Jump to content

[GGXrd] Aplicações para o Blitz Shield


Recommended Posts

O Blitz Shield é uma mecânica nova que foi adicionada em Xrd, que funciona de forma bem similar ao Guard Impact de Soul Calibur. Ao custo de 25% da sua barra de Tension, você pode executar uma defesa especial que por durante um certo período de frames (12 frames de pé, 10 frames agachado, e 8 frames no ar), lhe permite parar completamente o ataque do oponente, e o deixar invulnerável a um contra-ataque seu, tendo apenas como mandar outro Blitz Shield como opção para se proteger. O Blitz Shield é executado se apertando High Slash junto com qualquer outro botão que não seja dust, e só pode ser executado se o manche estiver na posição neutra (ou agachado neutro).

 

A forma como se usa Blitz Shield é bem similar a forma como se usa Guard Impact na série Soul Calibur, e deverás semelhante a forma como se usa parries em 3rd Strike. É importante começar ressaltando que, Blitz Shield é uma tática que requer comprometimento, além de gastar 25% da sua barra de Tension (ganhando 12,5% de volta caso seja bem sucedida), você não pode usar sua defesa normal enquanto a executa, e o tempo de recuperação é enorme e caso você seja atingido durante ele, estará num estado de Counter Hit, portanto, não é algo que da para abusar numa partida, você tem que saber COMO e QUANDO usar. Existem diversas situações aonde arriscar um Blitz Shield pode ser muito bom, e cito algumas delas logo abaixo:

 

1- Lendo o oponente, e tendo certeza da sua intenção de ataque.

 

Assim como o Parry e o Guard Impact, o Blitz Shield não está aqui para substituir sua defesa padrão, ele é extremamente arriscado de se tentar e unsafe, então você ainda vai preferir apenas defender normalmente na maior parte do tempo. Entretanto, existem aquelas situações que você não precisa defender, que você já SABE que seu oponente fará algo contra você. Pensa bem, se nas últimas 5 vezes que seu oponente defendeu aquele seu ataque -2 ele fez um 2P logo em seguida para se aproveitar que tem vantagens de frames, então as chances dele fazer um 2P pela sexta vez seguidas são extremamente altas, e ao invés de apenas defender ele, você pode ler esse padrão do seu oponente, e o punir com isso com um Blitz Shield, lhe garantindo assim a vantagem de volta e a possibilidade de dar dano em seu oponente. Essas são situações aonde o uso de Blitz Shield é 95% garantido que vai funcionar, pois você está lendo os hábitos do oponente, e esta pensando em como punir tais hábitos, portanto o oponente só vai escapar disso se ele for muito cagado e fazer algo diferente justo quando você resolveu dar Blitz Shield, ou se ele for um jogador extremamente inteligente que tava tendo tais hábitos de propósito, tentando te induzir a fazer um Blitz Shield pois assim, ele poderia te punir por isso. Ambos os casos não são muito comuns, e na grande maioria dos casos você vai conseguir repelir o golpe do oponente se você tiver uma boa leitura do seu jogo, então leia seu oponente, e o puna por ser um livro aberto.

 

2- Usando contra o okizeme do oponente.

 

Essa é uma aplicação BEM arriscada, pois okizemes nesse jogo costumam garantir mix-ups muito bons que levam a um ótimo dano, se você advinhar errado ou se seu oponente usar um golpe mais lerdo você vai se deixar em estado de Counter Hit, e irá pagar caro por isso. Além disso, certos personagens fazem okizeme colocando um projétil antes para você ser forçado a defender enquanto estiver se levantando, e nesses casos, o Blitz Shield é inútil e você será forçado a defender. Mesmo com tudo isso, usar um Blitz Shield num okizeme crítico pode ser o fator decisivo entre perder a partida ou virar ela, sua chance de comeback, por isso, se você tiver uma ideia da intenção do seu oponente durante o okizeme (existem aqueles casos que está óbvio que vão tentar um overhead contra você, por exemplo) e estiver disposto (ou precisar muito) arriscar, use. É bem arriscado, mas da mesma forma que tem seus riscos, tem suas recompensas também, e a recompensa é boa o suficiente pra justificar tal risco. Novamente, lembre-se que Blitz Shield n está ae para substituir sua defesa, mas sim para você ter uma opção a mais caso você saiba o que seu oponente está fazendo, para você não ser obrigado a defender tudo.

 

Alias, eu não entendo qual foi a intenção dos desenvolvedores ao fazer com que Blitz Shield contra projéteis não atinja seu adversário. Isso por si só já nerfaria e muito os personagens como a Millia, que podem ganhar o round só em okizeme se conseguirem te acertar uma vez. Para não ficar um recurso extremamente forte, poderia ser algo que desse para baitar, defender e punir, mesmo com o oponente acertando o Blitz Shield em seu projétil.

 

3- Blitz Shield em situações pseudo-garantidas de se acertar

 

Existem certas situações que acertar um Blitz Shield só não será 100% garantido se seu oponente cancelar o golpe com algum Roman Cancel, e como isso não é frequente pra esses golpes (e se o oponente fizer, foi porque ele LEU que você ia fazer um Blitz Shield, e foi inteligente o suficiente para gastar barra e não ser punido) o Blitz Shield pode acabar se tornando uma forma muito boa e garantida de interromper a pressão do seu oponente. Casos aonde Blitz Shield vai ser garantido geralmente envolvem ataques multi hits que tenham uma brecha grande o suficiente nele para você poder mandar algum golpe. Não tenho muitos exemplos a dar porque comprei o jogo faz poucos dias, mas um exemplo seria o cross-up ambiguo do Bedman (236S ou 236H, não sei ao certo), aonde ele acerta um hit enquanto sobe na tela, e depois acerta outro hit caindo com tudo pra cima do oponente. Apenas defenda o primeiro hit, solte o manche, e mande um Blitz Shield e o puna, simple as that.

 

4- o mix-up pós Blitz Shield

 

Assim como o Guard Impact em Soul Calibur, o Blitz Shield não te garante um combo de graça (well... apenas se o cara estiver com menos de 25% da barra cheia), após acertar um, seu oponente fica vulnerável mas ele ainda pode responder com um Blitz Shield seu, e embora seja arriscado, se ele conseguir ele irá repelir seu golpe, e você estará desencorajado em arriscar de novo um Blitz Shield pois isso gasta barra. Então enquanto estiver treinando Blitz Shield, você deve praticar combos variados com o intuito de mixar seu oponente, treine um combo a a partir de um golpe que vença o Blitz Shield agachado, um combo a partir de um golpe que vença o Blitz Shield de pé, um combo que acerte caso seu Blitz Shield foi contra um golpe aéreo, e treine seu melhor combo com um starter Counter Hit, pois se você conseguir ler seu oponente e baitar o Blitz Shield dele, logo em seguida ele estará em estado de Counter Hit, e você poderá dar um dano imenso de graça nele. Então tenha isso em mente, o Blitz Shield não lhe dá dano garantido, mas sim uma situação muito boa de mix-up pra você.

 

Devem existir mais aplicações muito boas, mas essas são as melhores que conheço até o momento.

  • Upvote 4
Link to post
Share on other sites

Quero adicionar algo:

 

existem aquelas situações que você não precisa defender, que você já SABE que seu oponente fará algo contra você.
Isso é algo que também aprendi jogando Soul Calibur, e que quem ja me enfrentou online no Xrd deve ter percebido q gosto de fazer muito com Ride The Lightning (mais do que eu deveria até...) mas nas situações q vc sabe q seu oponente VAI atacar, vc n precisa fazer apenas Blitz Shield contra ele, vc pode usar algum golpe invencível também. É algo extremamente arriscado, mas com uma boa recompensa, então é legal de se ter em seu arsenal. Basicamente, existem situações no jogo aonde fica meio claro que um jogador pode apertar botões e o outro não, e o que golpes invencíveis fazem é "quebrar" essa regra e deixar o cara que não pode apertar botão punir o cara que pode por ter apertado. A situação mais conhecida é a do wake-up, mas tem outras situações também. O Bridal Express da Elphelt é um exemplo, a Elphelt fica em -5, então os jogadores ja tem em sua mente q eles podem apertar botão depois que vai dar counter em qualquer coisa q ela tentar fazer (isso se não punir ela). Eu não sei se a Elphelt tem algum overdrive invencível, mas se ela tiver, ela pode de vez em quando usar o Bridal Express como bait pra fazer o cara apertar botão, e logo em seguida mandar o Overdrive. É arriscado? Sim, e muito, mas a recompensa é alta tanto em termos de dano na barra da tela quanto dano mental no cara (a pessoa deve ficar puta de levar uma coisa dessas), então é bom o suficiente pra usar de vez em quando... apenas n abuse, senão vai ficar previsível e ninguém mais vai cair pra isso.
Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Eu me esqueço bastante dessa mecânica, eu não sabia do punish no Bedman e com certeza a cama caindo dos céus é bem fácil de ser punido!

Também pode ser usado na brecha do Charged Stun Edge no Ky, para conter um possível mixup dele.

Outra ocasião útil é contra a Elphelt e o Okizeme de granada dela.

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...