pedra/Papel/Tesoura)
  • Aprenda seus frames vantajosos e situações de punir
  • Maneiras de se lembrar dos frames: 1) Use seu aplicativo de celular 2) Procure-os por si próprio
  • Aprenda e reúna o máximo de conhecimento do jogo que conseguir
  • Entenda a razão/utilidade dos golpes

 

Dever de casa: Jogue partidas enquanto fica ciente do que está fazendo

 

Fonte: Twitter (BeasTV)

 

Só discordo do 1° item.

 

Até porque quando se vence, é mais uma vitória pessoal sua! (sem contar que existem os rage quitters da vida. Mesmo a Capcom separando os "leais" dos desonestos nesta 2ª temporada).

 

Ou eu estou errado?

Edited by Sorento
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Na verdade é bem mais simples do que isso, o motivo que ele aconselha é por causa da linguagem corporal, que revela como está o seu estado mental durante o jogo. Um jogador de alto nível pode facilmente ler isso, e uma vez que ele entra na sua cabeça já era, se perde praticamente a luta antes de começar.

 

Aulas básicas e intermediárias do Machaboo #2 (09/06/2017) [O Conhecimento por trás do Yomi]

 

  • Vencendo ou perdendo, pense a respeito do que aconteceu e desenvolva uma estratégia.
  • (SFV) O sistema de prioridade (L
  • O seu oponente está tentando descobrir como você se mexe; Observe como eles agem (Exemplo: o que eles fazem quando jogam um projétil?). Lembre-se da movimentação e reações deles.
  • Saiba como aplicar a pressão no oponente. No modo Training use o "Gravar ação ao levantar" e faça o dummy levantar com um jab. Pratique o timing dos meaties em diferentes personagens e wake-ups.
  • Lembre-se dos combos mais danosos. "Quanto menos você tiver que se expor à situações de RPS, melhores as chances são de vencer a luta".
  • Pense sobre as médias quando escolher seus combos. Não olhe apenas pro dano, mas também leve em consideração a facilidade de execução deles.
  • Lembre-se dos combos de V-Trigger e seja capaz de faze-lo em uma luta. Fique atento à quando o V-Trigger está disponível para que possa usa-lo.
  • Pense sobre a eficiência/propósito de cada golpe. (Exemplo: Quais são as diferentes utilidades e propósitos de cada um dos followups do Demon Flip do Akuma?).
  • Em vez de "ganhar", priorize "não perder". Não se apresse tentando vencer o round, mas tente lutar uma batalha que você não perde.

 

DEVER DE CASA: Descubra algo por si só e explique-o. (Lembre de algo que te surpreendeu ou diferente durante as partidas).

 

Fonte: Twitter (BeasTV)

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Na verdade é bem mais simples do que isso, o motivo que ele aconselha é por causa da linguagem corporal, que revela como está o seu estado mental durante o jogo. Um jogador de alto nível pode facilmente ler isso, e uma vez que ele entra na sua cabeça já era, se perde praticamente a luta antes de começar.

 

Aulas básicas e intermediárias do Machaboo #2 (09/06/2017) [O Conhecimento por trás do Yomi]

 

  • Vencendo ou perdendo, pense a respeito do que aconteceu e desenvolva uma estratégia.
  • (SFV) O sistema de prioridade (L<M<H) não se aplica à Golpes Especiais; ele vão trocar com normais.
  • O seu oponente está tentando descobrir como você se mexe; Observe como eles agem (Exemplo: o que eles fazem quando jogam um projétil?). Lembre-se da movimentação e reações deles.
  • Saiba como aplicar a pressão no oponente. No modo Training use o "Gravar ação ao levantar" e faça o dummy levantar com um jab. Pratique o timing dos meaties em diferentes personagens e wake-ups.
  • Lembre-se dos combos mais danosos. "Quanto menos você tiver que se expor à situações de RPS, melhores as chances são de vencer a luta".
  • Pense sobre as médias quando escolher seus combos. Não olhe apenas pro dano, mas também leve em consideração a facilidade de execução deles.
  • Lembre-se dos combos de V-Trigger e seja capaz de faze-lo em uma luta. Fique atento à quando o V-Trigger está disponível para que possa usa-lo.
  • Pense sobre a eficiência/propósito de cada golpe. (Exemplo: Quais são as diferentes utilidades e propósitos de cada um dos followups do Demon Flip do Akuma?).
  • Em vez de "ganhar", priorize "não perder". Não se apresse tentando vencer o round, mas tente lutar uma batalha que você não perde.

 

DEVER DE CASA: Descubra algo por si só e explique-o. (Lembre de algo que te surpreendeu ou diferente durante as partidas).

 

Fonte: Twitter (BeasTV)

 

Continua mandando ver nos artigos que estou começando a me dá bem no SF5. :D

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