Jump to content

[SFV] - Gameplay, Moveset e Impressões do Vega


Recommended Posts

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791670.png

 

 

Lista de Golpes

http://forum.counterhit.com.br/topic/2327-sfv-lista-de-golpes-do-vega/

 

Introdução

Nunca fui um fã do Vega. Nunca gostei da atitude narcisista dele, nunca gostei de jogar com ele. E com certeza não gostava de lutar contra ele e seus truques de walldive. Indo jogar o segundo beta e sabendo que não teria muito tempo, eu não tinha planos de jogar com ele.

Mas quando começaram a falar o quanto bom ele estava em Street Fighter V, decidi testar ele no finalzinho do beta. Pensando melhor, deveria tê-lo colocado como prioridade na minha lista.

Desde sua estreia em Street Fighter 2, ele sempre teve problemas em manter sua garra até o fim do round. Leve golpes o suficiente e a garra saíra de sua mão. Sem sua garra, Vega fica com desvantagem em seu alcance e dano.

Switching Claw

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791539.png

 

 

Isso é, até agora. Agora, se perder sua garra ou ele voluntariamente a tirar, Vega ganha novos atributos que só são acessíveis com ele desarmado. Uma deles é a mudança do framedata em seus normais, que dão a ele mais possibilidades de combos. Normais que normalmente não fazem link com a garra, agora funcionam sem ela. Segundo, ele ganha a habilidade de executar um novo especial que é um command grab. Os adversários de Vega antes só precisavam se preocupar em defender, mas agora precisam ficar de olho no agarrão também.

E o melhor de tudo, o ataque do Flying Barcelona se torna uma ferramenta eficiente de um jeito diferente. Normalmente, o ataque com a garra derrubaria o oponente no chão. Sem a garra, o oponente fica de pé e permite que ele siga com um combo.

E se você quiser muito estilo, Vega pode trocar de stances no meio do combo, permitindo que tenha o melhor dos dois mundos em uma única sequência. Só o tempo dirá se isso será algo essencial da ofensiva dele, mas a diferença entre os dois estilos de Vega pode lhe dar muita flexibilidade.

Isso é, até ele perder a garra. Diferente dos jogos anteriores, Vega não pode pegar a garra no chão. Assim que ela cai, você poderá somente jogar com ele desarmado. Eu prefiro jogar desse jeito como um meio de ter mais opções de combo e um command grab, mas as vantagens da stance com garra não podem ser ignoradas. Encontrar o equilíbrio certo entre ambas as formas será a chave para o sucesso de qualquer jogador de Vega.



Agora vamos falar dos golpes especiais. Na verdade, vamos começar pelos golpes que ele perdeu. Como parte da transição para Street Fighter V, ele não possui mais o Scarlet Terror ou o ataque perfurante com o Flying Barcelona. Esse último não fará tanta falta, pois o ataque no ar sem a garra e o V-Trigger compensam a perda. Perder o flash kick pode ser mais problemático. Ele não tem nenhum golpe que funciona como Reversal, então manter o espaço se torna mais importante.

Falando dos golpes que ainda tem, para a surpresa de muitos eles perderam os comandos de Charge. O roll e wall dives são feitos com movimentos circulares agora. Puristas podem não gostar, mas adorei a mudança. Isso dá a ele mais acesso imediato à essas ferramentas, que foram balanceadas em acordo com essas mudanças. Dentro do processo de desenvolvimento do jogo, a Capcom mostrou que eles estão dispostos a reverter essas mudanças nos comandos. Porém, eu realmente espero que fique assim. Ter acesso mais fácil a esses golpes permite que o personagem sirva melhor a qualquer tipo de gameplay.

 

Crimson Terror

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451790950.png

 

Um dos golpes que permanece é o Crimson Terror. Rolando no chão, ele agora finaliza o ataque com o pé. Esse golpe é feito com um meia-lua e chute. Gosto dele como finalizador de combos, já que pode ser feito a qualquer momento e mantém o oponente em pé. Em compensação, somente a versão com chute fraco comba de outros golpes facilmente. Infelizmente, não vi se alguma versão passa por projéteis, já que tenho certeza que a versão EX passava em Street Fighter IV.

 

 

Flying Barcelona Attack

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791020.png

 

E claro, Vega ainda pode pular na parede com o Flying Barcelona Attack. As propriedades e follow-ups ainda são os mesmos de Street Fighter IV exceto pela perda da apunhalada no ar, e o ataque sem garra que agora mantém os oponentes em pé. Por um lado, o golpe está mais perigoso do que em IV já que não existe mais Focus Attack. Porém, as consequências de tê-lo defendido estão maiores já que nesse jogo é mais fácil fazer combos fortes. Mesmo que ele possa fazer instantaneamente o golpe graças ao novo comando, é melhor usa-lo com cuidado.


 

Grand Izuna Drop

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791072.png

 

Sem a garra, ele ganha acesso ao Grand Izuna Drop. Agarrando o oponente, ele pula da parede com ele e o arremessa no chão. Eu adoro este novo golpe no arsenal dele, pois os oponentes de Vega no passado não tinham incentivo em fazer nada além de defender.


 

Aurora Spin Edge

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791205.png

 

Com a garra, ele tem a habilidade de cortar seus oponentes com o novo golpe chamado Aurora Spin Edge. Dependendo do botão de soco usado, ele irá ou atacar embaixo, em cima ou para cima com uma trajetória em diagonal. Não joguei tanto de Vega como gostaria, mas no que pude testar não vi muita utilidade para esse golpe fora a versão EX, que inflige bastante dano. O ângulo e timing da versão em diagonal faz dele um antiaéreo estranho, e a versão embaixo não parece ajudar muito em combos ou footsies.


V-Skill/Matador Turn

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791296.png

 

A V-Skill de Vega é bem simples, mas eficiente nos momentos certos. Apertando os dois botões médios, ele executa o Matador Turn, que faz com que golpes e projéteis passem por ele. Se segurar os botões, ele terminará com uma apunhalada. Se você finalizar o target combo com soco forte com o ataque do Matador Turn, fará muito dano facilmente.


 

V-Trigger/Bloody Kiss

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791366.png

 

Apertando os botões fortes juntos, Vega fará o Bloody Kiss, seu V-Trigger. Jogando uma rosa no oponente, ele segue com um ataque poderoso que o atravessa. Esse golpe inflige muito dano e há várias maneiras de combar nele. Ele também pode ser ativado de várias maneiras. No ar, você joga uma rosa para baixo. No chão, você pode ou jogar reto ou para cima em diagonal.

Não é ruim pra fazer a festa e é um extensor de combos excelente, já que pode ser conectado a partir de quase tudo. E o melhor, se você acertar a versão no chão é possível finalizar com o Critical Art Bloody Rain. Pulando na parede mais uma vez, Vega finaliza o oponente com um grande ataque. O V-Trigger não faz juggle com mais nada além do Bloody Rain, mas só isso já é uma vantagem enorme.

 

 

http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1451791397.png

 

 

 

Através de melhoras significantes, Vega se tornou um personagem que realmente gosto em Street Fighter V. A remoção dos comandos de charge adicionam um nível de acessibilidade aos golpes, algo que não existia no passado. A inclusão de stances o torna uma ameaça em vários alcances. Talvez sua atitude convencida ainda seja desprazerosa, mas ele tem as ferramentas e profundidade para agradar a galera competitiva.

 


 

Fonte: ThirdPersonBlog

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Sei que é bem inicio pra dizer isso, mas me parece ser um boneco bem forte.

Sim, com base no que pude testar e nas opiniões da galera do Shoryuken o Vega pareceu bem forte em ambos Beta.

Além da tradicional agilidade dele, ele ganhou mais versatilidade e mais opções ofensivas. Ele pode não ter mais um DP/Reversal, mas o neutro e ofensiva melhores mais do que compensam.

Link to post
Share on other sites
  • 1 year later...

Asura, acho que as coisas vão complicar bem mais do que a gente imaginava ao enfrentar o Vega em seu estágio... :(

 

A pessoa que joga muito bem com o cão espanhol só vai gastar 1 barra EX pra subir na grade e ainda pode variar ataques!

 

Fonte: X-Kira

 

https://www.youtube.com/watch?v=cDJKO5Trwfs

Edited by Sorento
Link to post
Share on other sites

A versão EX Normal é um golpe melhor, mas não estaria surpreso se descobrissem alguma utilidade pra esse. Agora se essa utilidade vai dar vantagem ou não ao Vega (a primeira vista é melhor gastar barra na versão normal), só o tempo dirá...

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...