Jump to content

Opiniões sobre "Risco e Recompensa"


Recommended Posts

Mais um texto do top player de Guilty Gear Nage. Ele explica seus pontos de vista sobre risco/recompensa e os vários aspectos deste assunto, e como enxergá-lo além da questão do retorno de dano.

 


 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1495235760.jpg

 

 

Olá, aqui é o Nage falando.

O tópico de hoje é: "Minhas opiniões sobre risco e recompensa";

Esse conceito já apareceu em diversos artigos meus, então achei que seria uma boa ideia dedicar um artigo sobre o assunto.

 

O texto será dividido da seguinte forma:

 

  • Como penso a respeito disso
  • Exemplos de ações baseadas em risco/recompensa
  • Méritos de entender risco/recompensa

 

Como penso a respeito disso

 

Há uma faceta do risco/recompensa que trata da conversão/retorno em dano, mas eu foco principalmente em outros aspectos do risco/recompensa

Por exemplo:

 

-Ser colocado no canto

-Não ter barra

-O oponente ganhar barra

-Defender um golpe que permite o oponente estender sua ofensiva

Dentre outros... eu considero "ser incapaz de escapar da ofensiva do oponente, piorando minha situação" como "risco".

Ações ligadas à recompensa são o contrário.

 

-Colocar o oponente no canto

-O oponente não ter barra

-Ganhar barra

-Fazer o oponente defender um golpe que estenda minha ofensiva

 

Por exemplo, para o Faust "jogar um item de forma segura" é também uma forma de "recompensa".

Eu apenas listei o que me veio à cabeça primeiro, mas eu também levo em conta a conversão/retorno em dano que mencionei no começo do texto.

 

 

Exemplos de ações baseadas em risco/recompensa

 

Considere o matchup Sol. Haverão situações que eu tentarei parar o Sol de avançar com o 2P do Faust. De forma simples. Se eu obter sucesso, consigo parar o Sol. Se eu for lido, posso ser punido pelo 6P etc.

 

Counter Hit 6P leva à um grande dano, então se você ver pela perspectiva do dano então não parece valer a pena. Porém, on hit (e on block), eu geralmente faria "2P> 2HS> Jogar item" a partir do 2P. Se o oponente quiser parar o "jogar item", eles também precisam prestar atenção no ReReRe e no pogo.

Se eu visse apenas pela perspectiva do dano, a recompensa do 2P é baixa, mas tem a recompensa de mudar o neutro quando o Sol quer iniciar sua ofensiva (facilitando pro Faust usar seus pokes e antiaéreos), forçando o oponente a pensar sobre as opções dele além de fazer um dash pra avançar, controlando o dash.

Na realidade há muito mais opções, mas eu escolho focar só em duas, usar ou não usar o 2P.

 

 

Méritos de entender risco/recompensa

 

Acho que o maior mérito é "entender melhor como a partida flui".

 

A respeito das minhas próprias partidas, o que eu noto, mas leva muito tempo pra refletir, são situações que não tem conversão/retorno imediata de dano.

Por exemplo, horas em que eu não fico pensando sobre "recuar para jogar um item carrega o risco do oponente avançar e me empurrar pro canto; ficar preso no canto e sofrendo". Nesses caso é difícil entender porquê eu perco.

Para entender porquê eu perdi, eu faço um esforço consciente para evitar riscos pensando "fazer pokes e não recuar" ou "avançar para cima".

 

Também é difícil ficar consciente de riscos envolvidos em fazer minha ações seguras, continuar a ofensiva e gastar barra.

Situações como "usei muita barra" > "o oponente consegue momentum" > "eu não tenho barra pra iniciar momentum" são difíceis de compreender.

 

Tente pensar bastante sobre cada ação que você faz, qual risco/recompensa ela carrega, se há opções melhores, e quais opções você tem para cobrir o risco.

 

Já pensei em escrever sobre "O que acho sobre buppa (isso significa fazer ataques com a intenção de punir o oponente mas sem antes confirmar a situação de punir, algo como um wakeup super ou DPs onde você lê que o oponente fará algo que com certeza vai acertá-los) e "O que penso quando tenho 1 pixel de vida restante, ou quando a diferença de vida é muito grande" porque estes tópicos são relacionados, mas esses são assuntos para outra hora... lol

 

Pois então...

 


 

Fonte: Evernote (traduzido do japonês por greatfernman)

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Serve também para Street Fighter 5?

Se bem que em SFV o Risco/Recompensa se resume muitas vezes em usar seu golpe (as vezes Crush Counter) positivo no block muitas vezes esperando que pegue e confirmando conforme o resultado.

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...