Jump to content

Guia De Iniciação Em BBEX Para Veteranos De F-Games


Recommended Posts

Guia de iniciação em BlazBlue Continuum Shift Extend para veteranos de f-games!

Visto o lançamento de BlazBlue Continuum Shift Extend é provavel que muitas pessoas possam ter interesse em começar a jogar BB por ele, por isso resolvi fazer esse guia pra quem quer começar no jogo. Ele será dividido em 2 (uma para veteranos de outros jogos e uma para iniciantes que terão BB como seu primeiro jogo de luta) e você pode ver a outra versão nesse link: http://forum.counterhit.com.br/topic/239-guia-de-iniciacao-em-bbex-para-novatos-de-f-games/

1- Conceitos básicos de jogo
BlazBlue é um anime fighter, e como tal segue todas as regras de um jogo desse gênero. Elas estão listadas nesse guia feito por mim a um tempo atrás e irei partir do princípio de que você leu esse guia: http://www.portalversus.com.br/forum/topic/16019-guia-como-jogar-anime-fighters/

1-1- Barras na tela
BlazBlue tem 5 tipos de barras que são universais e todos os personagens tem, e conforme o guia for avançando irei me aprofundar mais nelas, mas basicamente são essas:
Barra de life: auto explicativo
Barra de heat: barra no canto inferior da tela, usada para coisas como Distortion Drives (termo usado para supers nesse jogo)
Barra de Guard Prime: pense nela como uma barra de defesa, mas que funciona de forma diferente de outros jogos e que será explicada de forma mais profunda mais pra frente
Barra de Burst: indica quantos bursts você tem sobrando para usar na luta
Barra de Barrier: indica por quanto tempo você ainda pode usar Barrier
Alguns personagens podem ter barras próprias também, por isso estude bastante seu personagem pra ver o que cada uma faz.

2- Sistema de combos
BlazBlue usa 4 botões (A= fraco, B= médio, C= forte, D= drive, sendo que drive é um sistema único que varia de personagem para personagem) um sistema de chains para seus combos, com sua cadeia de cancels sendo A>B>C>specials/distortion drives/astral heats, com cada personagem tendo sua regra específica pra cancelar command normals e drives. Além disso, tem também o rapid cancel, que é executado apertando A+B+C, gasta 50% da sua barra de heat e permite cancelar qualquer ataque on block ou on hit, permitindo estender seu combo e blockstrings ou ficar safe após usar um golpe unsafe. Você também pode usar bursts durante combos para diminuir o damage scalling e o pro ration (termo usado para hitstun deterioration nesse jogo) durante os mesmos, entretanto nenhum golpe cancela neles. Use sua criatividade, um dos pontos fortes de BlazBlue é a liberdade que o jogo te da para combos e blockstrings, se você quer um jogo de luta que lhe faça sentir livre pra fazer o que quiser em qualquer situação esse é seu jogo =) , escolha seu personagem e desenvolva seu próprio estilo com ele, você não tem uma maneira certa que deve ser usada sempre para que tal personagem seja viável competitivamente.

3- Sistema de defesa

3-1- Exclamações
BlazBlue usa um sistema de exclamações para avisar que tipo de golpe lhe atingiu durante um mixup, facilitando assim o aprendizado das matchups do jogo.

Exclamação amarela: golpe low.
Exclamação vermelha: golpe overhead.
Exclamação azul: air unblockable, é impossível defender esse golpe no ar.
Exclamação verde: agarrão.
Exclamação roxa: agarrão roxo (que será explicado mais adiante).

3-2- Tipos de defesa
Além da defesa convencional, BlazBlue também tem outras maneiras de defender e de escapar de pressões, são essas:
Barrier: feito apertando A+B enquanto defende, serve como pushblock e remove todo o chip damage dos ataques, além de permitir que você defenda air unblockables. Se sua barra acabar, seu personagem entrará em estado de Danger e levará mais dano.
Instant Block: feito defendendo no momento exato em que o hit iria acertar (tipo o Just Defended), se feito corretamente seu personagem brilha. Aumenta em 3% a barra de heat e da uma vantagem de frames maior, podendo punir o adversário dependendo do ataque que ele tiver usado.
Instant Barrier: as duas anteriores juntas =P , da todos os bonus de ambas com um pushblock maior.
Counter Assault: feito pressionando 6A+B na defesa, é como se fosse um alpha counter, seu personagem manda o oponente pra longe e termina a blockstring dele ao custo de 50% de heat (alguns personagens tem ações diferentes, entretanto, estude seu personagem a fundo para saber suas diferenças pro resto do cast)

3-3- Agarrões
Agarrões são executados apertando B+C, e diferentemente de outros jogos de luta, você pode agarrar o cara durante a blockstun ou hitstun, entretanto o tempo para dar tech nesse caso é ridiculamente maior. Tal agarrão é chamado de agarrão roxo (visto a cor da exclamação que aparece na tela) e command grabs também viram agarrões roxos se feitos nessas condições e PODEM ser techados. Além disso, agarrões podem dar counter em outros ataques (impedindo seu tech) e não podem ser techados se o adversário fizer double tapping (ou seja, tem que ser na reação mesmo), nesses casos um X vermelho irá aparecer do lado da exclamação e as frases “throw counter” ou “throw reject miss” irão aparecer na tela.

3-4- Bursts
BlazBlue tem 2 tipos de bursts, burst dourado e burst verde, e ambos são feitos apertando os 4 botões ao mesmo tempo. Burst verde é feito quando você estiver durante uma blockstun ou hitstun, e caso acerte manda o oponente para longe. Já burst dourado é feito fora de blockstun e hitstun, e caso acerte manda o oponente pra cima, permitindo continuar com um combo. Ambos os bursts podem ser defendidos e você só pode usar dois bursts a luta inteira (sendo que o segundo só pode ser usado caso você perca um round), portanto saiba bem o momento de usar os mesmos.

3-5- Guard Prime
Guard Prime é a sua barra de defesa desse jogo (e cada personagem tem um tamanho específico para tal barra) entretanto ela funciona de forma diferente de demais jogos. Apenas golpes específicos podem diminuir sua barra de Guard Prime, sendo q alguns removem apenas uma Guard Prime e outros removem duas Guard Primes. Caso você tenha apenas uma Guard Prime faltando, você pode defender com Barrier também para impedir que sua defesa quebre, entretanto uma defesa remove metade da sua barra de Barrier, por isso muito cuidado. Além disso, bursts verdes removem metade da sua barra de Guard Prime pelo resto do round.

3-6- Techs
Além dos Techs de agarrão, BlazBlue também permite dar Tech para se recuperar mais rápido de um knockdown ou se recuperar no ar. Techs são executados apertando qualquer botão (com exceção do drive)+ alguma direção. No ar, seu personagem brilha quando da Tech e pode se recuperar tanto pra frente quanto pra trás. Já no chão existem algumas diferenças:
4 ou 6+tech: personagem brilha e se rola pra direção desejada, entretanto ele é totalmente vulnerável a qualquer golpe durante a recuperação.
5+tech: personagem brilha, se recupera de forma neutra e é totalmente invencível. Techs feitos assim que o personagem tocar o chão sempre serão desse tipo.
2+tech: tem a mesma animação de quando seu personagem se recupera sem dar tech, é vulnerável a tudo menos a agarrões durante a recuperação e se recupera mais rapidamente que outros tipos de tech.
Dependendo do tipo de Tech que você der você pode quebrar todo o Momentum do adversário ou punir o mesmo com algum reversal, por isso escolha bem seus techs e o momento em que você deve dar tech.

4- Encerramento
Bom, é isso, tentei fazer um guia simples mostrando apenas os pontos mais importantes do jogo e de forma que jogadores novatos entendam o que está acontecendo na tela com eles, espero que tenha ficado simplificado e não tenha medo em me perguntar qualquer dúvida que você tiver sobre o jogo. Você também pode usar os sites mizuumi.net (inglês), dustloop.com (inglês), hitconfirm.com.br (português) e a seção de BlazBlue Extend do CounterHit (http://forum.counterhit.com.br/forum/50-blazblue-continuum-shift-extend/) como referências para aprender mais sobre o jogo.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...