Jump to content

Introdução a BlazBlue: Continuum Shift Extend


Recommended Posts

http://i.imgur.com/u51p4th.png

 

Começou a jogar BlazBlue mas está perdidão e não conhece nada dos sistemas ou como tudo funciona? Então comece dando uma lida aqui, com bastante calma, afinal, saber já é meio caminho andado.

 

Recomenda-se a leitura:

 

Conheça a HUD


http://forum.counterhit.com.br/uploads/images/1417735695.png
  • Barra de HP: Demonstra quanto dano você ainda pode receber antes de terminar o round.
  • Barra de Barrier: A barra de Barrier é utilizada para o Barrier Block. Quando esvaziada o personagem entra em um estado de perigo no qual encontra-se mais vulnerável a danos elevados.
  • Guard Libra: Novo sistema que substitui o Guard Libra. O tamaho da Guard Primer é diferente para cada personagem, a barra diminui se você defender o golpe específico que possui a propriedade "guard break". Perder toda a barra GP quebra a sua defesa. Se isso acontecer contigo no chão, você ficará 120 frames sem poder se mexer. Quebrar a defesa no alto causa um empurrão pra trás. GP regenera automaticamente após quebrar a defesa. Quando tiver faltando apenas 1 GP, a barra brilhará para avisar te avisar. Quando tiver faltando apenas 1 GP, você poderá usar a Barreira para evitar que quebre a sua defesa mas custará 1/3 de sua Barra de Barreira.
  • Break Burst: Indica a disponibilidade do Break Burst. Pode-se ter no máximo 2 e se ganha 1 a cada round perdido.
  • Barra de Heat: A barra de Heat é necessária para manobras ofensivas diversas como os Distortion Drives. Essa barra aumenta para cada ataque acertado no oponente.
  • Contador de Heat: Exibe o número de acertos no combo. É importante observar que quando um combo é "falso", ou poderia ter sido esquivado, o número vermelho se tornará azul. Também indica o dano do combo.

Controles


http://i1.minus.com/ipcgjt8AYsIV.jpg

Movimentação


Se você já jogou algum jogo de luta, então não encontrará muitos problemas em jogar. Existe só uma coisa que o diferencia dos outros jogos: é que você pode dar um dash aéreo e pode pular duas vezes. Devido a isso o jogo é bem mais rápido que jogos como Street Fighter e The King of Fighters.
  • Backdash e Dash - :ttb: :ttb: | :ttf: :ttf:

São seus melhores amigos nesse jogo. Começando pelo Dash (a corrida) é usada para ficar cara a cara a seu oponente, alguns personagens no entanto não correm e sim dão um pequeno pulo para frente e tem um que não corre, só anda (Tager). Para usar é só dar 2 toques na direção do oponente.

Já o Backdash é um comando mais defensivo que serve para dar um recuo ficando temporariamente invencível por um instante. Bem útil para esquivar de alguns golpes. Cada personagem tem um tempo diferente de invencibilidade. Para usar é só dar 2 toques na direção oposta do oponente.

  • Double Jump - :ttu: :ttu:

Se você achava que um pulo era pouco agora você pode pular 2 vezes, apenas aperte para cima duas vezes. Sério aprenda usar o Pulo Duplo e logo logo estará fazendo aqueles combos lindos e gigantes.

  • Super Jump - :ttd: :ttu:

Se você quiser pular muito alto mesmo, então o Super Jump (Super Pulo para os br) é pra você. Apenas seja rápido e aperte baixo e cima e se der certo você notará que pulou muito mais alto que o normal além de uns pequenos efeitos especiais no personagem (tipo um after image).

  • Air Dash e Backdash - :ttb: :ttb: | :ttf: :ttf: só que no ar

Mano, quase esqueci de colocar isso aqui! Se lembra quando eu disse que o Dash Aéreo é um dos diferenciais do jogo? Então, ele realmente é uma peça chave do jogo. Usar ele é simples: Pule e de Dash ou Backdash. Parece simples (na verdade realmente é simples) mas demora um pouco para você aprender a usar na hora certa.

Comandos


http://i.imgur.com/2kkJ6pE.pngAgarrão :bB: + :bC: ou :ttb: + :bB: + :bC:
O Básico dos F-Games o agarrão, você pode tanto agarrar no chão quanto agarrar no alto, e também pode mudar a direção do agarrão. Se você for agarrado aparecerá um ponto de exclamação Verde e se você apertar :bB: + :bC: naquele instante você sai do agarrão. Lembrando que se você tentar agarrar alguem no meio de um combo irá aparecer uma exclamação Roxa. Mas qual a diferença entre as duas? Simples: o tempo para sair do agarrão. Na verde é bem rapido e quase não dá para reagir, mas a roxa fica por mais tempo ai da pra sair mais facil.


http://i.imgur.com/bTxQpdt.pngTech (Recuperar) Aperte repetinamente :bA: ou :bB: ou :bC:
Quando você quiser levantar mais rapido ou se recuperar após tomar um golpe, simplesmente segure qualquer botão EXCETO :bD: . Pode dar tech tanto no ar quando no chão. E se você segurar :ttb: ou :ttf: ele irá rolar naquela direção.


http://i.imgur.com/fc4bbPr.pngBarrier Guard :ttb: (Ou a direção que você está defendendo) + :bA: + :bB:

Segurando esses botões você cria um escudo que te projete de chip damage (sabe quando você defende mas ainda toma um pouquinho de dano? Chip Damage)
Quanto mais você usar mais a sua Barrier Gauge diminui.


http://i.imgur.com/V0H8AYB.pngCounter Assault :ttf: (Ou a direção oposta que você está defendendo) + :bA: + :bB:
Isso aqui é o comando "sai pra lá", especificamente falando é um Guard Cancel. Quando estiver defendendo use ele para dar um golpe no oponente e jogar ele para trás te dando um tempo para respirar e contra atacar. Mas custa 50% de Heat.


http://i.imgur.com/NintFda.pngRapid Cancel :bA: + :bB: + :bC:
Esse aqui é um comando bem avançado e que é uma das chaves para se tornar um bom jogador (treine isso sempre que puder). Mas o que esse milagre divino faz? Cancela qualquer animação que seu personagem estiver fazendo. Isso tem diversas aplicações que vão desde estender seus golpes para cancelar um especial que seu adversário defendeu e ia te punir nesse intervalo. Custa 50% de Heat.


http://i.imgur.com/B4jSl6o.pngBurst :bA: + :bB: + :bC: + :bD:
Essa é a marca registrada dos jogos da Arc System Works. Quando você estiver defendendo ou levando aquela surra você pode acabar com a farra toda usando o Burst. Ele interrompe o combo e joga o oponente para trás. É necessário ter um Break Burst disponível.

Usar o Burst no neutro, popularmente conhecido como Gold Burst, faz com que o oponente seja jogador para o alto e esteja vulnerável para levar um combo.

Ps.: Existem casos que você não pode dar Burst, nesses casos aparecerá um "X" no ícone do Overdrive.
Ps².: Atenção, jogadores mais experientes podem conseguir ver quando você vai dar Burst e se defender a tempo (sim, tem como defender Burst).



Sistemas


http://i.imgur.com/GIYWVqY.pngDistortion Drive
Esse é o nome dado aos especiais no jogo. São bem stylish. Custa 50% de Heat.


http://i.imgur.com/d1VnkDU.pngAstral Heat
Basicamente é um especial para terminar a partida com estilo. Requerimento para usar ele:
  • Você tem que estar no match point (um round para ganhar a partida)
  • O Adversário tem que ter 35% de HP ou menos (A barra HP no vermelho)
  • Você tem que ter 100% de Heat

Feito isso, a foto do seu personagem vai ficar brilhando mostrando que você pode usar o Astral Heat.



http://i.imgur.com/00p6p47.pngInstant Block
Se você conseguir defender um golpe no momento exato que ele te acerta (+/- 8 frames sendo mais tecnico) seu personagem vai brilhar em branco e você vai ganhar um pouco de Heat. Mas não é só isso: você recebe menos hitstun (o tempo que você fica na animação) facilitando na hora de sair da pressão adversária.


http://i.imgur.com/2rhtI8i.pngGuard Crush
Ocorre quando o último Guard Primer restante de seu personagem for destruído por outro golpe que remove um Primer. Deixa seu personagem extremamente vulnerável.


http://i.imgur.com/p9YvBHO.pngCounter
Acontece quando um golpe seu corta o golpe do oponente no início ou durante ele. Golpes em Counter Hit recebem mais hitstun e untechable, o que possibilita novos combos a partir deles.


http://i.imgur.com/5VQA5Ro.pngFatal Counter
Ocorre na mesma situação que o Counter, mas apenas algumas golpes possuem essa propriedade. Um Fatal Counter adiciona mais hitstun e untechable para os golpes seguintes, possibilitando combos ainda mais devastadores

 


 

Sei que é difícil entender tudo de uma só vez, mas jogando e assistindo vídeos aos poucos o ajudará a compreender melhor a série BlazBlue.

 

Para assistir os vídeos, consulte este canal:

https://www.youtube.com/channel/UCc8scXcwIwwb2kKQ5zZAD1A

Dê uma olhada também nos "Archives" do DustLoop forum:

http://www.dustloop.com/forums/index.php?/forum/152-blazblue-character-discussion/

 

Qualquer outra dúvida é só perguntar aqui mesmo no fórum, estaremos mais do que felizes em ajuda-lo. Até mais!

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites
  • 3 weeks later...

Dúvida...

 

 

Há alguma desvantagem em fazer super jump em relação ao jump normal?

 

Em outras palavras, além da a diferença de posicionamento... há diferenças em frames de imunidade?

Além da diferença óbvia (altura e distância), são idênticos. Mas o melhor pulo é o Dash+High Jump, cobre bastante distância e conserva um Airdash ou Double Jump.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...