Jump to content

FGC, o lado negro da Força


Recommended Posts

Recentemente tenho pesquisado bastante sobre Star Wars, não apenas pela hype que o filme novo trouxe, mas também que já faz um tempo que sou fã dessa série que consegue retratar muito bem diversos pontos sobre a humanidade e a sociedade dentro de um universo de ficção científica, e uma das coisas que tenho achado interessante são os códigos Jedi e Sith.



Para quem não sabe, em Star Wars existe algo chamado de “A Força”, que é uma força que existe em todo universo e permite que exista vida no mesmo. Alguns habitantes desse universo são conhecidos por serem sensíveis à Força, e isso significa que eles podem aprender a usá-la em seu favor para conseguir habilidades que em nosso mundo seriam vistas como sobrehumanas (tipo fazer objetos levitarem, pular mais de 10 metros de altura, ter reflexos para desviar de balas, etc...), e entre eles, existem diversos grupos que usam A Força de forma diferente um do outro, pois ela funciona como Ying Yang, existe o lado da luz e o lado da escuridão. Os Jedi (vistos nos filmes como defensores da galáxia) usam o lado da luz, já os Sith (visto como gananciosos e opressores da galáxia nos filmes) usam o lado da escuridão, e tem até mesmo aqueles que querem achar um balanço entre os dois lados, conhecidos como Gray Jedi (Jedi Cinza).



Cada um desses 3 grupos tem um código de conduta próprio, que podem ser vistos abaixo:



jedi-and-sith-code.jpggray-jedi.jpg?w=680



Agora, quero que você pare para pensar um pouco e reflita: se tivesse que seguir um desses códigos, quais você seguiria?



Se você respondeu Sith, não se sinta mal ou surpreso, pois muita gente escolhe esse código. Na verdade, podemos dizer que vivemos em uma sociedade Sith, aonde o bem estar pessoal é mais valorizado do que o bem estar coletivo, e que pessoas com muito poder são valorizadas e a humanidade é encorajada a ser ganânciosa e buscar sempre ter mais e mais coisas para si. E similarmente, a FGC valoriza muitos desses conceitos.



Vamos dividir o código Sith em partes e explica uma a uma separadamente:



“Peace is a lie, there is only PASSION.”



Isso significa que nunca poderá ter paz e sempre vai existir conflito, e isso vem do fato de as pessoas terem paixão pelas coisas. A FGC acredita TANTO nisso que a todo momento estamos brigando para descobrir qual o jogo mais popular e se devemos jogar esse jogo, numa corrida desenfreada para conseguir um espaço em majors e na EVO. Quanto mais apaixonada for a comunidade, mais poder ela terá, e muitas vezes ela alcança esse poder denegrindo outras comunidades (que inclusive é algo que a comunidade de Marvel VS. Capcom ADORA fazer).



“Through Passion, I gain STRENGTH.”



Essa parte é algo mais direto e fácil de entender. Se você gosta muito de algo, você vai se dedicar mais nesse algo, e eventualmente se tornará muito bom/forte nisso, ou seja, algo que todo jogador competitivo faz.



“Through Strength I gain POWER. Through Power, I gain VICTORY.”



Continuação do anterior, simplesmente uma evolução natural das coisas.



“Through Victory, my chains are broken. THE FORCE shall free me.”



Agora, essa é a parte mais importante do código. Embora esse final exista, muitos Sith na história de Star Wars simplesmente ignoram, e só querem a vitória simplesmente para ter a vitória, e nunca se tornam livres disso, lutando sempre para ter mais e mais poder, e esse é um dos motivos pelo qual a sociedade do Sith é tão decadente e sempre falha. E na FGC, o mesmo também acontece. As pessoas não ficam felizes de apenas ter o poder de serem livres e poderem realizar as coisas que quiserem e vencerem de quem quiser, elas sempre querem cada vez mais e mais. Existe um pensamento enraizado dentro da FGC de que um jogo sem cena ou sem dinheiro envolvido (não importa o quão bom ele seja) não serve para ser jogado, e as pessoas com poder querem sempre cada vez mais e mais poder, sempre atrás do jogo com mais dinheiro e mais competidores (que vão lhe trazer fama e prestígio). Ao invés de quebrar suas correntes e se tornarem livres, tanto os Sith quanto a FGC se prendem cada vez mais e mais na sua ganância por poder, levando muitas vezes ao fracasso pessoal como ser humano. Até mesmo a regra dos 2 aplicada pelos Sith é algo que pode ser vista na FGC, pois essa regra diz que cada lorde Sith só deve ter apenas um aprendiz, pois os aprendizes (embora respeitem seus mestres) estão sempre procurando uma maneira de se tornarem superiores ao mestre e de matar ele, que é uma analogia que pode ser fácilmente vista na FGC.



A FGC é uma comunidade de Sith!



Mas nem todos seguem esse caminho. Embora seja bem difícil achar pessoas que sigam a mentalidade dos Jedi dentro da FGC (o que é algo bom, pois os Jedi são outro extremo que ao meu ver não deve ser seguido), existem comunidades que seguem um caminho bem mais similar ao dos Gray Jedi, o caminho balanceado. A comunidade japonesa e a comunidade ocidental de Virtua Fighter são grandes exemplos disso.



“There is no dark side, nor a light side. There is only THE FORCE. I will do what I must to keep the BALANCE.”



Essas comunidades no geral respeitam que não existem jogos 100% ruins e que todos os jogos devem receber uma chance de serem jogados e tentar ser apreciados. A comunidade japonesa faz torneios e jogatina de todo tipo inimaginável de jogo e consegue criar uma cena pra praticamente tudo, enquanto que a comunidade ocidental de Virtua Fighter têm sua preferência pelo jogo da Sega mas estão sempre “vigiando” os outros jogos, e apreciando tudo que o gênero jogos de luta tem a oferecer. Não é incomum encontrar um jogador de Virtua Fighter que volta e meia aparece para jogar diversos tipos de jogos diferentes online, e que se registra em torneios grandes de diversos outros jogos, as vezes se saindo muito bem em tais torneios.


Essas duas comunidades carregam o balanço em jogos de luta.



“There is no good without evil, but evil must not be allowed to flourish.”



Simples terminologia de Ying e Yang. O bem e o mal sempre vão coexistir, e é o objetivo do bem não deixar o mal se tornar forte demais. Isso pode ser representado com os conflitos internos em uma pessoa, aonde alguém que não deixa o mal dentro de si se tornar forte consegue controlar a raiva, o ódio, o “sal” e o medo, e manter a calma em momentos de pressão extrema. Essas características são comumente encontradas em jogadores japoneses (Daigo é um ótimo exemplo) e jogadores de Virtua Fighter.



“There is PASSION, yet peace; SERENITY, yet emotion; CHAOS, yet order.”



Gray Jedi entendem que não tem problema em ter emoções e se guiar por elas, mas percebem que devem controlar as mesmas ao invés de deixarem serem controladas por elas. Um jogador bem balanceado consegue controlar bem as emoções e usar elas em seu favor durante uma partida (aquele DP noiado que um cara ultra calmo dá de vez em quando? Ótimo exemplo de emoção sobre controle) e consegue aceitar fácilmente uma derrota, pois sabe que isso é algo natural na estrada para se tornar melhor. Novamente, traços muito comuns de se ver em jogadores japoneses e jogadores de VF.



“I am a wielder of the flame; a champion of balance. I am a guardian of life. I am a Gray Jedi.”



Isso pode ser representado pela forma como jogadores japoneses tentam manter a comunidade forte ajudando e guiando um ao outro e aos mais fracos, e pela imagem que tentam passar para outras pessoas, muitas vezes se preocupando mais em ter uma partida memorável contra outro jogador e gerar hype do que ganhar um torneio.



Na história de Star Wars nenhum lado é visto como bom ou ruim. A Força é vista como Ying e Yang, e o Light Side deve estar em equilíbrio com o Dark Side (o que é representado nos filmes com Anakin Skywalker, que é visto como o escolhido que ia trazer o balanço pra força e ninguém percebeu que isso significava destruir a Ordem Jedi e balancear o número de Jedi e Sith existentes na galáxia). Entretanto, é muito difícil de encontrar esse balanço, e nossa sociedade claramente está desbalanceada pra um lado. Agora é hora de reflertimos, será que precisamos uma comunidade tão voltada ao lado negro da força? Ou será que podemos tentar balancear mais as coisas, trazendo mais coisas positivas para todos?



Obrigado por lerem até aqui, e até a próxima.


  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...