Jump to content

[SFV] - Gameplay, Moveset e Impressões do Rashid


Recommended Posts

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473942.png

 

 

Lista de Golpes

http://forum.counterhit.com.br/topic/2354-sfv-lista-de-golpes-do-rashid/

 

Rashid entra no ringue pela primeira vez. O cara naturalmente ágil cujas habilidades são fortalecidas pelas tecnologias em sua mochila, ele ataca com várias voadoras e ataques baseados em tornados. Será que ele tem o que precisa para mandar os oponentes voando pra longe?

Gameplay

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473864.png

 

 

Enquanto alguns jogadores irão se fixar nos especiais maneiros dele, a fundação de sua ofensiva é meio frágil. No chão, Rashid só possui alguns normais bons. O soco médio em pé joga ele um pouco pra frente, e é possível fazer um link com o chute médio baixo. O soco forte com direcional é um ataque com 2-hits que também pode ser linkado.

Porém, eu acho que falta bastante coisa pra ele além dos combos. Ele pode certamente machucar muito bem, mas seus golpes não funcionam bem como pokes ou counter pokes. Pior ainda são seus normais quando alguém está no ar. Quando alguém pula nele, o único antiaéreo de verdade é o Spinning Mixer Forte. Com o Rashid no ar, seus normais são ainda piores. Infelizmente, ele não possui nenhum air-to-air ou air-to-ground de qualidade.

O aéreo mais desapontador dele é o chute médio. Já que ataca com o joelho, a hitbox é bem pequena. Comparando com Street Fighter IV, é como se fosse uma versão mais danosa do chute fraco no ar de Ryu. Já que a hitbox é pequena, as distâncias no pulo precisam ser bem precisas, sendo que jogadores habilidosos vão notar e defenderão sem problemas.

Ele tenta compensar seus defeitos de várias maneiras. Exemplo, ele tem a habilidade de correr pela tela segurando frente após o comando do dash. Pode ser cancelado soltando a direção ou apertando um botão de ataque. Apertar soco faz com que Rashid execute o Spinning Mixer horizontal, e com chute ele executa o Eagle Strike. É uma ferramenta interessante para pegar oponentes desprevenidos, e é bem fácil de fazer também mas com algumas limitações. Acho que a melhor utilidade do golpe especial é usar com soco para uma aproximação safe on block.

Se ele estiver na extremidade da tela, ele pode usar dois walljumps diferentes. Um deles é bem básico, onde Rashid sobe e se afasta da parede. Porém, o outro tem uma trajetória para baixo, e acho que é algo novo na série. Isso poderia ser usado em situações específicas para cross-ups, ou para pescar um antiaéreo.

 

V-Skill/Front Flip

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473487.png

 

Agora sobre as opções de mobilidade, a sua V-Skill é a mais interessante. Apertando os botões médios juntos, ele faz uma pirueta para frente. Além de funcionar como escapatória, Rashid também pode cancelar o pulo com um Eagle Spike divekick apertando chute. E o que faz esse ataque mais útil é a habilidade de teleguiar no oponente. Se você passar por cima do oponente, Rashid vai voltar pra trás para acerta-los, como o divekick da Cammy no Hooligan.

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473581.png


Segurando baixo com a V-Skill faz com que Rashid execute um roll como o de Abel, e passa por projéteis. E melhor ainda é o fato que ele pode terminar o roll com um chute para cima. No canto é possível fazer um juggle com o Spinning Mixer, porém ele pode ter algumas opções de juggle no meio da tela também. Ambos golpes de V-Skills parecem ser muito importantes no seu repertório.


 

 

Spinning Mixer

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473533.png

 

Outro golpe importante é o Spinning Mixer. Girando para cima do oponente como um tornado, ele acerta os oponentes com múltiplos ataques. Dependendo do botão, Rashid vai voar em direção ao oponentes, diagonalmente no ar, ou diretamente pra cima. Cada trajetória tem suas vantagens, a diagonal é ótima para terminar combos e a versão com forte pode acertar oponentes pulando em você.

Além do ângulo do ataque, outra parte interessante é a de apertar botões. Assim como alguns Supers em Ultimate Marvel vs. Capcom 3, apertar repetidamente os botões de soco durante o golpe adiciona mais hits ao ataque. Em compensação se você errar o golpe, estará mais vulnerável durante a recuperação. Para tirar todo potencial do golpe é preciso combar nele.

Há ainda outra vantagem dessa propriedade. Se você fizer a versão com fraco do Spinning Mixer e não apertar os botões, seu tempo de recuperação será tão curto que é quase impossível de punir quando defendido nas distâncias certas. Nesse caso, o Spinning Mixer funciona bem como uma ferramenta para aplicar pressão no oponente defendendo antes de acerta-los de novo, agarra-los ou pescar um possível contra-ataque. Como um jogador Rashid, acredito que esse possa ser o melhor golpe especial devido a suas diversas utilidades.

 

 

Eagle Spike

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473604.png


Se ele não for pra cima com o tornado, então é provável que esteja voando com o Eagle Spike. Este golpe especial deve ser bem familiar para jogadores de Liu Kang em Mortal Kombat. Ele acerta só uma vez, mas esse golpe tem potencial de cruzar grande parte da tela. Ele tem bom dano, mas provavelmente não haverão muitas oportunidades para usa-lo. De longe, a maioria dos oponentes terão tempo de defender o chute e punir quando cair no chão. Como finalizador de combos, o startup lento das versões mais fortes não o faz ser confiável. Apenas a versão com fraco como finalizador de combos é certeza, mas é preferível usar o Spinning Mixer naquela situação de qualquer forma.

A versão EX do Eagle Spike é bem mais útil. Acertando ou não, Rashid voará pelo oponente até o outro lado, geralmente pousando em um lugar mais seguro. Melhor ainda, se o oponente for acertado, Rashid tem tempo para fazer um juggle antes dele cair.

 

 

 

Whirlwind Shot

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473650.png


E por último mas não menos importante, é o Whirlwind Shot. Chutando o ar, ele invoca um mini tornando que voa para cima. A trajetória desses tornados é similar ao do Air Man em Mega Man 2. Por causa dessa propriedade única, é efetivo como um antiaéreo. Se você tiver o ritmo certo, é possível até mesmo aguentar batalhas de projéteis.

Esse benefício possui alguns poréns. Primeiro, a trajetória para cima significa que não pode ir até o fim da tela como um projétil tradicional. Em uma batalha de projéteis, um Whirlwind Shot errado vai passar por cima do outro projétil, deixando-o exposto. O golpe também tem mais startup e recuperação do que a maioria. Em muitos casos, somente a versão com fraco pode ser usado como finalizar, e isso é bem deprimente. A versão EX pode ser linkada, então serve bem como extensor de combos. Porém é geralmente melhor economizar barra para opções melhores.

 

 

Critical Art/Altair

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473713.png

 

Uma das melhores opções com barra é o Critical Art, chamado Altair. Criando um tornando que é mais largo que seu corpo que se estende até a altura da tela, qualquer oponente que for pego irá vai tomar vários chutes no furacão. A melhor parte é a hitbox gigantesca. Você pode acertar alguns puladores com ele, e também funciona como finalizador de combos.


V-Trigger/Ysaar

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452473759.png

 

Meu golpe favorito em seu arsenal é o V-Trigger, chamado Ysaar. Ele chuta um tornado gigante que vagarosamente vai para frente. Enquanto ele se move, Rashid pode entrar no tornado que o lançará para frente. Isso permite que ele pule bem longe, ou até mesmo fazer seu overhead com o cotovelo cobrir metade da tela enquanto entra no tornado. É como se pegassem o conceito do Aegis Reflector/Yoga Catastrophe, que é bem divertido e útil de usar.


Conclusão

Rashid tem muitos truques na manga que o fará ser perigoso nas mãos certas. Porém, ele terá que se esforçar no combate direto. Eles não tem normais pare mantê-lo competitivo nos footsies, ou nos antiaéreos ou contra golpes no ar. Você precisará manter seu oponente confuso e desequilibrado de outras formas, o que pode significar muito mais trabalho para jogadores de Rashid. Talvez darei outra chance pra ele no futuro, mas no momento ele não faz meu estilo.

 

Fonte: ThirdPersonBlog

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...