Jump to content

Recommended Posts

Bem eu sei que tem muita gente que ja teve a oportunidade de jogar algum dos Blazblue anteriores e terão poucos problemas para se adaptar ao jogo
mas a questão é: e se eu sou um completo novato?

Então meu amigo, esse guia é um bom lugar para se começar.

 

 

1483994291.png

 

 

 

 

BlazBlue: Central Fiction é o quarto jogo da série BlazBlue.

O jogo se passa após os eventos de BlazBlue: ChronoPhantasma. O Modo Arcade tem 3 Cenários: Act 1, 2 e 3.

O Jogo conta com 35 personagens sendo novos personagens: Naoto, Hibiki, Nine, Izanami, Es, Mai e Susanoo.

Foram feitas diversas alterações nas mecânicas do jogo em comparação ao jogo anterior.

 

 

Conheça a HUD

 

 

1483994315.png

 

 

Muita coisa na tela? Eu te explico.

 

 

 

Life Gauge e Barrier Gauge

1483994352.png

 

Essa é a sua barra de HP. Funciona como todo bom jogo de luta mas ela tem uns diferencias nas cores que são:

Verde: HP Cheio
Amarela: 99% - 36% HP
Vermelha: 35% - 1%

 

A outra é a barra de Barrier. Essa é um tipo de defesa especial que explicarei logo logo.

Heat Gauge

1483994408.png

 

Essa é a sua barra de Super. Cada um dos 4 blocos representa 25% e ela também muda de cor de acordo com a %:

Azul: 0% - 24%
Verde: 25% - 49%
Vermelha: 50% - 99%
Dourada: 100%

Apesar de ela ser a barra de super ela também serve para mais coisas que explicarei logo mais.


Overdrive Icon

1483994426.png

 

Esse é o ícone do Overdrive, que serve para mostrar quando você pode ou não usar o Overdrive. Não pergunte ainda, siga em frente.

 

 

Visão Geral das Mecânicas Básicas

 

Se você já jogou algum jogo de luta, então não encontrará muitos problemas em jogar. Existe só uma coisa que o diferencia dos outros jogos: é que você pode dar um dash aéreo e pode pular duas vezes. Devido a isso o jogo é bem mais rápido que jogos como Street Fighter e The King of Fighters.

Backdash e Dash :ttb: :ttb: | :ttf: :ttf:

São seus melhores amigos nesse jogo. Começando pelo Dash (a corrida) é usada para ficar cara a cara a seu oponente, alguns personagens no entanto não correm e sim dão um pequeno pulo para frente e tem um que não correm, só andam (Tager). Para usar é só dar 2 toques na direção do oponente.

Já o Backdash é um comando mais defensivo que serve para dar um recuo ficando temporariamente invencível por um instante. Bem útil para esquivar de alguns golpes. Cada personagem tem um tempo diferente de invencibilidade. Para usar é só dar 2 toques na direção oposta do oponente.

Double Jump :ttu: :ttu:

Se você achava que um pulo era pouco agora você pode pular 2 vezes, apenas aperte para cima duas vezes. Sério aprenda usar o Pulo Duplo e logo logo estará fazendo aqueles combos lindos e gigantes.

Super Jump :ttd: :ttu:

Se você quiser pular muito alto mesmo, então o Super Jump (Super Pulo para os br) é pra você. Apenas seja rápido e aperte baixo e cima e se der certo você notará que pulou muito mais alto que o normal além de uns pequenos efeitos especiais no personagem (tipo um after image).

Air Dash e Backdash :ttb: :ttb: | :ttf: :ttf: só que no ar

Se lembra quando eu disse que o Dash Aéreo é um dos diferenciais do jogo? Então, ele realmente é uma peça chave do jogo. Usar ele é simples: Pule e dê Dash ou Backdash. Parece simples (na verdade realmente é simples) mas demora um pouco para você aprender a usar na hora certa.



Botões

Tomei a liberdade de resumir os botões aqui rapidinho nessa imagem.

1483998205.png

 

Comandos Gerais

 

Agora que você sabe o básico vamos começar a detalhar os comandos!
 

Agarrão :bB: + :bC: ou :ttb: + :bB: + :bC:

 

2kkJ6pE.png

O Básico dos F-Games o agarrão, você pode tanto agarrar no chão quanto agarrar no alto, e também pode mudar a direção do agarrão. Se você for agarrado aparecerá um ponto de exclamação Verde e se você apertar :bB: + :bC: naquele instante você sai do agarrão. Lembrando que se você tentar agarrar alguem no meio de um combo irá aparecer uma exclamação Roxa. Mas qual a diferença entre as duas? Simples: o tempo para sair do agarrão. Na verde é bem rápido e quase não dá para reagir, mas a roxa fica por mais tempo ai da pra sair mais fácil.

Tech (Recuperar) Segure :bA: , :bB: ou :bC:

 

bTxQpdt.png

Quando você quiser levantar mais rapido ou se recuperar após tomar um golpe, simplesmente segure qualquer botão EXCETO :bD: . Pode dar tech tanto no ar quando no chão. E se você segurar :ttb: ou :ttf: ele irá rolar naquela direção.

Barrier Guard :ttb: (Ou a direção que você está defendendo) + :bA: + :bB:

 

fc4bbPr.png

Segurando esses botões você cria um escudo que te proteje de chip damage (sabe quando você defende mas ainda toma um pouquinho de dano? Chip Damage)
Quanto mais você usar mais a sua Barrier Gauge diminui. O Barrier Guard é o unico jeito de defender um Crush Trigger.

 

Crush Trigger :bA: + :bB:

 

1483998412.png

 

Sabe aquele seu amigo que vive defendendo seus golpes? Hora de dar o troco nele
Crush Trigger é um golpe que quebra a defesa do seu adversário a não ser que ele esteja usando Barrier Guard. Mas obviamente isso não vem de graça, esse
movimento custa 25% de Heat. Mas não pense que isso é exclusivo para quebrar defesas, pode usar no combo também, dá um dano considerável.

 

Counter Assault :ttf: (Ou a direção oposta que você está defendendo) + :bA: + :bB:

 

V0H8AYB.png

Isso aqui é o comando "sai pra lá", especificamente falando é um Guard Cancel. Quando estiver defendendo use ele para dar um golpe no oponente e jogar ele para trás te dando um tempo para respirar e contra atacar. Mas custa 50% de Heat.

 

Rapid Cancel :bA: + :bB: + :bC:

 

NintFda.png

Esse aqui é um comando bem avançado e que é uma das chaves para se tornar um bom jogador (treine isso sempre que puder). Mas o que esse milagre divino faz? Cancela qualquer animação que seu personagem estiver fazendo. Isso tem diversas aplicações que vão desde extender seus golpes para cancelar um especial que seu adversário defendeu e ia te punir nesse intervalo. Custa 50% de Heat.

 

Burst :bA: + :bB: + :bC: + :bD:

 

B4jSl6o.png

Essa é a marca registrada dos jogos da Arc System Works. Quando você estiver defendendo ou levando aquela surra (dem combo de +20 hits) você pode acabar com a farra toda usando o Burst. Ele interrompe o combo e joga o oponente para tras. O seu contador de Overdrive tem que estar cheio para usar.

Ps.: Existem casos que você não pode dar Burst, nesses casos aparecerá um "X" no ícone do Overdrive.
Ps².: Atenção, jogadores mais experientes podem conseguir ver quando você vai dar Burst e se defender a tempo (sim, tem como defender Burst).

 

Overdrive :bA: + :bB: + :bC: + :bD:

 

1483998520.png

 

Ai você se pergunta: não é esse o comando para o Burst? Sim, mas o Burst só pode usar quando você esta Defendendo ou Apanhando. O Overdrive é usado quando você está Atacando ou Parado. Quando você ativar o Overdrive a tela ficará escura e o icone do Overdrive vai virar uma Barra. Enquanto você estiver em Overdrive, seus golpes ganham novas propriedades (varia de personagem para personagem) e seus especiais ficam mais fortes, e o oponente não pode dar Burst durante seu combo. Outra coisa para se ter em mente é: Quanto menor seu HP, mais tempo dura o Overdrive.

 

**NOVO** Exceed Accel e Active Flow

Leia neste tópico: http://forum.counterhit.com.br/topic/2124-bbcf-exceed-accel-e-o-active-flow/

 

Distortion Drive

 

GIYWVqY.png

 

Esse é o nome dado aos especiais no jogo. São bem stylish. Custa 50% de Heat.

 

Astral Heat


l_506a010db7a8c.jpg

Basicamente é um especial para terminar a partida com estilo. Mas não muito recomendado, mas ei! Você quer usar ele mesmo assim para ficar like a baws né? Então olhe o que você precisa fazer antes de usar ele:
  • Você tem que estar no match point (um round para ganhar a partida)
  • O Adversário tem que ter 35% de HP ou menos (A barra HP no vermelho)
  • Você tem que ter 100% de Heat (Barra de Heat dourada)

Feito isso, a foto do seu personagem vai ficar brilhando mostrando que você pode usar o Astral Heat.

 

Instant Block

 

00p6p47.png

 

Se você conseguir defender um golpe no momento exato que ele te acerta (+/- 8 frames sendo mais técnico) seu personagem vai brilhar em branco e você vai ganhar um pouco de Heat. Mas não é só isso: você recebe menos hitstun (o tempo que você fica na animação) facilitando na hora de sair da pressão adversária.

 

Counter e Fatal Counter

 

p9YvBHO.png

Se você acertar alguém no meio do golpe dele será um Counter que basicamente da mais dano e dá mais hitstun. Alguns golpes dão Fatal Counter que nada mais é que um Counter mais forte.

 

 

 

Dicas para Iniciantes

 

Se você quer umas dicas para começar a ficar bom no jogo siga esse passo-a-passo:

  • Se você saber ler JP ou já estiver com a versão US, faça o learning guide do jogo. Ele te explica muitas coisas e até mesmo da dicas sobre cada personagem além de liberar uma conquista de brinde.
  • Pegue o Ragna e jogue no modo Arcade na dificuldade Easy, só para pegar o jeito no jogo.
  • Vá para o Challenge Mode e faça com os personagens que você escolheu. Não se preocupe em fazer todos, só faça o básico. E aprenda uns combinhos simples.
  • Agora você deve ter uma ideia dos personagens que você quer jogar, entre no Training com ele e fique lá por pelo menos uns 30 minutos tentando tudo o que vier na sua cabeça. Não cronometre, vai passar naturalmente. Acredite.
  • Por ultimo, entre no modo online e jogue uma Player Match. Você provavelmente vai perder, mas isso é só para você não crescer a cabeça achando que é o melhor.
  • Faça perguntas a jogadores que conhecem ou jogam à mais tempo do que você.
  • Leia isso: http://forum.counterhit.com.br/topic/2935-teoria-de-como-melhorar-em-jogos-de-luta-por-machaboo-e-minami/

 

Outra coisa importante: se você for procurar combos na internet eles estarão em numeros ao invés de setas, enton já vou te passar o modelo:

:ttub: :ttu: :ttuf:
:ttb: N :ttf:
:ttdb: :ttd: :ttdf:

Em NumPad:

7 / 8 / 9
4 / 5 / 6
1 / 2 / 3

Ou seja, para mandar um Hadouken ao invés de ser: :ttd: :ttdf: :ttf: + :bA: seria: 236A. Simples assim.

Para mais detalhes leia este tópico:

 

 

Videos e Outros Links

 

Estamos acabando nosso tutorial, mas não se preocupe: estou deixando aqui mais uns links bem úteis para vocês.

Canal de Videos:

https://www.youtube.com/channel/UCyV9c57z3v5Ot5d4PklDxeA
http://www.youtube.com/user/gamechariot

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...