Jump to content

Construção de Estratégias (Daigo's Notes Volume 1)


Recommended Posts

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1491938925.png

 

Originalmente escrito por @daigothebeast
Traduzido para o inglês com a permissão de Daigo por @jiyunajp


"Primeiro quero falar sobre o que eu acho das 6 principais habilidades para jogadores de jogos de luta. Elas são...

  • 1) Execução

A capacidade de fazer comandos rapidamente e corretamente.

  • 2) Capacidade de Descobrir

A capacidade de descobrir golpes e técnicas fortes.

  • 3) Reações

Não é simplesmente a velocidade de reação, e sim a capacidade de se manter e pensar em um jogo rápido. Também pode ser chamado de velocidade de pensar.

  • 4) Força de Vontade/Perseverança

Não é só importante nas lutas diárias... mas em torneios e outras situações que demandam muita pressão, é extremamente importante.

  • 5) Memória

O oposto da Força de Vontade... não é tão importante em torneios ou situações relativamente curtas, mas em jogatinas mais longas ou casuais é muito importante para manter um winrate positivo.

  • 6) Capacidade de Construir Estratégias

Em jogos de luta, essa geralmente é a habilidade mais importante para vencer. Se você conseguir vencer o oponente neste aspecto, não tem como perder.

Neste Stream, vou explicar como construir uma boa estratégia. A Capacidade de Descobrir se tornou um tanto sem sentido graças a Internet, já que os jogadores não podem "patentear" suas técnicas ou estratégias. Execução e Reações, sua importância depende do jogo. Por exemplo, em SFV execução não é uma habilidade muito importante. E finalmente, Memória e Força de Vontade são habilidades que cada indivíduo possui, então elas são difíceis de ensinar por um Stream. Portanto, a melhor habilidade para qualquer jogador focar é a Capacidade de Construir Estratégias, então gostaria de explicar isso agora.

Primeiro, você deve buscar a estratégia correta para vencer. Quanto mais estratégias você possuir, mais forte cada estratégia individual se torna. Por exemplo...

ESTRATÉGIA #1 - Prender a movimentação do oponente guardando barra até que o life dele esteja baixo o suficiente para morrer com um Super Combo.

[Vantagens]
  • 1) Mesmo se você perder um Round, você terá barra para o próximo Round.
  • 2) Diminui a chance do oponente ativar o V-Trigger duas vezes no mesmo Round.
  • 3) Você não precisa lidar com um oponente com "magic pixel (life)"
  • 4) Já que você está apenas focando em diminuir o life do oponente até certo ponto, essa é uma estratégia fácil que qualquer um pode implementar.

[Desvantagens]

  • 1) Se você vencer usando essa estratégia, você não terá barra no próximo Round.
  • 2) Já que você está guardando barra para ganhar, sua eficiência em ganhar barra será ruim (porque nesse jogo você ganha barra até quando leva hits).

 

ESTRATÉGIA #2 - Levar o oponente para o canto e ganhar com mixups 50/50 de Throws.

[Vantagens]
  • 1) Muito eficiente em ganho de barra.
  • 2) Fácil de causar Dizzy/Stun.
  • 3) Há a chance de vencer sem deixar o oponente ativar o V-Trigger.

[Desvantagens]

  • 1) Já que é fácil levar dano enquanto se leva o oponente para o canto, se você falhar em leva-lo para o canto ou deixa-los escapar, suas chances de vitória caem drasticamente.


ESTRATÉGIA #3 - Usar projéteis no Neutro para diminuir o life do oponente, cortar a ofensiva dele, e vencer. O foco dessa estratégia é não ser encurralado no canto.

[Vantagens]
  • 1) Você pode facilmente observar a luta enquanto executa essa estratégia, então você pode ajustar com segurança essa estratégia e ganhar, mesmo em lutas curtas.
  • 2) Você pode facilmente mudar para a Estratégia #1 enquanto executa essa tática.

[Desvantagens]

  • 1) Se você não vencer com o Super (Estratégia #1), então as chances de seu oponente ativar o V-Trigger duas vezes no mesmo Round são altas.
  • 2) Você tem mais chances de enfrentar um oponente com "magic pixel (life)".
  • 3) Há o risco de ser jogado no canto e então rapidamente perder o Round.


Agora que você já conhece algumas estratégias, você precisa escolher uma baseada no plano de jogo do oponente. Por exemplo, contra personagens como Dhalsim e Nash, lutar no meio da tela contra eles é difícil então você não tem escolha a não ser levá-los para o canto (assumindo que o oponente conheça o matchup). Por outro lado, levar personagens como Mika e Cammy para o canto é difícil, então você não tem escolha a não ser usar a Estratégia #3.

Após escolher uma estratégia, você precisa pensar como fazer ela dar certo. Como posso levar meu oponente para o canto? Como posso evitar ser colocado do canto? A coisa importante aqui é que assim que você decide usar uma estratégia, você precisar parar de focar em fazer dano e pensar mais em fazer a estratégia funcionar. Por exemplo, se você escolher a Estratégia #2 (Levar pro canto), você não pode usar seu HK Tatsu (pois você trocará de lado com o oponente), e mesmo se você estiver na distância para um combo com Shoryuken, você deve sacrificar o dano e usar o MK Tatsu (para levar pro canto). Não pense sobre abrir o oponente no Neutro, apenas foque em faze-los defender e leva-los para o canto. Assim que você o coloca no canto, é aí que você foca em quebrar a defesa deles e vencer.

Se você escolher a Estratégia #1, mesmo que você tenha a oportunidade para acertar o Super Combo, você não deve usá-lo a menos que mate."

(Fim das anotações. Veja o Stream para um final mais conclusivo)

Fonte: TwitLonger

  • Upvote 3
Link to post
Share on other sites
  • 1 year later...

Ótimo post, boas estrategias para qualquer game de luta, gostaria de saber se tem mais,

mesmo que não esteja em português, ha não ser que tenha sido tirado de um video ai fica mais difícil traduzir.

Link to post
Share on other sites

Ótimo post, boas estrategias para qualquer game de luta, gostaria de saber se tem mais,

mesmo que não esteja em português, ha não ser que tenha sido tirado de um video ai fica mais difícil traduzir.

Daigo escreveu mais dicas como estas, mas ainda não tive a chance de traduzir... se eu reencontrar a série postarei aqui! :D

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...