Jump to content

A hipocrisia da FGC


Recommended Posts

Eu não sei se esse tópico vai ser bem recebido. É apenas a minha opinião e eu sei que é uma opinião bem "ofensiva" mas é algo que PRECISO falar.

 

Recentemente foi relevado os nove jogos que farão parte da EVO 2016, e isso gerou diversas discussões pelas redes sociais. Embora ao meu ver seja uma lista PERFEITA de jogos pois está extremamente bem variada, sendo o primeiro ano que cada gênero de jogo de luta está sendo representado (excluindo talvez o gênero de Dead or Alive, que ao meu ver é um gênero separado de VF, Soul Calibur e Tekken), muita gente está reclamando da falta de Ultra Street Fighter IV, e reclamando de ter apenas Street Fighter V na line-up, reclamando da EVO ter removido o jogo por causa de um jogo novo, falando que foram comprados pela Capcom, etc…

Já vou avisando que o texto que irei escrever abaixo vai ser BEM emotivo, e muito provavelmente vai conter palavrões também, pois estarei falando de diversas coisas desagradáveis que presenciei durante meus 6 anos como jogador de jogos de luta.

Para começar, a atitude da comunidade de Ultra Street Fighter IV está sendo PURAMENTE DOUBLE STANDARD. A tradução direta pro Português acho que fica Dois Pesos, e Duas Medidas, mas aqui vai o significado do termo em inglês:

“Uma regra ou princípio que é injustamente aplicada em diferentes maneiras para diferentes pessoas ou grupos.”

Em outras palavras, discriminação é um tipo de Double Standard. Eu estou jogando jogos de luta ja fazem 6 anos agora, e como nunca fui muito fã de Street Fighter IV eu sempre buscava outros jogos pra jogar. Já joguei BlazBlue, Persona, Tekken, Soul Calibur, Dead or Alive, Melty Blood, Virtua Fighter, etc… e em todos os jogos que eu citei, eu buscava uma forma de jogar competitivamente em torneios e uma maneira de promover o jogo e comunidade, e uma das “pancadas” mais fortes que recebi na minha vida foi quando eu descobri que em 2012 (o ano que eu pretendia ir pra EVO, e eu fui) BlazBlue não estaria na line-up. Mas não apenas BlazBlue, NENHUM JOGO ANIME (que era o meu estilo favorito de jogo na época) estaria na line-up, e embora isso tenha me magoado profundamente, o que veio depois me magoou mais ainda. Diversas pessoas falando como se isso tivesse sido nossa culpa, de que o jogo (e o gênero anime em si) não presta, de que a comunidade era pequena e não dava suporte aos torneios (o que alguns anos depois se provou ser MENTIRA, visto que desde 2013 não teve um ano sequer que um jogo anime não esteve presente na EVO), e também, que jogos de luta era sobre DINHEIRO, e que esses jogos eram menos conhecidos e não tinham. Eventualmente eu parei de jogar BlazBlue, mas isso é um padrão que me acompanhou por diversos jogos que joguei depois (Soul Calibur V teve mais que 300 competidores no ano que esteve na EVO – derrotando Mortal Kombat naquele ano – e foi removido pra sempre do torneio, Dead or Alive nunca teve seu direito de fazer parte da EVO mesmo tendo torneios nos EUA com mais de 100 inscritos e com uma comunidade tão ativa no jogo que consegue vencer jogadores japoneses na sua própria casa, Tekken quase foi removido da EVO e só está lá até hoje graças ao MarkMan), e sempre, mas SEMPRE, a comunidade da Capcom (e EM ESPECIAL A COMUNIDADE DE STREET FIGHTER IV) falava que era assim que devia ser, que esses jogos não tinham comunidades fortes o bastante para segurar eles (MESMO QUANDO TINHAM), que esses jogos já estavam velhos demais para participar da EVO, que esses jogos não mereciam uma vaga por serem ruins, que esses jogos não tinham grana ou suporte da empresa, etc… e isso ainda acontece até hoje, tanto é que Dead or Alive 5 é constantemente atualizado desde 2012 e ATÉ HOJE não teve uma vaga na EVO em nenhum ano. Alguns falam que o motivo é pelo fanservice, mas ESSAS MESMAS PESSOAS DEFENDEM AS ROUPAS ALTERNATIVAS DO STREET FIGHTER V!

Agora, meus amigos, quem vai sofrer tudo isso é a comunidade de Street Fighter IV, VOCÊS ESTÃO APENAS PLANTANDO O QUE COLHERAM. VOCÊS QUE FALARAM POR ANOS QUE DINHEIRO ERA MAIS IMPORTANTE QUE COMUNIDADE, VOCÊS QUE FALARAM POR ANOS QUE JOGOS VELHOS NÃO DEVEM SER JOGADOS, VOCÊS QUE FALARAM POR ANOS QUE OUTROS JOGOS NÃO MERECEM O SPOT POR SEREM JOGOS RUINS! VOCÊS SÃO A CULPA DE ESTAREM FORA DA EVO AGORA, POIS TODA A MERDA QUE VOCÊS FIZERAM PARA AS OUTRAS COMUNIDADES ESTÁ AFETANDO O JOGO DE VOCÊS AGORA! Nada é pra sempre, tudo chega a um fim, e se vocês tivessem sido inteligentes saberiam que um dia o legado do jogo ia acabar, mas não, resolveram deixar a FGC no estado crítico que está, e agora estão sofrendo as consequências disso! Karma is a bitch, e com Street Fighter V uma nova leva de jogadores vai surgir, essa nova leva ficará boa em jogos de luta e os 09ers que só jogaram Street Fighter 4 não vão aguentar o tranco de aprender o jogo e vão desistir ou voltar pro jogo antigo. Mas não pensem que SFIV será tão bem lembrado quanto Street Fighter 2 ou 3, ohohoho não, não vai. Essa nova leva de jogadores se identificará muito mais com Street Fighter 3 por conta das mecânicas, e após uns anos Street Fighter IV vai ser jogado no esquecimento como um jogo EXTREMAMENTE Kusoge em que ninguém mais consegue entender como fez sucesso.

E isso, É O QUE VOCÊS MERECEM, POIS FOI O QUE VOCÊS COLHERAM!

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Admito que essa situação, do porque SF4 teve que sair para dar lugar ao SF5, é bastante complexa e precisa de uma análise cuidadosa sem generalizações, pois há grupos divididos dentro da própria comunidade de SF4, e através de todos pontos de vista (Organizadores e jogadores).

No final das contas é impossível agradar a todos e não existe nenhuma decisão que possa satisfazer todos os lados, mas na minha opinião a decisão de remover Street Fighter IV e colocar Street Fighter V na line-up principal foi a mais racional e que traria mais benefícios.

 

Agora sobre BlazBlue não ter ido pra EVO 2012, foi sim também algo que causou bastante alvoroço na época. Muita gente ficou triste e frustrada, culpando isso e aquilo... mas no final o Stickbug, um dos organizadores mais respeitados e conhecidos nos Estados Unidos, meteu a real em todo mundo dizendo que era culpa da própria comunidade "anime" e sugeriu melhorias para que isso não acontecesse novamente. Eu inclusive traduzi um mega-texto dele do Dustloop (depois posto aqui) pois ele também deu várias dicas e instruções de como melhorar a comunidade e os torneios. Creio que seria perfeitamente aplicável em qualquer jogo e comunidade!

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Reli o texto, e na real, o St1ckbug até disse que a culpa era da comunidade de BB, mas ele deu muita ênfase no detalhe de que a FGC era preconceituosa e só tentava foder com a imagem do jogo, e que a solução era dar o foda-se pro que a FGC pensava e continuar promovendo o jogo eles mesmos. Que foi o que fizeram, mas nunca teria dado certo sem o primeiro Persona 4 Arena (que tinha uma IP de nome por trás).

 

Alias, no texto dele tem um video que mostra muito bem como o preconceito por anime na época era forte nos eua:

 

Link to post
Share on other sites

Na minha opinião, terem removido o SFIV do line-up é uma estratégia puramente comercial. Não tem nada a ver a "comunidade não está valorizando o jogo e contribuindo e tals...". Estratégia comercial. nada mais certo que isso. Um jogo novo está dando as caras (SFV) e a Capcom, como uma empresa, quer promover esse jogo novo. Ela precisa de novos jogadores, ela precisa vender mais seu jogo novo, ela precisa ganhar dinheiro. Gosto bastante de SFIV e admito que fiquei um tanto chateado com ele ter sido removido da EVO, mas compreendi quando olhei por esse lado. Empresa não é caridade. Ela precisa lucrar.

O fato de todo ano ter jogo fora da lista e os fãs causarem um alvoroço em cima disso é perfeitamente normal. Como Asura disse, Não se pode agradar todos. O evento, óbviamente trabalha em cima de um cronograma. Imagina tentar agradar a todas as bases de fãs colocando jogo a granel? Esse é outro motivo que devo acreditar ter contribuído para a remoção desse e outros jogos. Falta de espaço.

 

O que fiquei realmente chateado com a EVO desse ano não teve a ver com jogos de fora, mas sim com jogos de dentro. 3 jogos da Nintendo? WTF!!!

Isso sempre me incomodou. Desde quando a Nintendo faz jogos de luta? Smash Bros SEMPRE foi "party game" e sempre será. Basta procurar nesse fórum mesmo o que estou falando. Quem está aqui, óbviamente gosta de jogo de LUTA. Então deem uma olhada na parte de Smash bros aqui do fórum. Ninguém fala nada, comenta nada. Fala sério!

 

Sabem o que falei sobre não ter espaço para todos os jogos de luta? Pois bem, não tem. Mas percebe-se de longe que eles não possutem a mínima noção de como administrar esses espaços.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites
O que fiquei realmente chateado com a EVO desse ano não teve a ver com jogos de fora, mas sim com jogos de dentro. 3 jogos da Nintendo? WTF!!!

Isso sempre me incomodou. Desde quando a Nintendo faz jogos de luta? Smash Bros SEMPRE foi "party game" e sempre será. Basta procurar nesse fórum mesmo o que estou falando. Quem está aqui, óbviamente gosta de jogo de LUTA. Então deem uma olhada na parte de Smash bros aqui do fórum. Ninguém fala nada, comenta nada. Fala sério!

 

Sabem o que falei sobre não ter espaço para todos os jogos de luta? Pois bem, não tem. Mas percebe-se de longe que eles não possutem a mínima noção de como administrar esses espaços.

A questão do Smash é bem complicada, por um lado há quem ache que não é um jogo de luta (respeito quem acha ou não acha) e não merece tanto espaço em campeonatos tradicionais como a EVO, mas por outro lado foi um dos jogos mais populares e com mais inscritos na EVO 2015, ficando atrás só de Street Fighter IV. E como todo bom organizador sabe, número de inscrições é um dos fatores mais importantes na escolha de um jogo na line-up principal.

 

O Mr. Wizard disse mais ou menos que a escolha de Pokken foi baseada no potencial de haver uma grande comunidade por trás, como Smash e Melee por serem similares, e como esses dois bombaram na EVO 2015 nada mais justo do que dar uma chance pra Pokken.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

O que fiquei realmente chateado com a EVO desse ano não teve a ver com jogos de fora, mas sim com jogos de dentro. 3 jogos da Nintendo? WTF!!!

Isso sempre me incomodou. Desde quando a Nintendo faz jogos de luta? Smash Bros SEMPRE foi "party game" e sempre será. Basta procurar nesse fórum mesmo o que estou falando. Quem está aqui, óbviamente gosta de jogo de LUTA. Então deem uma olhada na parte de Smash bros aqui do fórum. Ninguém fala nada, comenta nada. Fala sério!

 

Sabem o que falei sobre não ter espaço para todos os jogos de luta? Pois bem, não tem. Mas percebe-se de longe que eles não possutem a mínima noção de como administrar esses espaços.

Não é algo justo falar que Smash n é jogo de luta só pq ninguém daqui comenta sobre. Virtua Fighter é um dos melhores jogos de lutas existentes e todo mundo concorda que é um jogo de luta, e só eu e mais uns 2 ou 3 de fórum falamos sobre ele.

 

Party game geralmente é um gênero atribuido para um jogo em que o foco são diversos mini games pra brincar com os amigos, Smash n é isso, Smash é um jogo de luta com o foco na diversão "braindead". Eu concordo plenamente q ele fica muito estranho se jogado a sério (e eu n gosto da comunidade do Melee), mas ainda sim n vejo motivos para n considerar ele um f-game.

 

Agora quanto ao Pokkén, é meio injusto falar q n merecia estar lá por ser um jogo da Nintendo. Os personagens podem ser dela, mas o jogo foi feito pela equipe do Tekken, e eles ja tem mais de 20 anos de experiência fazendo jogos de luta. na verdade Pokkén é um jogo da Namco que a Nintendo bancou.

 

EDIT: Pior que ultimamente sempre que falam de smash eu fico me perguntando o q teria acontecido se Skullgirls tivesse ganhado em 2013...

Link to post
Share on other sites

Pokken pode ter sido produzido por desenvolvedores que sabem fazer jogos de luta. Podem ter caprichado em balanceamento e competitividade. O problema mesmo é a Nintendo e seu Console. Leiam esse texto que representa tudo que uma empresa pode fazer para derrubar o que pode até ser um bom jogo de luta.

 

http://tay.kinja.com/the-competitive-problem-with-pokken-tournament-1756253288

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Não é algo justo falar que Smash n é jogo de luta só pq ninguém daqui comenta sobre. Virtua Fighter é um dos melhores jogos de lutas existentes e todo mundo concorda que é um jogo de luta, e só eu e mais uns 2 ou 3 de fórum falamos sobre ele.

 

Party game geralmente é um gênero atribuido para um jogo em que o foco são diversos mini games pra brincar com os amigos, Smash n é isso, Smash é um jogo de luta com o foco na diversão "braindead". Eu concordo plenamente q ele fica muito estranho se jogado a sério (e eu n gosto da comunidade do Melee), mas ainda sim n vejo motivos para n considerar ele um f-game.

 

Agora quanto ao Pokkén, é meio injusto falar q n merecia estar lá por ser um jogo da Nintendo. Os personagens podem ser dela, mas o jogo foi feito pela equipe do Tekken, e eles ja tem mais de 20 anos de experiência fazendo jogos de luta. na verdade Pokkén é um jogo da Namco que a Nintendo bancou.

 

EDIT: Pior que ultimamente sempre que falam de smash eu fico me perguntando o q teria acontecido se Skullgirls tivesse ganhado em 2013...

Não me leve a mal. Eu gosto bastante de Smash. Já foi jogo de me fazer comprar console. Mas não enxergo ele a esse nível de competição.

Link to post
Share on other sites

Pokken pode ter sido produzido por desenvolvedores que sabem fazer jogos de luta. Podem ter caprichado em balanceamento e competitividade. O problema mesmo é a Nintendo e seu Console. Leiam esse texto que representa tudo que uma empresa pode fazer para derrubar o que pode até ser um bom jogo de luta.

 

http://tay.kinja.com/the-competitive-problem-with-pokken-tournament-1756253288

Gostei demais do texto, valeu por postar! Eu confesso que não sabia que existiam tantas limitações técnicas, como dito no texto, a parte de multiplayer é bem diferente do que estamos acostumados pois trás diversas limitações na hora de organizar um evento. Ao que me parece a inovação teve um preço bem alto.

 

Só nos resta ver como será na hora do "vamo ver" na EVO 2016!

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Pokken pode ter sido produzido por desenvolvedores que sabem fazer jogos de luta. Podem ter caprichado em balanceamento e competitividade. O problema mesmo é a Nintendo e seu Console. Leiam esse texto que representa tudo que uma empresa pode fazer para derrubar o que pode até ser um bom jogo de luta.

 

http://tay.kinja.com/the-competitive-problem-with-pokken-tournament-1756253288

Esses problemas não são algo que acontecem por causa da Nintendo, mas sim por causa do gênero de Pokkén (3D arena). Gundam Extreme VS só pode ser jogado em Lan também, e até mesmo o side tournament que participei dele na EVO 2012 usava 4 PS3 e 4 TVs para rodar apenas uma partida (já que o jogo era 2v2), e isso não deixou o jogo menos competitivo, pelo contrário, é o mais jogado do Japão há anos.

 

Além disso, já era meio óbvio que Pokkén teria como ser jogado em 2 jogadores com um usando o GamePad pq todo jogo multiplayer da Nintendo praticamente tem suporte a isso (Splatoon, Mario Tennis, etc...), e o jogo só fica a 30 fps se jogado assim. Se jogado em Lan (que novamente, é o PADRÃO para torneios desse gênero) ele roda a 60 fps e ainda te permite usar o controle que desejar.

 

Sério, Gundam é assim, Pokkén ta sendo assim, e Dissidia muito provavelmente tb será assim, isso é algo do gênero, n algo da Nintendo.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...