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Teoria de como melhorar em jogos de luta (Por Machaboo e Minami)


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Machaboo



Baseado em alguns Tweets recents de Minami e um blogpost feito pelo Machaboo (Melhor jogador de Guilty Gear no Japão).

Lista de tendências que pessoas com dificuldade em melhorar possuem (baseado nos Tweets de Minami)
  • Cabeça-dura/Mente fechada
  • Fazem as mesmas coisas repentinamente
  • Muito orgulhosos
  • Não ouvem conselhos
  • Fixações estranhas
  • Preferem personagens fracos e trolls
  • Não aceitam situações onde o oponente força mindgames e RPS (pedra-papel-tesoura) neles
  • Se fixam mais na partida presente do que a longo prazo
  • Mais obcecados em vencer do que aprender com as partidas
  • Priorizam vencer ao invés de aprender
  • Campo de visão estreito
  • Gostam de wakarangoroshi (vencer o oponente com coisas que eles não dominam/entendem)
  • Excesso de confiança em ler o oponente
  • Pouca paciência
  • Se irritar e deixar isso afetar seu jogo de maneira negativa
  • Não pensa do ponto de vista do oponente

 

Lista de tendências encontradas em pessoas que melhoram rapidamente
  • Têm mente aberta
  • Honestidade
  • Pensam de forma flexível
  • Sempre tentam novas coisas
  • Muito pacientes
  • Treinam aos poucos e sem pressa
  • Não se importam em perder
  • Focam mais no que transcorre durante a luta do que o resultado
  • Gostam muito do jogo
  • Têm interesse em outros personagens e nas lutas de outros jogadores



Teoria de Machaboo em como melhorar em jogos de luta


A primeira coisa a se fazer é decidir um objetivo. Sem um objetivo é difícil manter a motivação, e perder o interesse dificulta a melhora. Quanto menor o objetivo, melhor. Se você quiser demais, vai parecer impossível e há o risco de perder a motivação no meio do caminho, pois parece que você nunca está chegando ao objetivo. Se você assistir a uma luta de um Top Player e tentar ser como eles, você ficará desapontado. Soa desagradável, mas você tem que entender que é um iniciante e precisa ter objetivos pequenos enquanto curte o jogo no seu ritmo. Este é o caminho mais curto para melhorar. Até mesmo Top Players foram ruins um dia, então não se apresse.

A próxima coisa é ser capaz de controlar seu personagem livremente. Por exemplo em Guilty Gear, se for pedido que faça um Airdash, há uma enorme diferença entre ser capaz ou não de faze-lo. Se você já for bom com movimentos básicos, então é mais fácil aprender novas coisas. Quando estiver sendo ensinado novas coisas, se você for capaz de executa-las imediatamente, você aprenderá mais rapidamente.

Como melhorar a execução então? Só mesmo jogando com o controle. Seja jogando várias partidas, seja fazendo vários combos no Training Mode, tudo é válido contanto que você jogue nele. Como observação, quando eu (Machaboo) estava jogando Street Fighter, eu usava um personagem com especial de mash, mas não conseguia executar bem ele. Depois que entendi a maneira certa de faze-lo, eu treinava sempre que possível simulando o timing batendo na minha perna. Quando jogava, eu era capaz de fazer o especial. Esse tipo de treinamento simulado é bem importante.

E por último, entender os sentimentos do oponente e o que eles pensam. Essa é a parte mais difícil, mas também a mais importante. Você pode aprender sobre seu oponente só olhando para a tela. Por exemplo, há projeteis em jogos de luta, como o Hadouken. Para vencer o Hadouken, você precisa pular para frente. Imagine a seguinte situação, o oponente pulou para frente depois de 2 Hadoukens em uma partida. Pense porque ele pulou em 8 ou 9 de 10 casos... é porque provavelmente ele não queria defender o Hadouken, ele queria pular sobre ele para vence-lo.
O exemplo do Hadouken é simples, mas entender os pensamentos do oponente a partir de sua movimentação funciona em vários tipos de situações em uma partida. Se você puder entender seu oponente baseado na movimentação dessa forma em diferentes situações, você vai se sobressair em mindgames, aí o jogo se torna mais divertido e você com certeza ficará mais forte. Se você conseguir entender o que o oponente está pensando, mas eles não puderem entender o que você está pensando, você terá uma enorme vantagem. Controla-los na palma de sua mão se torna fácil. Quando há diferença nas habilidades e um jogador apanha feio, este é o principal motivo.

A propósito, falam bastante que você ficará mais forte rapidamente usando um personagem básico. O motivo é que você tem mais chances de jogar com o mindgame e aprende-lo. Se você usa um personagem peculiar, e vence, é porque o oponente não compreendeu seu personagem, e não há mindgame envolvido. Neste caso, você não treinará o mindgame e isso limitará sua capacidade de se fortalecer. Personagens básicos são fáceis de serem compreendidos, então você precisa ao menos jogar com o mindgame para vencer. O motivo pelo qual recomendo personagens básicos para novos jogadores é este, além de serem fáceis de controlar.

Compreender as intenções do oponente a partir dos golpes que ele usa requer muito conhecimento e experiência, então você não será capaz de fazer isso logo de cara. Mas no final esta é a coisa mais importante em jogos de luta.

Então, após se acostumar com os controles, jogar enquanto presta atenção ao que o oponente está pensando é o caminho certo. Se você jogar contra alguém mais forte, coloque alguma intenção por trás dos golpes e use-os. Você com certeza verá ele respondendo contra suas intenções, e isso é bem divertido.

Após aprender essas coisas, você precisa pensar, pensar e pensar enquanto joga e se diverte. A condição de vitória em jogos de luta é vencer o oponente em menos de 99 segundos, ou ter mais vida do que ele após 99 segundos. Tenha isso em mente, e pense enquanto joga. Se divertir facilita jogar e melhorar.

E também, hoje em dia é bem fácil receber conselhos de Top Players. Embora não seja ruim receber conselhos, se você depender muito deles, sua própria forma de pensar não vai melhorar. Antes de pedir conselho à alguém, é importante pensar bastante por si só.




Fonte: Reddit, traduzido do japonês por @Satsua
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