Jump to content

"Você chama isso de luta?" - Guile: Dúvidas


Recommended Posts

Bem-vindos, soldados!

 

Criei este tópico para que jogadores de Guile de todo o Brasil possam trocar experiências, informações e, em conjunto, melhorarmos todos nossa forma de jogar. Sou jogador de Guile há quase dois anos, quando comecei no SSFIVAE v.2012 e nos jogos de luta em geral. Durante esse tempo pesquisei bastante o jogo do capitão da Força Aérea e creio que posso dar uma ajuda para jogadores iniciantes.

 

E, mais que tudo, acho que todos vocês podem ajudar muito na minha forma de jogar também. Sintam-se à vontade para postar perguntas, comentários, sugestões e também vídeos, mas evitem colocar estes últimos em excesso para não poluir o tópico. Este não é um tópico específico para vídeos.

 

Caso haja mensagens com linguagem vulgar, poluição do tópico com conteúdo não relacionado, discussões pessoais ou brigas, solicitarei aos moderadores que excluam mensagens. Lembrem-se sempre que em fóruns como este há moderação e comportamento inadequado está sujeito a banimento.

 

Sonic Boom, murro, bica e pente no cabelo!

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Passa, isso sempre me intrigou. Você foi o cara que me ensinou a jogar contra Blanka, mas essa luta é totalmente favorável ao Blanka e ainda assim você sempre ganha jogando de Guile. E usa o Guile só nesta.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites
Quais os piores/melhores matchs do Guile?

 

Harry, se tem uma coisa que o Guile tem são matchs ruins. Segundo o Event Hubs, são nada menos que 13. Eu diria - e acho que a maior parte dos jogadores de Guile concordaria - que são as seguintes: Dhalsim, C. Viper, Blanka, Ibuki, Akuma, Cammy, E. Ryu, Seth (um pouco melhor agora, no USFIV), Gouken, El Fuerte, Decapre, Dudley e Yun.

 

O Dieminion reclamou muito recentemente que as matchs ruins, que apresentavam uma leve desvantagem pro Guile, se tornaram impossíveis no USFIV. Além disso, muitas matchs que eram iguais foram desequilibradas. O Ken, seu personagem, por exemplo, levava uma ligeira desvantagem e agora leva vantagem. Dudley era uma matchup muito fácil e agora se tornou muito difícil.

 

As matchups boas por Guile são: Bison (incríveis, 7x3), Fei Long, Juri, Makoto, E. Honda, Sakura, Sagat e outros.

Edited by Rodrim
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Passa no caixa, bem que vc podia abrir um tópico sobre o vega hein? Tenho maior dificuldade contra esse mano.

 

Olá Harry. Bom velho não sei se tenho conhecimento suficiente pra isso, mas posso tentar. Vou bolar alguma coisa pra iniciar o tópico e aviso vcs. Abs

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Passa, isso sempre me intrigou. Você foi o cara que me ensinou a jogar contra Blanka, mas essa luta é totalmente favorável ao Blanka e ainda assim você sempre ganha jogando de Guile. E usa o Guile só nesta.

 

Pois é Jarda. Vou contar a história aqui pra quem quiser saber.

 

Eu comecei a jogar essa versão do Street quando fui em um fliperama e vi o SSFIV AE e peguei o Blanka como main por causa de um camarada que ficava direto no fliper e estava disposto a me explicar algumas coisas. No meio da caminhada eu comprei um console e comecei a me dedicar ao Blanka. Porém eu jogava como se fosse SFII. Não usava focus, dash, pulo em cross, combos, enfim, nada. Pra vc ter uma idéia quando eu derrubava o cara eu andava pra trás pra esperar o cara levantar e aí sim atacar novamente. Com a experiência online eu comecei a usar algumas mecânicas, porém nada de combos. E aí vieram as mirros match. Eu ficava doido. Nem sabia o que fazer. Eu nunca desconfiei que a match up Guile vs Blanka era boa pro Blanka. Então decidi pegar o Guile pra enfrentar os Blankas e deu certo. Claro que eu perdia, mas era bem raro perder pra algum Blanka. Mas o meu jogo de Guile é bem simples. Sonic boom, cr HP de AA, FK, super e ultra. Mais nada. E assim era até uns meses atrás quando adaptei meu Vega, pois o adotei há quase um ano como main, à match vs Blanka. Na minha visão a match up Vega vs Blanka dá uma leve vantagem para o Blanka. Talvez 4,8 x 5,2. Mas estou mais confortável. Mas no ultimo camp online que participei peguei um bom Blanka e foi tranquilo de passar. Então é isso pessoal. Até a próxima.

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

O Guile é meu orgulho, pois é coisa de família, hahaha, meu irmão mais velho me ensinou a jogar com ele lá no SF2 de super nintendo, desde então fiquei fascinado por personagens de charge, e como os mesmos realizam as coisas. Antes do SSF4 AE o jogo só ficava entre amigos mesmo e depois da escola rareavam entre os primos, vez em quando, etc., mas aí uma vez inserido no mundo online, percebi que tudo que sabia até então era um pouco mais de nada.

 

Assim vim treinando e aprendendo aos poucos, comecei ano passado, agradeço ao Jarda por ter me dado as principais dicas com o char, ultimamente ando meio em baixa com o mesmo, mas em breve vou levantar no facão.

 

Ironia, haha, pois, justamente nessas últimas semanas tenho treinado minha defesa e frame trap, a partir de um vídeo tutorial que vi sobre. Coisa que não incorporei com o guile, mas que vejo ser muito importante.

 

estarei bem presente neste tópico, abraço a todos

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

O Blue Danilo tá escondendo o ouro aí. Além do Guile ele tem a Chun Li e uma Decapre de fazer a gente bater a cabeça na paree de raiva, hehehehe.

 

Pessoal, valeu pela moral no tópico, e não esqueçam que, embora eu o tenha criado, ele não é meu, ele é nosso. Quando alguém perguntar algo, sintam-se á vontade pra responder.

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Se o Vega nr. 1 da live, não sabe muito sobre o char então eu parei kkkkkkk.

 

Outra pergunta sobre o Guile, quais são as frame traps que vcs mais usam?

 

Oh Harry 90% da parte teórica que aprendi foi com o Jardel e o Kleytonbh. Eu jogo mais na raça e na reação mesmo. De uns tempos pra cá que tenho me preocupado em entender um pouco de frame data e tal. MAs no geral vou na raça. Em relação a ser o Vega número 1 é porque eu jogo todo dia e acabo ganhando os pontos. Mas eu conheço uns 5 ou 6 Vegas BR que estão bem na minha frente. Haztlan, Vtchken (esse não conheço de conversar) Kimedu, Apeloshi, Hiro BR e o Sotf-Scarlet Claw (Boris). Fora os que eu não me lembro agora ou não conheço Estou evoluinndo junto com vcs. Vamo que vamo !!!

O Blue Danilo tá escondendo o ouro aí. Além do Guile ele tem a Chun Li e uma Decapre de fazer a gente bater a cabeça na paree de raiva, hehehehe.

 

Pessoal, valeu pela moral no tópico, e não esqueçam que, embora eu o tenha criado, ele não é meu, ele é nosso. Quando alguém perguntar algo, sintam-se á vontade pra responder.

 

Sim sim Jarda. Tá escondendo o ouro mesmo. O Guile dele tem um tempo que não vejo, mas a Chun-Li é muito boa e a Decapre melhor ainda. :v

Link to post
Share on other sites

Harry, você tinha perguntado sobre as traps do Guile, então lá vai:

 

1 - b. HK (chutão de cabeça pra baixo): muitos consideram a melhor do jogo. Pelo fato de o Guile ficar no ar, é completamente invulnerável a agarrões, até mesmo ao Ultra 1 do Zangief.

2 - st. HP: quando acerta em counter hit (e a maioria das traps acertam) pode combar com outro st. HP ou com a rasteira.

3 - cr. MP: pra pescar botões do cara no wake up de forma mai segura que o anterior.

4 - st. HK: aquela bica com a sola do pé que pega o startup de magias e os jogadores de Guile usam sempre pra afastar o oponente, mantendo-o na distância boa.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

PassanoCaixa: O Vticken eh o Guisty (vega aqui do RS, um dos melhores na minha opinião)

 

Blue Danilo: entendo sua paixão pelo Guile, mas não largue a decapre, vc soh cresceu como player com ela.

 

Massa ver a galera abraçando o CounterHit. GGs pra todos.

  • Upvote 2
Link to post
Share on other sites

Fala, pessoal. O Igordão colocou uma discussão boa pra o nosso fórum aqui. Segue aí, junto com minha opinião:

 

"Jardel você acha também, que cada char tem sua caracteristica, e não se deve tentar jogar de forma diferenciada com o tal...

Tipo jogo de Guile, e prefiro demais o estilo rush de caras como, FLW49, NUCLkEDU e BLUE EMBLEM.

Seria tipo a melhor coisa tentar fazer o jogo certo, ou quero dizer jogar como todos querem que os players de guile jogam?"

Cara, esse assunto é controverso. Já vi muita discussão sobre e, na maior parte das vezes, opiniões infundadas que vêm de caras que nem jogam de Guile. Vou colocar minha opinião sobre o assunto.

 

Eu vejo vídeos de todos os jogadores de Guile possíveis: Finelikewine49, ACE E I RIN (que recentemente teve o bom-senso de mudar sua ID pra Blue Emblem), Nuckledu, Dieminion e por aí vai.

 

Até hoje, eu sinceramente não vi esse Guile "ofensivo" ou de "rushdown" de que os caras falam. O jogo do Guile é zoneamento, a meu ver. Dentro disso, existem matchups em que você arrisca mais ou menos. Exemplo: Guile vs Gouken é uma match chata e ruim pro Guile. Se o cara de Gouken resolver correr, você vai ter que ir lá atrás dele, ou não vai ganhar. O Nucledu fez isso muito bem contra o Infiltration uma vez. Dai tiraram a conclusão de que ele é um "Guile que faz rushdown". A luta é essa (começa por volta de 1:40):

 

 

Pra mim isso aí é zoneamento até a medula. Porém, o Nucledu tenta o tempo todo forçar o Gouken no canto, pra ele não poder correr sempre que o Guile quer colocar uma distância mais próxima. O questão espacial é tão importante que o Infiltration abre mão de punir um Flash Kick e prefere dar um agarrão pra jogar o Guile no canto. O único momento de pressão é um risco que o Nucledu corre seguidamente, fazendo um setup de agarrão pra trás xx f. MK xx j. HK, que é um safe jump QUE NÃO FUNCIONA NO GOUKEN POR CAUSA DO COUNTER (esse safe jump é pra 5 frames, e o counter do Gouken tem 2 de startup). Acho que o Knucledu viu que o Infiltration não sabia disso e continuou fazendo até ele punir.

 

Agora olha só essa luta aqui:

 

 

Os mesmos jogadores, só que agora o Infiltration está usando Akuma. Veja como o Nucledu se comporta de forma defensiva. Os únicos momentos em que ele avança é quando tá indo pro canto.

 

Cara, o zoneamento do Guile muda em todas as matchups, mas é zoneamento. Rushdown é outra coisa, na minha opinião. Rushdown é o que fazem Ibuki, Cammy, Oni.

 

Então, respondendo sua pergunta: não acho que esses caras que você citou joguem no rushdown. Eles têm um tipo de zoneamento onde o Guile avança mais.

 

Abração, brou!

Edited by Rodrim
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Falar que Guile eh um char turtle, estamos afirmando o quão sólida eh sua defesa e o quanto eh difícil entrar nela. Devido aos seus frames da magia e ótimos normais, o char não se sente em desvantagem, muitas vezes sendo pressionado. Temos muito jogadores bons de Guile no BR, mas analisando todos, vejo o Alexis realizando um jogo muito em equilíbrio com o char.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

AH ta!!!... devo ter confundido os termos mesmo. (Sou NUB, nissaê, hauahu) Mas tipo, a ofenssiva do guile as vezes confundem bastante a cabeça de oponentes, pois eles sempre esperam que ficaremos no joguinho "cha com pão"... de sonicboom e Socão...

 

 

@Jardel não sei se vc lembra no MNC contra o Kadash(Juri), tentei fazer um jogo respeitando o cara e me dei mal, porém quando fiz o jogo mais ofenssivo ele ficou meio sem entender o que ia acontecer, e cheguei até a quase ganhar a parada...

 

c vc permitir editarei a luta e postarei aqui para poderem dar dicas e me ajudar nessa luta contra o "MUNDO"... pq jogar de Guile as vezes eh tipo enfrentar o "MUNDO" todo sem ter munição....

 

 

 

Obrigado aew o retorno mano!!! SonicBoom...

Edited by Igordao
Link to post
Share on other sites
  • 2 months later...

E então, seus milicos patriotas canalhas! Enquanto vocês estão perdendo seu tempo assistindo novela, o Dieminion andou fazendo a festa em cima de vários dos melhores japas do mundo nesse torneio aqui. Olhem como o cara usa todos os recursos do Guile, como ele controla o espaço de forma milimétrica:

 

https://www.youtube.com/watch?v=rr6VeAFGNSc&t=217

 

https://www.youtube.com/watch?v=SOuz4YMOU4k&t=112

Link to post
Share on other sites
  • 8 months later...

Falaaaa galera!!!

 

Com as dificuldades que eu tive de Guile quando veio o USFIV eu troquei o personagem para o Ken, mas eu nunca deixei de gostar do Guile, personagem com um ótimo Zoning e que sabe bota pressão com o adversário no corner.

Igual vi o Rodrim falando é um personagem que tinha lutas bem equilibradas mas agora anda em desvantagem contra certos adversário. Minha ideia agora foi focar no Ken, Yun, e Gouken. Mas talvez um dia volto para o grande capitão da Força aérea!!

 

See Ya!!

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...