Jump to content

Você pode levar um scrub pra água, mas não pode força-los a pensar


Recommended Posts

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1469475279.jpg

 

 

Artigo bem interessante e válido até para os dias de hoje que achei que valia a pena ser repostado por aqui. Boa leitura!

 

Em um desenvolvimento que desaponta, parece que temos uma nova onda de scrubs (patos) anunciando que eles não são somente burros demais para jogar bem, mas burros demais até mesmo para assistir a um vídeo. Como qualquer jogador com um forte histórico em fighting games pode lhe dizer, o que você consegue na Internet todas as semanas costumava ser considerado ouro puro. Não muito tempo atrás, pessoas faziam de tudo para ver como os campeões jogavam, e passavam horas caçando fitas VHS com imagem terrível, e aí imploravam a alguém para lhes mandar uma cópia. Agora, você recebe "na boquinha" Street Fighter de alta qualidade todas as semanas, e o que ocorre é que você é burro demais até mesmo pra engolir. Aqui está você:

"Dã! Ele naum faiz nada quieu naum faça! Eu sou o próximo campiaum do mundo! Ebaaaa!" (segue-se uma comemoração patética)

O que o Manezão quer dizer, é claro, é que ele não viu nenhum "movimento" que ele não poderia fazer, ou talvez (como em Capcom vs SNK) nem mesmo nenhum combo que ele não pudesse fazer. Isto quer dizer que ele poderia jogar do mesmo jeito? Qualquer não idiota (ou mesmo um idiota autêntico, que tenha ao menos lido esta coluna) saberá que movimentos especiais + combos são diferentes de games de luta. Há mais na equação - muito mais.

Como estou falando com idiotas, vou tentar dizer claramente: Vocês patos assistem a esses vídeos da maneira errada. Em particular, vocês os veem de forma passiva. Toda uma vida de assistir futebol engordando no sofá desenvolveu esses hábitos lamentáveis. Você vê uma luta, e você apenas se recosta e a assiste como ao programa do Faustão. Você não a está vivendo junto aos jogadores, tentando pensar como eles pensam, em tempo real - - você está apenas sugando tudo como a esponja invertebrada que você é. Para realmente apreciar o que está acontecendo, você precisa sentir a tensão, e tentar reagir como eles reagem.

A típica avaliação de luta do pato acontece assim: Você assiste ao vídeo inteiro, e aí pensa em todos os momentos onde alguém aparentou desperdiçar uma vantagem, errar algo, etc. Agora, a primeira marca identificável do pato de fórum (o mais moderno, barulhento (apesar de felizmente sem cheiro) descendente do pato de Shopping) é que ele sempre assiste a vídeos com respeito pelo que eles dizem sobre ELE próprio e suas preciosas habilidades. Ele não está assistindo para entender (se ele o fizesse, ele dificilmente seria o pato que prova ser), ele está assistindo para tentar se sentir bem quanto a si próprio, e talvez encontrar uma tática ou combo simples que ele possa afanar. Ele sente-se bem tentando imaginar a si mesmo jogando a luta, e pensando quão bem ele iria desempenhar contra os melhores. Agora perceba, isto não é feito levantando sua bunda para realmente agir - oh céus não (insira desculpa sobre dinheiro/pais/namorada/trabalho/ser muito malandro, etc, aqui), mas em vez disso, tentando inserir a si próprio em uma luta aleatória que viu (uma variação relacionada da mesma tática do pato: a chocante e tola festa de transferência de "Bem... eu posso vencer fulano e sicrano, que uma vez jogou contra um cara que uma vez ficou no top 19 de um campeonato em Sampa, então tecnicamente, de acordo com lógica-temática, quer dizer que eu sou muito bom." E ele nem precisa sair do Shopping pra perceber isso!).

Como seu motivador pato é sempre pensar o melhor de si próprio, em vez de entender a verdade, uma tática favorita de avaliação é tirar algo completamente fora de contexto. Isto é feito ingenuamente ignorando todas as expectativas, padrões de jogo, vantagens psicológicas, e momentum que o outro jogador tenha estabelecido, e focando apenas em um incidente isolado. O que isso conquista é deixar o pato pensar que "PutzGrila, eu podia ter um dado um shory nisso", ou qualquer coisa assim. Bzz. Você não somente falha em perceber quão fácil é dizer "eu podia dar shory nisso" quando você JÁ SABE O QUE VAI ACONTECER (essa é a variante especial, somente para scrubs, do shory psíquico (1): o shory de quem já sabia!), mas o fato óbvio é que você NÃO PODERIA. Se você pudesse, você estaria vencendo torneios também, em vez de fazendo beicinho em casa e descarregando suas frustrações no modo training (patos em casa estarão usando sua malinha de desculpas neste momento, de novo).

Aqui vão algumas dicas de como assistir a essas lutas:

Procure pelo que os jogadores NÃO fazem. "Mais comu algo interessanti podi contecê si um montaum di vida naum tá sumino, ou si naum tem uma ex-plos-auuum gigante na tela, ou ao menos um daqueles supers bagulhos todo coloridos?". Eu sei que isto é difícil, mané, mas continue comigo. Sim, é importante notar o que eles fazem (com Kim, não pule, bata com chute fraco, dê muitas rasteiras, etc...) mas muitas vezes é mais importante notar o que eles *não* fazem. Por que eles não estão tentando o combo grande de Magnetic Tempest com o Magneto? "Uuuh, eu sei, é pruque eles saum ruins, né?"Bzz. Desculpe, caipirão, há um pouco mais na resposta.

Eu já cobri isto basicamente em outro artigo. Você não deve oferecer oportunidades se você não for obrigado. De fato, você não deve oferecer nada, de forma alguma - você deve ser minimalista em todos os aspectos. Pense em seus filmes ruins de kung-fu se ajudar (imagens de filmes ruins de kung-fu parecem influenciar bastante o pensamento dos patos). Quem é o poderosão? O Senhor Punhos Voadores que está dando 12 milhões de ataques por segundo, ou o cara calmo, frio, e discreto que está acertando cada golpe com um único movimento bem aplicado? Há uma sequência como essa em praticamente todos esses filmes. Quando aplicada a torneios (que é ao que você está assistindo) eu a chamo de teoria do menor denominador comum - assim como o Sr. Frio, você deve fazer o mínimo necessário para garantir a vitória. E, em vez de uma vergonha, esta é uma habilidade fundamental.

Torneios, mesmo para profissionais experientes, são ambientes tensos. Assim, você frequentemente vê MAIS erros, e não menos, em filmagens de torneios sérios. Pode também haver uma tendência de ligeiro conservadorismo, porque nem sempre as pessoas confiam em si para tentar as jogadas mais deslumbrantes. Outra coisa que observadores de fora não percebem nessas lutas é que elas IMPORTAM. Para qualquer um que nunca foi a um torneio real (e não, juntar seus 10 amigos no Shopping e fotocopiar um flyer não quer dizer que você esteve em um torneio real, favor sentar-se), isso é extremamente difícil de apreender. Eles estão pensando ("Mas que p****- é o mesmo jogo que eu jogo toda hora, não é?" Sim, mas geralmente não. Jogar em torneios diverge extremamente de jogar de forma casual. No meu primeiro grande torneio consegui uma sequência de vitórias de uma hora, contra todos os melhores jogadores, antes do torneio começar; eu era uma máquina. Então quando o torneio começou, precisei de muito esforço para chegar ao top 16 (esse era um torneio de 256 pessoas), e fui espancado por um cara que eu havia vencido com facilidade antes (e voltaria a vencer com facilidade depois). Quando você chegar de verdade ao seu primeiro torneio, então você saberá do que eu estou falando. O pior que você já havia enfrentado era aquele rapazinho falastrão que trabalhava no Bob's, e se ele conseguisse te vencer, a única coisa no caminho entre você e a vingança era uma viagem ao caixa para comprar novas fichas. Agora não. Se você bobear, está fora. E *esses* rapazinhos falastrões vivem a 3 mil quilômetros de distância - não vai haver nenhuma chance de vingança. E você não está jogando apenas para ficar na máquina - têm coisas de verdade envolvidas aqui, sem mencionar os direitos de se gabar. Você pode dizer a si mesmo que isso não importa de verdade, mas (se você é bom o bastante para ter uma chance de vencer), seu estômago não vai acreditar em você. Desta forma, você deve conservar toda a sua energia mental, e ser tão focado quanto o possível. Você não deve "firular" a não ser que seja necessário. Pergunte a qualquer um sobre seu primeiro torneio. É diferente do que você pensa. Você não sabe. Então se cale.

Voltando à ampla variedade de patos críticos. Como eu *sei* que eles não sabem do que estão falando? Eles mesmos provam isso. Novamente, eu lhes peço para olhar o que *não* acontece. O que falta da parte desses otários é qualquer contribuição real. Isto é o que você não acha: comentários sobre como (movimento x) vence/inibe aquele ataque/sequência com facilidade. Ou como isso e aquilo não podem retaliar contra esse movimento, e porque você deveria conduzir seus ataques ao redor disso. E por aí vai. Para esclarecer, o que você não ouve são conhecimentos de valor - em vez disso você recebe as opiniões vazias de alguém que está provando que não entende só por abrir a boca. Pior que nada. Se você me mostrar uma luta média entre dois patos, eu posso lhe dizer um milhão de coisas que eles estão fazendo errado. Vocês patos críticos sem nome, no entanto, não conseguem dizer nada além de conceitos frouxos como "hã, você devia, hãn, rolar mais!", ou a eternizada pelo tempo "pule quando ele atirar magias!". Aqueles acima da terceira série podem perceber que "Ei, eu não tenho nada a dizer porque, embora sem um visual deslumbrante, essa é uma jogabilidade muito sólida". Mas em vez disso o pato precisa se convencer que ele é um grande homem ao anunciar publicamente que ele não viu *nada de mais*. Se *ele* estivesse lá, *ele* teria vencido com facilidade. Exatamente como? Éeee, sem comentários. Tudo que eles podem oferecer são palpites vazios, de quem já assistiu aos vídeos e já sabe exatamente o que vai acontecer. Alguém precisa ser lembrado de que ele provavelmente poderia vencer se ele soubesse todos os movimentos que o oponente vai fazer antes mesmo da luta começar? Então cale a boca.


Tudo se resume a isso: se você é burro demais para apreciar os recursos inestimáveis que está recebendo, de graça, com uma pequena taça e cerejas no topo, tente ao menos não revelar isso. Antes de postar, pare um momento para refletir. Recomponha-se, respire fundo, olhe no espelho, e considere com sinceridade: Eu sou um completo imbecil? Agradeço antecipadamente.


(1). Shory psíquico – Fazer antiaéreos prevendo e antecipando a reação de um oponente.

 

Fonte: Portal Versus, originalmente da Série de Artigos "Domination 101" por Seth Killian"

 

 

Bônus! Algumas postagens da conta "ScrubQuotesX" do Twitter, que posta tipicamente as falácias e "pérolas" de scrubs nos meios sociais.

 

[tweet]https://twitter.com/Drink_Clorox/status/754771396467621888[/tweet]

 

[tweet]https://twitter.com/corpseofktulu/status/754757836949729280[/tweet]

 

[tweet]https://twitter.com/ScrubQuotesX/status/754493498859159553[/tweet]

 

[tweet]https://twitter.com/ScrubQuotesX/status/757110845482553344[/tweet]

 

[tweet]https://twitter.com/ScrubQuotesX/status/757111294151450624[/tweet]

 

[tweet]https://twitter.com/MyNameIsSagat/status/750867219878338560[/tweet]

 

Sigam aquela conta para mais pérolas como estas^

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...