Jump to content

Review de Fighter's History (SNES), o "clone" de SF2


Recommended Posts

Um fantástico Review que encontrei no Fighters sobre o polêmico "gêmeo" de Street Fighter 2!

 

Review: Fighter´s History ( Super NES )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452394289.png

 

  • Título: Fighter´s History
  • Plataforma: Super NES
  • Fabricante: Data East
  • Gênero: Luta 1 X 1
  • Ano: 1994

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452394313.jpg

Caixa americana do cartucho

 

 

  • Prós:

- Boa jogabilidade, similar ao do Street Fighter II
- Gráficos aceitáveis; porém inferiores ao do Arcade
- Presença de Karnov, mascote da Data East como último chefe

  • Contras:

- Muitas semelhanças com SF2 em controle, personagens e golpes; quem o joga percebe isso.
- Má fama como cópia descarada do SF2, o processo da Capcom contra a Data East por plágio colaborou para aumentar a difamação
- Trilha sonora fraca
- Jogo muito fácil

 

Review


Apesar dos pesares citados acima resolvi fazer este review detalhado que fala sobre este jogo de Super NES que gosto muito apesar de ser mal falado.
A primeira vez que falei sobre este jogo no Retrospace foi no tópico Retro Fight do Grandpa, onde postei informações sobre a versão do Arcade e a do Super NES.

Um jogo controverso


Em 1993 a Data East que em 1984 fez o Karate Champ, um clássico dos Arcades resolveu fazer um jogo de luta 1 X 1 para pegar carona no sucesso do Street Fighter II. Porém o jogo tinha várias semelhanças com SF2; algumas bem berrantes. Uma delas era o controle que consistia de uma alavanca e 6 botões ( 3 de soco e 3 de chute em níveis de força diferentes que eram fraco, médio e forte ). Na hora de jogar então apareciam mais semelhanças: Os personagens e os golpes também eram parecidos.

No ano seguinte, em 1994 a Data East lançou uma conversão para Super NES do jogo, mas a Capcom entrou na justiça com um processo por plágio como uma tentativa de evitar a produção e lançamento.
No final das contas, o processo não deu em nada e o jogo foi lançado normalmente no mercado; porém com a má fama de cópia do Street Fighter II

O processo judiciário movido pela Capcom


Em 1994, a Data East lançou uma conversão do jogo para o Super NES e a Capcom quando viu as semelhanças com seu jogo de sucesso nos Arcades resolveram mover um processo por plágio contra a Data East.

As semelhanças com o jogo da Capcom realmente são grandes e podem ser conferidas nas screenshots postadas neste tópico que foram comparadas com as do Street Fighter II Turbo Hyper Fighting também para Super NES. Várias semelhanças foram encontradas. Algumas foram comprovadas e outras não.

Maiores detalhes vocês podem conferir no link para o Blog Video Game Law Blog que tem um post tratando deste processo.

Os lutadores

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452394537.jpg

 

 

Ray McDougal ( EUA )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452395973.png

Policial que fisicamente lembra o Ken, mas não usa um quimono e sim roupas normais. As semelhanças com o personagem do SF2 são na aparência e nos socos. Seus golpes de destaque são uma magia em forma de tornado e uma cabeçada.

Liu Feilin ( China )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396310.png

Atriz chinesa de ópera que lembra a Chun Li, porém mais feia. Tem um golpe similar ao Flash Kick do Guile cuja diferença é que desferido com o braço. O visual deste golpe foi alterado nas versões seguintes do jogo que são Fighter´s History Dynamite ( também conhecido como Karnov´s Revenge ) para MVS, Neo Geo, Neo Geo CD e Saturn e Fighter´s History: Mizoguchi Kiki Ippatsu para Super NES.

Ryoko Kano ( Japão )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396142.png

Lutadora de judô. Muitos acham que ela é uma cópia descarada da Ryoko Izumo do World Heroes. Na verdade tanto ela quanto a lutadora de World Heroes foram inspiradas em Ryoko Tani, famosa judoca japonesa que foi medalha de prata nas olimpíadas de Barcelona em 1992 e Atlanta em 1996 e ouro nas olimpíadas de Sydyney em 2002 e Athenas em 2004.

Matlok Jade ( Inglaterra )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396325.png

Rockeiro Punk que lembra o Guile do SF2. Personagem ágil que tem um golpe parecido com o Sonic Boom do militar do SF2.

Sanchay Tomyangum ( Tailândia )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396340.png

Lutador de Muay Thai que lembra um pouco o Sagat, porém mais magro e baixo.

Lee Diendou ( China )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396354.png

Lutador de Kung Fu que quer se vingar de Karnov pela morte de seu pai. Mais tarde como retaliação, a Capcom criou os personagens Yun e Yang que tinham alguns golpes similares ao do Lee.

Makoto Mizoguchi ( Japão )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396387.png

Lutador parecido com o Ryu do SF2 que pratica uma varição de Karate conhecida como "Street Karate".

Mizoguchi foi incluído em King of Fighters Maximum Impact Regulation A para Arcades e PS2. Isso aconteceu porque a SNK Playmore fez um acordo com a G Mode; atual detentora dos direitos autorais dos jogos da Data East que faliu em 2003; para colocar o personagem em seu novo jogo. Em troca eles licenciaram os personagens do Fatal Fury ( Garou Densetsu no Japão ) para o jogo de celular Garou Densetsu VS Fighter´s History Dynamite produzido pela G Mode.

Jean Pierre ( França )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396406.png

Professor universitário e praticante da ginástica olímpica. É narcisista e gosta muito de rosas; isso o faz semelhante ao Vega do SF2

Marstorius ( Itália )

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396419.png

Brutamontes que se veste de gladiador romano e obviamente praticante de luta greco-romana. Tem um golpe similar ao Dash Straight do Balrog e outro similar ao Double Knee Press do Bison, ambos do SF2. É o Zangief do jogo.

Chefes: Aprecem após vencer os 9 lutadores do jogo. Também é possível jogar com eles mediante um truque.

Clown ( Origem desconhecida )
http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396438.png
Palhaço de origem desconhecida que tem alguns golpes como arremesso de cartas de baralho; parecido com o Gambit dos X Men e tem um golpe parecido com o Rolling Attack do Blanka.

Karnov ( Rússia )
http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396451.png
Nascido no Rússia, seu nome completo é Jinborov Karnovski e é o mascote da Data East, antes ele era homem forte de circo. Atualmente é cuspidor de fogo e último chefe deste jogo. Antes de Fighter´s History ele tinha seu próprio jogo que levava seu nome que era de plataforma e enfrentava vários inimigos.

Também marca presença em Bad Dudes / Dragon Ninja como chefe da 1a fase e como espectador no jogo de basquete Street Hoops do Neo Geo.

Os modos de jogo

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452396696.jpg

 

 

  • CPU Battle: Modo de 1 jogador onde você escolhe um lutador e deve enfrentar todo mundo até chegar nos chefes.
  • Versus: Luta entre dois jogadores onde é possível escolher o cenário e ajustar a força dos lutadores ( handicap ). Parece com o VS Mode do SF2.
  • Survival: Combate entre times de 5 lutadores. Provavelmente foi inspirado no Group Battle do Street Fighter II Special Champion Edition do Mega Drive. É possível escolher o cenário onde vai rolar a luta e decidir se vai ser jogado conta outro jogador ou contra o computador ( CPU ). Também dá para fazer CPU vs CPU e ficar só assistindo. Este modo não tem placar, as lutas são de um round. As vitórias são representadas por bolas brancas e as derrotas por bolas pretas. Ganha quem vencer todos os membros do time adversário.

Outra característica deste jogo é que quando você vence aparece o nome do seu lutador como por exemplo: "Mizoguchi Wins" e o bônus de tempo e energia já somados. Ao contrário do SF2 em que eles vinham separados e no final era feita a conta. Já quando você perde aparece o nome do seu lutador junto com a palavra Loses.

Elemento novo 1: Ponto fraco

Todos os lutadores deste jogo tem um ponto fraco que é um acessório usado por eles. Matlok, por exemplo tem seus óculos escuros como ponto fraco. Em que se acertar demais, ele começa a brilhar e quando cai fica tonto.

Elemento novo 2: Flash quando se dá um golpe muito poderosos como golpe de misericórdia

Quando você dá um golpe especial e muito forte como golpe de misericórdia a tela dá um Flash como destaque. Isso também ocorre nos jogos da série King of Fighters e SSF 2 Turbo. Mas como o Fighter´s History saiu antes destes jogos, é provável que isso seja novidade dels e copiada pela Capcom e pela SNK.

Pausa copiada do SF2.

Quando você pausa o jogo nos SF2 para Super NES e Mega Drive aparecia a mensagem "Pause" no lugar do placar e ficava piscando. E quando vc despausava o narrado dizia "Fight". Em Fighter´s History acontecia algo parecido. A mensagem "Pause'' aparecia no meio da tela e ficava piscando. E na hora de despausar o narrador do jogo também dizia "Fight" como no jogo da Capcom.

Screenshots do jogo: "Semelhanças" com Street Fighter 2

Confiram aqui algumas screenshots que mostram semelhanças com SF2 encontradas por mim.

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452397589.jpg

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452397610.png

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452397633.jpg

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1452397673.png

 

 

Fonte: Escrito por B Mark via Fórum Fighters


 

E isso conclui o review do polêmico Fighter's History. Já joguei a versão de SNES e vale a pena apertar uns botões pois não é um jogo ruim. A versão Arcade e atual Dynamite é bem melhor, mas usa menos botões. *Acho* que recomendo o jogo, nem que seja pra zueira :P

Link to post
Share on other sites

Joguei muito esse jogo no neogeo jogava com Sanchay Tomyangum, a versão neogeo é bem superior a do snes, assim como o excelente breakers revenge q foi muito jogado no Japão tem ate vidio do Daigo jogando,mas ambos os jogos sucumbiram devido a semelhança com SF uma pena pois são bons jogos.

 

E o personagem Mizoguchi anos depois participou do elenco do KOF maximum impact de ps2.

 

Umehara (TIA) vs. MOV (DAO) Breakers Revenge Grand Finals 10/29/2008

https://youtu.be/13m6XVWHxoI

Edited by FGR jiraya da montanha
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...