Jump to content

Proposta para um novo espaço de jogatina de fighting games em São Paulo


Recommended Posts

Olá pessoal,

Em primeiro lugar, gostaria de me desculpar caso esteja infringindo alguma regra pela propaganda implícita neste tópico, mas acredito que o assunto seja pertinente a uma parcela dos jogadores.

Estou criando este tópico porque um amigo meu abrirá uma loja de mangás e card games em São Paulo no início de Setembro e, como eu trabalharei lá, pretendo introduzir uma jogatina de fighting games nesta loja. Apesar de não saber jogar direito ainda, tenho bastante interesse no gênero e tenho também amigos que jogam. O local será próximo à Estação Ana Rosa (cerca de 6 a 8 minutos de distância).

Meu objetivo com a criação deste tópico é de tentar compreender as demandas do povo. Eu gostaria de ficar ciente das idéias e opiniões dos jogadores para tentar conciliar com as diretrizes da loja. Também ficaria agradecido se pudessem me recomendar uma base/suporte, para os monitores e os video games, que não fosse ocupar muito espaço. Apesar de a loja ser relativamente grande (cerca de 170m²), a prioridade seria concedida às mesas de card games. Não obstante, a loja disponibilizará um espaço razoável aos domingos caso haja interesse por parte dos jogadores em realizar torneios.

Sobre o espaço de jogo, a minha idéia era de deixar, a princípio, 2 monitores de 24 polegadas da marca BenQ, 1 Playstation 3 e 1 Playstation 4. Até o final do ano, eu tentaria adquirir mais 2 monitores para quem quisesse trazer o próprio videogame. Se a empreitada surtir efeito, pretendo adquirir mais 2 aparelhos no próximo ano.

Pessoalmente eu não acredito muito que isso seja financeiramente viável, mas como sei que não há muitos pontos na cidade que ofereçam este tipo de entretenimento, meu objetivo seria apenas de não gerar prejuízos para a loja. Por isso, eu agradeceria bastante se houvesse disposição por parte dos jogadores em adquirir o hábito de jogar com uma determinada freqüência na loja. Com relação ao preço, já me recomendaram a cobrança do valor de R$15,00 para a jogatina, então estou estudando a viabilidade a partir deste valor.

O meu foco principal, a princípio, será em “Blazblue: Central Fiction” e “Street Fighter V”, mas nada impedirá outros jogadores de trazerem os seus próprios jogos caso tenham outras preferências. Por enquanto, os jogos que terei disponíveis para jogar, além dos 2 supracitados, são: “Dengeki Bunko: Fighting Climax Ignition”, “Under Night In-Birth Exe:Late” e “Persona 4: The Ultimax Ultra Suplex Hold”.

Por enquanto é só. Peço desculpas se a leitura se tornou cansativa, mas agradecerei muito se puderem me prover um feedback.

Grato pela atenção,
NSN

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Olá.

 

Primeiramente, acho bacana sua iniciativa, mas vou ser sincero, seria bem difícil de vingar. Já temos duas lojas em SP que fazem o mesmo e as duas estāo passando por dificuldades por falta de público. A X-Revolution costumava ser O point e agora tem torneios uma vez por mês ou bimestre, contando apenas com os corujões de sexta. O que salva eles é a Lan-house.

 

Já a WWArcade anunciou que ia deixar de ser arcade pra virar apenas lan por isso tb, só estāo de pé como point ainda pq tem um torneio semanal de SFV lá.

 

Ambos os locais já tem uma estrutura muito top, mas jogador de jogo de luta de SP parou de sair de casa pra apoiar a cena local... Eu adorei sua ideia, mas infelizmente n vejo vantagem nela por isso.

 

Sent from my Tablet_DL_3420 using Tapatalk

Link to post
Share on other sites

Fala @@NSN, gostei demais da ideia e coincidentemente também estou planejando organizar algumas jogatinas aqui no DF, em um local bem localizado e em um ambiente maneiro (espaçoso, confortável e climatizado e perto de lojas e restaurantes) com alguns desses jogo também.

Sim, já existem jogatinas por aqui mas são em locais fora do centro e nem sempre tem variedade de jogos. Por isso embora já existam jogatinas, não acho uma má ideia organizar as suas próprias, mas procure oferecer algo diferente. Antes de me aprofundar sobre essa parte, vou sugerir uma coisa primeiro... encontre outros interessados!

 

Procure pessoas que tenham os mesmos interesses e que gostem dos mesmos jogos que você quer cobrir em seus eventos, essa é de longe a parte mais importante do processo pois ter jogadores que o apoiarão criará uma "base" de jogadores. Pode ser aquele cara que você joga Online, ou aquele que você conhece pessoalmente.

Essa ajuda pode vir de 2 formas, a simples presença (jamais subestime o efeito que a presença pode ter) e ativamente ajudá-lo com os setups, compartilhando equipamentos como TVs, consoles e jogos. É importante que sejam pessoas de confiança e que acima de tudo tenham interesse em levar a ideia pra frente. Acredite, existem pessoas que querem jogar offline.

Depois de encontrar tais pessoas, se for necessário, converse com outros organizadores de jogatinas já conhecidas e peça dicas ou conselhos. Você também pode propor uma união de eventos, pois os organizadores mais conhecidos podem trazer mais jogadores. Porém, acredito que seja mais importante pegar o jeito primeiro, pense nisso mais pra frente.

 

Não pense grande, comece aos poucos. Sim terão poucas pessoas (algo entre 6~8), mas o importante é tirar todo o proveito com elas, afinal vocês vão ao evento para jogar né? Joguem e troquem experiências, conversem bastante, tentem melhorar no jogo, pergunte se eles curtiram o jogo... aí essas pessoas estarão mais dispostas à comparecer nos próximos eventos. Tente manter o contato também, seja por WhatsApp, Fórum, Facebook etc.

Enfim, os jogadores precisam ter gostado do evento para que mais eventos rolem no futuro!

 

Agora sobre a parte principal, o Evento em si... pergunte a si mesmo "O que meu evento tem o que os outros existentes não tem?". As perguntas mais importantes são: "Ele tem jogos que nenhum outro oferece?" "Ele é melhor localizado e em um melhor ambiente que os outros?" pois são fatores decisivos para tirar alguém de casa.

 

Os jogos que você quer cobrir (BBCF, UNIEL, DFC e P4U2) sem dúvidas são diferenciados, e isso é uma vantagem e desvantagem. Vantagem: Por serem jogos que só uma parcela pequena da comunidade conhece e joga, também significa que há maiores chances de seus jogadores e interessados serem pessoas dedicadas ao jogo. Essas pessoas podem ensinar o jogo durante seu evento, tornando-o mais proveitoso e agradável. Desvantagem: Mas também justamente por serem de nicho, não espere que uma multidão vá no seu evento só para esse jogo, como ocorre em SFV por exemplo. Pessoalmente, acho que qualidade>quantidade :D

 

O local é um fator importantíssimo, eu sempre converso com bons jogadores e eles QUEREM JOGAR OFFLINE, mas dizem que não vão pros eventos em sua região pois eles ficam em um local "barra pesada", ou de difícil acesso, ou simplesmente é longe pra caramba... tudo isso conta e muito.

Não conheço São Paulo, mas como o @@Blue Link disse, se for muito próximo dos points mais populares como a X-Revolution e WW Arcade, é uma desvantagem pois você estará basicamente competindo com eles. Lembre-se que alguns jogadores costumam viajar grandes distâncias só para ir em um evento, e nem sempre podem ir com frequência. A X-Revolution em especial, pois ela também cobre os mesmos jogos que você.

Mas se você ver que seu evento será em um local vantajoso, bola pra frente! Planeje, encontre interessados e marque um dia (de preferência fim de semana, começando de manhã até o fim da tarde).

 

O melhor período, na minha opinião, será na véspera de lançamento de BlazBlue: Central Fiction. Muita gente vai querer testar o jogo e o seu evento pode servir para atrair mais pessoas.

 

 

E finalmente a parte principal, divulgação! Depois de planejar tudo é importante que todos fiquem sabendo do seu evento, quais jogos terá e onde será. Pela Internet e meios sociais como Facebook é o jeito mais fácil, lá tem grupos dedicados a cada jogo de luta. Deixe todos sabendo do seu evento!

Saiba também que você pode contar com o CounterHit para isso, teremos o maior prazer de divulgar e apoiar o seu evento dessa forma. Vamos postar no Blog, na página do Facebook, pelo Twitter etc e eu pessoalmente posso indicar o evento para conhecidos próximos :D

 

O texto ficou mais longo do que pensei, espero que não tenha sido cansativo. Mas o que importa é querer, depois de querer, é planejar e acertar os detalhes... o resto flui naturalmente. Jamais perca a motivação também, mesmo fazendo tudo certinho nem sempre o resultado pode ser o esperado, mas o segredo é pensar que já fez uma grande diferença na comunidade e contribuiu positivamente incentivando mais jogatinas Offline!

No mais é "só" isso, se precisar de ajuda com algo farei o possível pra ajudar :)

Link to post
Share on other sites

Blue Link e Asura,

 

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos dois pelas respostas.

 

Blue Link, a proposta da minha loja será diferente da proposta desses outros espaços. Como disse, a loja não será dependente dessa jogatina, então não espero que isso vá me trazer lucros, mas acredito que isso poderá agregar algo à loja a longo prazo. Como, na minha opinião, o espaço da loja é bem agradável e se situa numa boa localização, acredito que isto poderá agradar aos jogadores. Afinal, diferente desses outros espaços, a nossa loja oferecerá outras formas de passatempo como a jogatina de card games e a venda de mangás. Como acredito que o fluxo de pessoas irá ser maior que o normal, se comparado ao de uma lan house, isso poderá fazer com que surja novos jogadores ao longo dos tempos, não concorda?

 

Sobre o movimento de jogadores, eu acredito que haja muitos que prefiram jogar "offline", assim como eu. O problema é que quase ninguém se dispõe a apoiar a cena de um jogo onde haja poucos jogadores, o que acredito que não será o caso de "BlazBlue: Central Fiction" já que tenho a confirmação de alguns jogadores dispostos a jogá-lo com uma certa frequência. Mas obviamente só isso não será o suficiente, por isso que peço encarecidamente que os jogadores dêem uma chance à nossa loja e disponham parte de seu tempo para tentar frequentar a loja pelo menos 2 vezes por mês.

 

Asura, eu não tenho tantas ambições com relação a isso, então não sentirei tanto o peso do tombo caso falhe. Este é o motivo pelo qual não pretendo investir muito dinheiro em equipamentos, a menos que haja uma demanda real para isso. Também não pretendo competir diretamente com as outras lojas, mas sim oferecer um espaço diferenciado para os jogadores interessados em "BlazBlue" e outras franquias menos prestigiadas. Mesmo sobre a X-Revolution, meus amigos já me disseram que o foco por lá é a franquia de "Guilty Gear", então não acredito que eles acabem se tornando um concorrente direto de nós já que a minha pretensão de introduzir este espaço de jogatina se deve justamente ao lançamento do novo "BlazBlue". Só não posso ignorar o sucesso de "Street Fighter V" e desconsiderá-lo em minha jogatina, mas se esse jogo puder atrair possíveis interessados para os outros jogos, então me darei por satisfeito. Acredito que a localização irá ser uma das maiores vantagens da nossa loja, pois abriremos próximo ao metrô em uma região de classe média alta.

 

Sobre a divulgação, esse sim será o meu maior problema. Como eu não possuo um "networking" nessa área, estou recorrendo aos fóruns para realizar a divulgação. Ainda mais considerando que não terei muito tempo disponível em vista dos outros afazeres próprios de uma loja de card games. Por isso, eu ficaria realmente agradecido caso pudesse me ajudar na difusão da nossa jogatina. Pretendo ainda criar uma página no facebook para a loja com fotos do local, mas como não estou familiarizado com as ferramentas do mesmo, acredito que só conseguirei terminar na próxima semana. Depois que a página ficar pronta, informarei por este tópico caso não haja nenhum empecilho em postar este tipo de informação.

 

Grato pela atenção,

NSN

Link to post
Share on other sites

Perfeito @@NSN, pode mandar a ver então que ajudaremos na divulgação!

 

Só tenho uma consideração a fazer quanto aos jogos. Uma parcela do pessoal que joga GG também joga BB, e vice-versa. Leve isso em conta na hora de programar os eventos para que não fiquem "alinhados" com os da X-Revolution, pois você pode perder potenciais jogadores com isso. Tente marcar no mínimo com 1 mês antes ou depois do outro evento, assim é possível que o pessoal não precise escolher qual ir por causa das datas próximas.

 

Street Fighter V é sem dúvidas um sucesso e extremamente popular, irá com certeza atrair jogadores mais facilmente. Porém leve em conta o número de setups, de cabeça creio que o mínimo necessário seriam 2 setups pois jogos populares lotam fácil. Apenas 1 setup pode ser desconfortável para os jogadores que forem apenas jogar SFV no seu evento, mas pelo visto você pretende colocar 4 setups.

E o público de SFV muito raramente dá atenção a outros jogos como BlazBlue e Guilty Gear, mas pode acontecer deles se interessarem durante o evento. Vale a pena tentar!

 

No mais é só isso!

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

@@Asura, agradeço muito pela disposição em nos ajudar.

 

Não se preocupe porque o meu objetivo não é de competir com os outros lugares, mas sim de agregar algo ao cenário de fighting games por aqui.

 

4 setups é o meu objetivo para o ano que vem. Por ora, colocarei 2 setups porque os custos para montar esta loja estão excedendo muito a expectativa graças aos aparelhos de ar-condicionado.

 

Caso queiram conferir alguma fotos do local, vou deixar informado aqui a nossa página do facebook. Ficaremos muito agradecidos se puderem curtir a página. O endereço é esse: https://www.facebook.com/newstationsaopaulo

 

Grato pela atenção,

NSN

Link to post
Share on other sites

@@NSN, Confesso que me expressei mal quanto a "competir com outros eventos", vou explicar melhor. Primeiramente, eventos e organizadores jamais tem como intenção competir um com os outros para ganhar público. Mais eventos sempre é melhor para a comunidade, mais eventos jamais será algo negativo e só tem a adicionar a comunidade. Afinal, o que seria da FGC americana só com a EVO? Eles além da EVO tem a CEO, West Coast Warzone, Summer Jam, Final Round, Socal Regionals e muitos outros.

 

Todos só beneficiam à comunidade, mas se por exemplo todos eles fossem na mesma semana ou mês que a EVO, isso traria problemas. Isso forçaria a maioria dos jogadores a escolherem um único evento, pois viajar custa dinheiro e muitos precisam reservar um tempo do trabalho para comparecer aos torneios. Se a EVO, CEO e Final Round fossem na mesma semana, ou até mesmo uma semana antes ou depois dos outros, todos perderiam... os jogadores, que não podem ir a todos devido a data e que precisam escolher ou preferem só 1, os organizadores dos 3 torneios, que receberiam menos jogadores justamente por causa disso, e todas implicações com isso (menos pots ou dinheiro para premiações, menos competitividade etc). Os organizadores desses eventos sempre conversam e planejam as melhores datas, assim todos ganham.

É por isso que as datas dos eventos são muito importantes. E isso não vale só para grandes eventos, esse princípio se aplica a qualquer evento de qualquer tamanho, até mesmo os seus que a princípio são de pequena escala.

 

 

Quanto à loja, parabéns pela inauguração! O local é muito espaçoso e muito bem ajeitado, com certeza pode ser um ótimo ponto de jogatinas. Essa é a parte mais difícil e você já a fez, o resto é detalhe e planejamento. Não desanime e sempre tente melhorar os eventos conseguintes.

Quando estiver tudo pronto e confirmado (setups, jogos e datas), me dê um toque por aqui que irei divulgar todos detalhes do seu evento por meio do Blog e pelas nossas redes sociais. Conte conosco no que for necessário! :D

Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

Olá pessoal, como anda a jogatina na loja, já conseguiram realizar algum torneio?

E tem uma galera que está frequentando regularmente para jogar?

Opa, não sou da loja e não estou nem um pouco perto dela, mas segue o link da página dela no Facebook:

https://www.facebook.com/newstationsaopaulo/?fref=ts

Talvez contenha alguma informação a respeito, mas também gostaria de ver alguma notícia do @@NSN :D

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...