Jump to content

Dissidia Final Fantasy - Mecânicas Básicas


Recommended Posts

Controles

 

Os controles do Dissidia são bem simples, sendo eles:
- Controle esquerdo: Um D-Pad para se mover, LI para defender e LII para trocar o lock on de oponente.
- Controle direito: Aqui fica os botões de ataque, botão III para pular, botão IV para o HP Attack, botão II para o Brave Attack, botão I para as Ex Skills, um D-Pad para mover a câmera, RI para o Dash e RII para trocar o lock on de oponente.
- Cristal: O cristal no centro é um touch pad para se usar o Eidolon.

 

Characters Type

 

O jogo possui 4 tipo de personagens, Speed, Heavy, Unique e Shoot e cada um é usado de uma forma diferente e especializado em um tipo de jogo.
- Speed: São os personagens mais agressivos no jogo, possuem ataques rápidos e são mais focados no combate corpo a corpo.
- Heavy: São os personagens voltados mais para dano e espaçamento, não são lentos, mas também não são tão rápidos, possuem bons combos e conseguem controlar bem a maioria das situações.
- Unique: São os personagens híbridos do jogo, possuem um arsenal um pouco maior que a maioria do cast e também são bons em quase todas as situações.
- Shoot: São os personagens de zoning, especializados em ataque a distância e suporte, eles conseguem lidar com qualquer personagem do jogo, embora seu jogo em curta distância não seja muito bom.

HUD

 

1 - Timer da partida: Cada partida dura em torno de 4 minutos e se der time over, ambos os times perdem.
2 - Barra de vida do time: Essa é a barra que mostra quantas vidas cada time possui, que são 3 no total, ou seja assim que os membros do time morrerem 3 vezes, a partida se encerra.
3 - Barra do Eidolon: Aqui é onde indica quando você pode usar um Eidolon na partida, assim que a barra estiver cheia, você poderá invoca-lo.
4 - Barras de HP do seu personagem: Nela que é mostrado o HP do seu personagem.
5 - Barras de HP dos membros do seu time: Mesma coisa que sua barra de HP, mas nesse caso, ela mostra a barra de HP dos seus companheiros de time.
6 - Números de dano: Aqui é mostrado o quanto de dano você irá causar no seu oponente, quando o acertar com seu HP Attack. O contador sempre virá 1000 de dano.
7 - Barra de HP do seus oponentes: Aqui é mostrado o HP dos personagens do time adversário, quando você está com Lock on em um deles a barra de HP dele vai brilhar, para ajudar a reconhecer em qual deles você está mirando.
8 - EX Skills: Aqui é onde mostra suas Ex Skills, se elas já estão disponíveis ou não.
9 - Break Bonus: 1000 pontos de ataque extra, que são ganhos quando você causa ou recebe um break. Ele acontece quando o contador de dano chegar a zero e você ou o oponente recebe um Brave Attack.
10 - Mapa: Como todos já sabem, o mapa serve para te mostrar onde estão seus aliados ou oponentes.
11 - Chat: Aqui você pode acessar falas pré-prontas do seu personagem, ajudando você a se comunicar com seus parceiros de time durante a partida.
12 - Lock on do oponente: Essa linha é usada para mostrar qual dos seus oponentes está com um Lock on em você, toda vez que ele tentar te atacar ou até mesmo usar um ataque no ar, essa barra irá mudar da cor azul para a cor vermelha.

Ex Skills & Battle Set

 

As Ex Skills, são as habilidades extras que podem ser equipadas no seu personagem. Elas são no total de 3, uma que já vem do personagem e 2 que você pode equipar.
Cada personagem como foi dito, possui sua própria Ex Skill exclusiva, e cada uma varia o que pode fazer, como por exemplo: mudar o Cecil de Paladino para Dark kinight, Terra usar o Trance, Squall poder usar o Draw, etc.
Já as outras 2, são Ex Skills que podem ser usadas por todos e como as Ex Skills exclusivas, também possuem suas características próprias, como por exemplo, recuperar um pouco do HP, fazer o contador de dano subir aos poucos, etc. Por isso é muito importante saber como usa-las durante uma partida.
O Battle Set é onde você deixa preparado uma estratégia com suas Ex Skills e HP Attack. O jogo te permite criar 5 Battle Sets, tornando a parte de estratégia mais importante do jogo.

Brave Attacks & HP Attacks

 

- Brave Atack: São os ataques que aumenta o número do dano que você irá causar com o HP Attack, também servem para diminuir esses números do ataque do oponente. Eles podem ser usados para fazer combos, punições, zooning etc. À única maneira de fazer um combo de Brave attack com o HP Attack é jogando o oponente na parede, ou usar um HP Attack durante o Brave Attack de um aliado.
- HP Attacks: São os golpes que causam danos no oponente dependendo de quanto você conseguiu acumular no contador de dano, assim que você acertar seu oponente esse contador irá para zero, mas se você não receber ou acertar nenhum golpe, o contador volta para 1000 depois de alguns segundos. Você só pode usar apenas um tipo de HP Attack durante a partida, por isso é importante saber qual deles você deve equipar no seu Battle Set. E todos os HP Attacks são unblockables.

Dash

 

O Dash nessa versão do Dissidia é diferente das versões anteriores, agora você possui uma barra de estamina, que aparece assim que você usa o Dash. Quando essa barra esvazia você deve esperar alguns segundos para ela reencher, lembrando que para isso você deve estar no chão, caso você pular à barra não irá encher.
O Dash também é usado para subir em paredes e arvores que estejam no cenário.

Eidolons

 

Os Eidolons podem ser invocados durante a partida depois que você encher a barra deles, para encher essa barra é simples: ataques enchem um pouco a cada hit e isso é válido para todos no seu time, porém, o modo mais prático e rápido para se encher essa barra é destruindo os cristais que aparecem durante a partida. Esses cristais permitem que você possa encher de 20% até 30% da barra do Eidolon, fazendo ser mais fácil e rápido para enchê-las.

Summoning

 

Quando a barra do Eidolon estiver cheia, você poderá fazer o Summoning, quando você o fizer aparecerá uma barra de timer para que o Eidolon seja invocado, quanto mais players estiverem fazendo o Summoning, mais rápido ela encherá e as vezes ela pode ser até mesmo cheia instantânea. Se o Summoning for interrompido, a barra irá descer até ela chegar no zero e desaparecer, mas ainda assim você pode continuar enchendo ela se ela não tiver chegado a zero.

Edited by Helryu
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Ficou top mano o/

 

Vlws o/

 

Excelente guia @@Helryu! Sempre tive curiosidade sobre as mecânicas e sistemas de Dissidia, agora ficou mais fácil entender hehe

Top!

Bom a ideia era essa hehe deve ter muita gente que ainda não manja de como o jogo funciona, então não custa nada explicar pelo menos o básico ^_^

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...