Jump to content

Treinamento Consciente (Por Magnotto)


Recommended Posts

Texto do antigo Versus escrito por Magnotto que achei salvo por aqui e achei que seria interessante compartilhar pois vale até para os dias de hoje, boa leitura!

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1474659599.jpg

 

TREINAMENTO CONSCIENTE

 

Tanto aqueles que começaram agora quanto aqueles que já jogam fighting games há décadas mas estão estagnados em seu nível de jogo já se fizeram essa pergunta: como diabos eu posso treinar para melhorar nesse jogo? O fato é que existem muitas pessoas que não fazem ideia em como treinar ou o que elas devem fazer para melhorar no jogo. Elas passam incontáveis horas jogando no ranked ou endless e simplesmente não melhoram, ou ficam melhores por um curto período e depois voltam a estagnar.

A resposta é simples. Tirar o máximo de seu treino não é apenas acumular horas. É prestar atenção nos pontos problemáticos de seu jogo ao mesmo tempo em que toma consciência de diferentes aspectos da mecânica do game. Você precisa estabelecer objetivos claros se você quer ver resultados.

Nesse texto, tentarei abordar diferentes áreas que devem ser focadas para melhorar o seu jogo, além de diferentes métodos de treino para que qualquer um veja resultados consistentes uma vez estabelecido um método de treinamento.

Não é só treinar muito, tem que treinar bem.

ENTENDENDO A MECÂNICA, A TERMINOLOGIA E OS CONCEITOS BÁSICOS

Essa é uma grande barreira para muitas pessoas e, honestamente, é uma das principais coisas que separam scrubs de bons jogadores. Se você quer melhorar, tem que conhecer bem a mecânica do jogo. Quanto mais você entende a mecânica, mais o jogo fará sentido. Se você não sabe porque o Sagat consegue atravessar seu hadouken com o Tiger Destruction, é muito fácil ficar frustrado e paralisar sua evolução. Você precisa saber por que as coisas funcionam do jeito que funcionam e como você pode fazer a mecânica trabalhar a seu favor. Em última análise, tudo o que a mecânica do jogo oferece é uma ferramenta para você usar na luta. Você precisa saber tudo o que puder sobre isso, para que possa explorar todo esse potencial. Entenda porque back dashes e DP’s são opções de wake up. Entenda o que é wake up para início de conversa. E não é apenas a mecânica que você deve entender. Também deve saber coisas como footsies, zoning, posicionamento, mix-ups, etc. Saber coisas como essas irá permitir que você compreenda melhor a maneira como deve jogar ao invés de ficar por aí dando SRK’s e Tatsu’s ao vento. Você também precisa entender o linguajar e os termos que a comunidade usa, para não ficar perdido enquanto lê discussões sobre personagens e gameplay. Muito do conhecimento sobre os games é discutido em comunidades pela internet, e você não deve correr o risco de perdê-lo porque não entendeu os termos utilizados.

CONHEÇA SEU PERSONAGEM

O quão bem você conhece seu personagem? Quais são seus anti-aéreos? Suas opções de wake-up? Seus set-ups para ultra? Pokes, mix-ups, combos com maior dano, hit confirms, tudo. Como alguém pode pensar em ficar bom sem conhecer cada pequeno detalhe do seu personagem? Dos pontos mais específicos ao básico da jogabilidade, você deve saber tudo. Caso contrário, você está fazendo errado!

EXECUÇÃO

Sua execução nunca será perfeita, então você nunca deve parar de treiná-la. Isso é algo que deve ser praticado todos os dias. Eu diria por ao menos uma hora. Tudo deve ser praticado. Combos básicos, set-ups para ultra, links, hit confirms, etc. Tudo que faça com que você aperte os botões deve ser praticado. Iniciantes devem começar com coisas menores e mais básicas, como combos utilizados para punição e combos bread and butter e, à medida que for melhorando, passar para coisas mais avançadas, como hit-confirms, links e set-ups para ultra. Existem várias técnicas para tornar essa tarefa mais divertida e efetiva. Você pode começar tentando fazer 20 vezes seguidas cada um dos seus principais combos, incluindo BnB’s, set-ups para ultra, , principais combos para punição e, para testar sua técnica, você pode tentar um combo maluco que, mesmo sendo impraticável em uma luta normal, coloca suas habilidades em teste. Algo que envolva vários FADCs, uso de juggles e timing preciso. Não é para ser prático, apenas uma maneira de empurrar sua técnica até o limite. Tente criar testes de execução próprios, que se adéqüem ao seu gosto. Além disso, para ajudar com os links, tente usar double tapping e p-linking, técnicas que aumentam as chances de seus golpes saírem.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO

Esse ponto é uma continuação do entendimento da mecânica pois, para além do básico existe muito mais. O jogo inteiro pode ser separado em diferentes números e cenários. À medida que você aprender mais e mais sobre o jogo você se tornará apto a escolher qual ação é mais apropriada para cada situação em que você se encontrar. E para atingir esse ponto, você precisa estudar o jogo constantemente. Frame data e hitboxes são provavelmente as principais coisas que você deve saber para chegar nesse nível. Essas são duas coisas que decidem o que ganha do que e o que perde para o que, levando-se em conta a existência de super armor e frames de invencibilidade. Um conhecimento sólido desses fatores lhe dará uma grande vantagem em batalha e permitirá ao jogador fazer grandes avanços no seu nível de habilidade. Entender sobre frame data é relativamente fácil. Você pode pesquisar sobre isso na wiki do shoryuken.com por exemplo. Hitboxes são um pouco mais complicadas, mas você pode testá-las programando diferentes ações para a CPU no trainning mode, usando seus golpes com o oponente pulando, agachado, dando algum outro comando, etc. Através da experimentação você poderá descobrir várias propriedades dos golpes, como alguns que passam por baixo de magias, por exemplo.

FAÇA ANOTAÇÕES E PERGUNTAS

Jogar offline é uma grande experiência. Você irá encontrar outros jogadores, conversar e algumas vezes aprender um ou outro truque. Enquanto você assiste os outros jogadores, certifique-se de tomar notas. Atente para o que eles usam em cada situação e quais combos eles preferem. Qualquer coisa desde hábitos e tendências até alguma estratégia específica que você observou e sua eficácia. Absorvendo o conhecimento e os estilos de jogadores variados irá fazer com que você melhore seu nível em um curto período de tempo. E se você ver alguma coisa que não entende ou quer saber como alguma coisa funciona, basta perguntar. Pergunte educadamente “ei, porque você acha que ele fez isso?” ou “como isso funciona?” Ou espere a pessoa terminar de jogar, pergunte diretamente a eles! A maior parte dos jogadores não verá problema em ajudá-lo. À medida que você aprende mais e mais, certifique-se de incorporar o que aprendeu a seu jogo.

ESTUDE A MANEIRA COMO VOCÊ JOGA

Essa é uma parte difícil, mas é uma das mais importantes para obter resultados concretos em seu treino. Enquanto você joga, faça notas mentais sobre o que está fazendo de errado. Melhor ainda, grave as partidas. Então assista-as depois e faça anotações. O que você fez errado? O que você fez certo? O que você estava pensando durante as escolhas que fez? Você sabe porque suas escolhas erradas deram errado? Como você pode concertá-las? Quais aspectos do seu jogo você precisa melhorar? Zoning? Punições? Mix-ups? Wake-up? Prestando atenção especial em quais aspectos você precisa trabalhar, você irá ver resultados mais rapidamente do que apenas jogando no escuro. Isso permitirá que você foque nas áreas que precisa de ajuda, aumentando sua habilidade onde você mais precisa.

ASSISTA VÍDEOS DE JOGADORES DE NÍVEL ALTO

É fácil obter acesso a videos dos top players. Antigamente você tinha que ir ao arcade ou rezar para que alguém levasse uma filmadora e gravasse os vídeos numa fita VHS. Os tempos mudaram para melhor. Mas as pessoas ainda são incrivelmente preguiçosas. Você quer melhorar? Vá ao youtube e procure por videos de jogadores de nível alto. Você também deve assistir os streams dos principais torneios realizados. Assista e aprenda. Estude as partidas. Faça anotações. Pergunte-se porque os jogadores fizeram o que fizeram e procure por respostas. Assimile o que eles fazem em seu estilo de jogo, para que você se fortaleça. E sempre compare o seu próprio gameplay ao deles.

OS TRÊS TIPOS DE ADVERSÁRIO

Você irá lutar contra três tipos de adversário regularmente. Eles são: o amador, o rival e o pro.

O amador é aquele que está num degrau um pouco acima da CPU. A vantagem aqui é que você pode praticar as táticas básicas e os truques contra um adversário que pensa, mas não é forte o suficiente para ser uma ameaça. Dessa forma você pode trabalhar em estratégias de jogo enquanto também trabalha com conceitos como zoning, posicionamento, etc.

O rival é o seu igual. Rivais proporcionam lutas interessantes porque é uma pessoa que conhece seu estilo de jogo e todas as sua fraquezas. Ele irá explorar inconscientemente todos os buracos em seu jogo e você irá fazer o mesmo com ele. Então, para vencê-lo, você precisa evoluir enquanto joga. Esse é um bom treinamento para torneios e lutas de alto nível. Jogadores tops irão tentar “ler” o adversário durante a luta para obter a vantagem no combate. Para evitar isso, você precisa se manter imprevisível ou ao menos, se você é previsível, você precisa se certificar que não há buracos no seu gameplay para serem explorados. Seu rival irá mantê-lo em máxima condição, constantemente forçando-o a repensar o seu estilo de jogo e a evoluir para apagar os pontos fracos em seu jogo.

O pro. Esse é qualquer um que é melhor que você e simplesmente te destrói numa partida. Esse jogador mostra um nível além do que você sabe sobre o jogo. Além do que você é capaz de entender. Mas saber que existe algo além do que você pode ver é estimulante. Aprenda tudo o que você puder sobre esse jogador. Jogue com ele e aprenda com ele. Ele irá explorar suas fraquezas e acabar com você muito mais vezes do que o seu rival poderia. Leve essas derrotas para o fundo da alma e use-as como uma chance de se livrar de suas fraquezas. Pergunte-se porque essa pessoa consegue derrotá-lo. À medida que você aprende com o pro, você perceberá uma evolução exponencial se você conseguir tirar o máximo de aprendizado dessas lutas.

FOQUE EM ASPECTOS DIFERENTES DO SEU JOGO

Este é um simples e divertido exercício. Basicamente, você escolhe uma tática ou golpe e se proíbe de usá-la em uma partida séria. Isso forçará você a pensar realmente em suas outras opções. Então, se um jogador se proíbe de usar o DP, ele precisará pensar em outra forma de sair de situações de pressão ao invés de simplesmente fazer mashear DP. Esse exercício força o pensamento criativo e fará você perceber que você possui muito mais opções do que imagina. No fim você se tornará um jogador melhor, pois você está se forçando a explorar mais profundamente o seu personagem, ao invés de contar sempre com uma técnica em que você se viciou no passado. Em último caso, você será forçado a melhorar outros aspectos do seu jogo, para que você não fique tão dependente de um determinado golpe ou tática.

Você também pode fazer o inverso disso. Lute usando apenas um pequeno grupo de táticas e golpes para melhorar um determinado aspecto do seu jogo. Por exemplo, um jogador de Ryu pode se permitir usar apenas magias e DP’s em um esforço para melhorar o seu zoning, que é o cerne do sucesso de um Ryu em nível alto.

Ambos os métodos são divertidos e são maneiras efetivas de melhorar diferentes pontos do seu gameplay.

APRENDA OS MATCH-UPS

Treinar não é apenas conhecer o seu próprio personagem, mas todos os outros personagens também. Você precisa constantemente estudar os match-ups do seu personagem com outros bonecos e entender os seus planos de jogo. O jogo evolui constantemente e pessoas diferentes podem ter diferentes estilos de jogo então nunca uma match-up contra o mesmo personagem será exatamente igual contra dois jogadores diferentes. Esse processo contínuo e nunca termina realmente. Logo que você pensa ter dominado uma match-up aparece alguém e te destrói copletamente nessa partida, e tudo o que você pensava sobre a match-up voa pela janela. O melhor jeito é continuar estudando e jogando contra vários jogadores e personagens diferentes. Você pode até mesmo jogar um pouco com outro personagem para entender o seu gameplay e do que ele é capaz.

LIDANDO COM A ESTAGNAÇÃO

Isso é algo com que todos nos deparamos cedo ou tarde. Sua experiência cresce como jogador, e de repente você parece estagnar no mesmo nível por um tempo. Então... o que diabos você deve fazer? Bem, eu passei por isso em vários jogos, e o que me faz sempre ultrapassar essa barreira de nível é um conceito realmente simples:

Fundamentos são mais importantes que “jogar bonito”.

John Choi uma vez ficou em segundo no Devastation. Ele realmente não joga SF4 tanto assim. Ele é gosta mesmo é de Street Turbo e é conhecido por possuir alto grau de adaptação combinado com um conhecimento íntimo de espaçamento e zoning. Se você assistir os streams do seu Ryu, ele estava comendo os adversários vivos com nada mais que magias e DP’s. Pouquíssimo exibicionismo técnico além do básico FADC em ultra.

Então... se John não joga SF4 tão bem quanto, digamos, Justin Wong, então como ele é tão bom?

A resposta são os fundamentos.

No fim do dia, Street Fighter ainda é Street Figther. É um jogo que premia o conhecimento de posicionamento, risco e retorno, e bom zoning. John claramente entende esses conceitos e é por isso que ele foi capaz de ir tão longe em um torneio de um game que ele realmente parece não jogar tanto.

Para ver o exemplo inverso do que eu quero dizer, veja a partida entre Daigo VS Poongko no US nationals. Ambos os jogadores de Ryu mas Daigo venceu todas as suas partidas enquanto Poongko não foi tão bem. Porque? Bem, se você assistir as partidas não é difícil saber o por quê. Poongko “jogava bonito” e, ainda mais que isso, jogava de maneira arriscada. Ele jogava sem se preocupar com sua segurança e apesar de isso funcionar contra jogadores que não eram do seu nível, quando ele encarou outros players de nível de campeonato ele foi superado por tomar decisões preciptadas e falhar em possuir fundamentos sólidos.

Agora, outra forma de superar a estagnação é algo que eu mencionei anteriormente. Você precisa estudar a você mesmo para se livrar das fraquezas de seu jogo. Algumas vezes a questão não é sobre o que lhe falta, mas sobre o que você não está usando. Tome um tempo analisando o seu próprio gameplay e se livre de maus hábitos e fraquezas, para que você se torne um jogador mais completo.

Você deve dominar, ainda, técnicas mais avançadas como frame traps e similares. Procure por fóruns a respeito de seu personagem para aprender os truques de que ele é capaz.

Por fim, você pode também estar entediado de seu personagem, e talvez seja bom trocar por outro ou dar uma pausa para ele por um tempo. Você irá ganhar um novo ponto de vista de seu gameplay ao trocar para outro boneco. Teste isso algum dia.

TIRANDO O MÁXIMO DO TRAINING MODE

O training mode é ótimo. Bem, para iniciantes, certifique-se que o attack data está ligado e que o indicador de inputs também. Dessa forma você poderá ver o quão bom seu controle e precisão são. Se você perceber que tende a farofar ou dar vários inputs a mais do que precisa, então você deve afinar sua execução e ser mais preciso. Existem muitas outras ferramentas disponíveis para você no training mode. Você pode colocar a CPU para random block o que irá ajudar o seu treino de hit confirm. Você pode gravar ações e colocar o CPU de playback. Isso irá permitir que você pratique algum set-up ou tática específica o quanto quiser antes de tentar essas soluções contra um adversário humano. Você pode checar o attack data para ver qual de seus combos dá maior dano, para que você esteja apto a maximizar o potencial de dano quando tiver uma brecha. Traing mode é uma ferramenta para fortalecer sua habilidade. Use-a bem.

TIRANDO O MÁXIMO DO ONLINE

Muitas pessoas tem a idéia na cabeça de que se não há alguma cena offline do game por perto, então é impossível melhorar. Isso é besteira. O que eu tenho a dizer agora é importante, então ouça: você certamente está em desvantagem, mas nem tudo está perdido. Não mesmo. Não compre tudo o que os outros te dizem. Você pode ficar bom mesmo jogando online, mas existem algumas coisas que você precisa fazer e aí vai uma pequena lista:

1. Não caia em maus hábitos. É muito fácil permitir que seu gameplay se deteriore porque você luta contra noobs todo o tempo e eles deixam você usar livremente algumas técnicas batidas, ou eles não te forçam a mudar de estratégia. Isso nos leva ao próximo ponto.

2. Tente não jogar muito contra totais iniciantes. Quando você atinge um certo nível de luta, adversários que estão muito atrás do seu nível não irão te trazer nenhum benefício e nem você trará nada para eles. Você está tão acima do nível deles que eles não irão entender o que está acontecendo na partida ou como contra-atacá-lo. E a habilidade e técnica deles está tão atrás da sua que eles não tem muito a lhe oferecer em termos de treinamento.

3. Se você luta contra muitos noobs, transforme isso em algum exercício específico. Noobs possuem um conhecimento pouco aprofundado do jogo. Coisas como golpes seguros, zoning, footsies, e outros conceitos dos fighting games tem pouco significado para eles. Se você tentar algum mindgame você irá falhar simplesmente porque eles não estão pensando. Eles não estão jogando o mesmo jogo que você. A maioria irá farofar DP’s ou dar jump ins o tempo inteiro. Mas essa é uma boa oportunidade se você sabe o que fazer. Apenas pratique o básico. Seus anti-aéreos, BnB combos e zoning. Não se empolgue. Apenas o básico. O que isso faz é aumentar a solidez de seus fundamentos. Isso pode ser muito útil se você não ficar perdendo tempo tentando entender o que os jogadores de nível baixo estão pensando. Fazer isso muitas vezes é um tiro no pé.

4. Consiga uma conexão por cabo para melhorar sua conexão com os outros e certifique-se de não estar lagando ou qualquer coisa desse tipo. Você pode tentar abrir as portas do seu roteador para PS3/360 para que o online rode melhor.

5. Tente não jogar partidas abaixo de 3 barras. Se você está tendo uma partida lagada e você escolheu jogá-la sabendo que era de 1 barra, então não é culpa do jogo. A culpa é sua por escolher essa partida específica.

6. Procure por adversários fortes. Sua experiência online será tão boa quanto a qualidade de seus adversários. Por mais que isso pareça duro, quando você melhora no seu jogo você pode acabar deixando alguns parceiros de luta para trás. Tente perceber quais de seus amigos levam o jogo a sério e quais são mais casuais. Se você quer se tornar melhor, precisa cercar-se de pessoas com a mesma mentalidade. Mande friend requests para aquelas pessoas que também querem melhorar no game, ou que usam personagens que você precisa praticar o match-up. Quando você ficar bom, pode começar a desafiar os jogadores tops para partidas. Se eles verem seu nível e potencial, eles podem adicioná-los como amigos. Tente se juntar a salas de chat na live e desafie pessoas diferentes. Enquanto você melhora, as pessoas irão espalhar seu nome e você será desafiado por adversários cada vez mais fortes.

7. Após uma luta ou uma seção de treino, sempre pergunte seu adverário sobre dicas de como melhorar o seu jogo. Dê dicas a ele também. Tornar-se mais forte não é uma tarefa solo. É algo que todos a sua volta terão alguma influência. Então enquanto você melhora, faça o máximo para melhorar os outros jogadores também. Sua recompensa será não apenas estreitar os laços de amizade, mas as pessoas tenderão a querer jogar mais vezes com você se sentirem que você possui um bom espírito esportivo.

8. Use o online como uma chance de conseguir experiência em match-ups variadas. O mundo é sua arena. Faça bom uso disso.

Siga essas dicas e sua experiência online será muito mais agradável.

CONCLUSÃO

E isso é tudo pessoal. Espero que seja útil. Continue treinando não importa o quão bom você é, pois a jornada para ser melhor hoje do que era ontem é grande parte da diversão.

 

Fonte: Portal Versus

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Eu me considero um jogador medíocre porque dropo um pouco.

 

Mas paralelo a isso também sou prejudicado por teleportes (rollbacks) e lags do Modo Online desse jogo.

 

Espero que a Capcom consiga resolver essas questões o mais rápido possível pra ter uma melhor diversão de ambos os lados.

 

O mais engraçado é que não via isso no Ultra Street Fighter IV quando eu jogava através do STEAM.

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...