Jump to content

Introdução a Persona 4 Arena Ultimax


Recommended Posts

lBBug3n.png


Para a galera que está afim de jogar ou quer conhecer o jogo mais à fundo, este guia vai tentar passar uma noção básica do jogo!
O jogo é simples na prática mas conhecer cada mecânica à sua disposição fará toda a diferença!

Conheça a HUD


aDw3HF6.png


Uma rapida explicaçao da HUD:

1. SP Gauge: Tipica barra dos jogos de luta, pode-se gastar ela para varias mecânicas, como golpes EX, Supers e Cancels.
2. Persona Gauge: Cada personagem possui um número diferente de cartas. Cada "carta" é perdida quando se é acertado enquanto a Persona esta na tela ou ela em si é acertada. Quando todas cartas são perdidas, a barra de torna cinza e impossibilita o uso da Persona e dos golpes que dependem dela. Este estado de chama Persona Break. Recupera-se com o tempo.
3. Burst Gauge: Indica a disponibilidade do Burst, quando impossibilitado (durante o Super do adversário por exemplo), terá um "X" vermelho em cima dela.
Quando vazia, será representada como um "B" preto.
4. Contador de rounds.
5. S-Hold System: Uma nova mecânica em Persona 4 Ultimax que possibilita a execução de especiais e Supers apenas segurando um botão. Conforme a barra enche você poderá usar diferentes golpes.

Notação:
Como todo bom "anime-game", a notação para direções adotada é a de NumPad, que representa o stick/d-pad e suas respectivas posições como números do NumPad.

:ttub: :ttu: :ttuf:
:ttb: N :ttf:
:ttdb: :ttd: :ttdf:

Em NumPad:

7 / 8 / 9
4 / 5 / 6
1 / 2 / 3

 

 

Visão geral das mecânicas básicas

 

 

Movimentação


Como todo bom 2D Fighter, permite apenas movimentação no plano 2D. Nesse quesito o jogo é identico à Street Fighter II por exemplo, não há segredo para quem tem noção de como funciona um 2D fighter. Porém, este jogo possui mais comandos para possibilitar varias formas de movimentação, e liberdade consequentemente. Um típico "airdasher".

 

  • Dash/Backdash - :ttf: :ttf: / :ttb: :ttb:

Backdash, uma forma agil de recuo. Invencibilidade e duração variam de acordo com o personagem. Bem parecido com a mesma mecanica de outros jogos.
O Dash funciona de forma similar à KOF, permite rapida movimentação em direção ao oponente. Pode ser cancelado em ataques, e se usado em conjunção, extende o alcance efetivo de varios ataques. Não há personagens com "hop" (estilo SF4) dash neste jogo.

  • Super Jump - :ttd: :ttu:

Um pulo mais alto. Não permite Double Jump!

  • Double Jump - No ar, :ttu:

Um pulo adicional no ar. Essencial em combos e na movimentação.

  • Airdash/ Air Backdash - No ar, :ttf: :ttf: / :ttb: :ttb:

Uma aproximação rápida pelo ar.

  • Mini Jump - :ttd: + :bA: + :bC:

Um pulo bem baixo. Pode ser usado após vários golpes, mesmo que não sejam canceláveis em pulo. Possui bastante recuperação.

 

Botões


O jogo utiliza 4 botões, denominados como A, B, C e D. A combinação e aperto simultâneo de alguns deles, permitem outras ações e funções para ativação de algumas mecânicas do jogo (que serão explicadas obviamente).

:bA: : Ataque Fraco
:bB: : Ataque Forte
:bC: : Persona Attack - Persona Attack, como o nome implica, um ataque básico com a Persona.
:bD: : Persona Rush - Ataque único com a Persona, varia de acordo com o personagem. Pense na mecânica "Drive" de Blazblue.

Lembrando, a direção (abaixado, ou no ar) pode também modificar alguns golpes da Persona.

 

 

Mecânicas Únicas

 

 

  • Auto-Combo - :bA: várias vezes

O personagem irá executar um combo pré-definido que geralmente não inflige tanto dano mesmo gastando barra.

  • S-Hold System - Segure :bA:

Uma barra de encherá e quando o botão for solto o personagem irá executar um ataque especial. A barra contém vários níveis e quanto mais o botão for segurado, mais poderoso será o ataque.

  • Furious Action - :bB: + :bD:

FOgGmT9.png
Golpe invencível e de fácil execução. Custa um pouco da barra de life, que pode ser recuperado. Este life recuperável é representado como uma parcela Azul na barra, similarmente quando se usa um Focus Attack em SF4. Varia de personagem pra personagem, alguns usam na forma de Dragon Punch, outros como Counter. Apesar de ajudarem bastante, são bastantes unsafe.

  • Status Effects:

Bem único, e existem vários. Basicamente "envenenam" o personagem com condições adversas e obviamente desvantajosas. Nem todos podem fazer isso, e somente certos golpes infligem essa propriedade.
Não duram para sempre e podem ser curados acertando o oponente.

Poison: Drenagem no Life com o tempo.
Paralyze: Perda da movimentação, não se pode nem pular. Defender e atacar ainda é possível.

Freeze: Impossibilitado de tomar qualquer ação, a não ser um Burst. Dura um tempo predeterminado e para sair mais cedo aperte :ttb: e :ttf: rapidamente.
Fear: Qualquer golpe se torna Fatal Counter e é impossível Techar throws.
Confusion: Inverte todos os comandos de direção (frente vira trás, baixo vira cima).
Charmed: Sua barra de SP é passada aos poucos para o adversário. Bem perigoso.
Silence: Não se pode invocar a Persona.
Rage: Não pode defender.
 

Awakening:

 


A gloriosa mecanica de comeback deste jogo. Ativado automaticamente quando o life esta bem baixo (menos de 35%), ele oferece vários benefícios vantajosos:
+Defesa (menos dano recebido)
+50 SP Gauge (Total e reserva) e acesso aos exclusivos "Awakening" Supers, golpes BEM fortes que ajudam bastante a virar a mesa.
A indicação dramática de ativação é quando a barra de HP se torna amarela há um foco nos olhos do personagem:

JtUtO2o.jpg

Não pode ser ativado *enquanto* estiver apanhando, somente no retorno ao Neutro.

 

Comandos Básicos e Gerais

 

  • All-Out Attack - :bA: + :bB:

Um overhead, relativamente lento, com propriedade de Super-Armor. Assim como em Guilty Gear, lança o oponente no ar e permite um combo em seguida.
Força Fatal Counter (C Followup).

  • Burst - :bA: + :bC: + :bD:

MeJAZBX.png

Há 3 tipos de burst, Ofensivo, Defensivo e One More.
Ofensivo: Executa-se no neutro, quando não estiver tomando porrada ou defendendo. Também conhecido como "Gold Burst", se acertado ele enche toda a SP Gauge.
Defensivo: Executa-se na defesa ou sendo acertado. Meramente serve para parar de apanhar e manda o oponente pra longe. Não pode ser usado durante o "Super" do adversário.
One More: Usado durante os combos, ele envia o oponente pro alto e possibilita um extensão do combo. Aumenta o dano em geral.

  • Shadow Frenzy - Com 100 de SP :bA: + :bC: + :bD:

Exclusivo para os personagens Shadow. Quando ativado a barra de SP se drenará lentamente e todos os golpes envolvendo gasto de SP custarão menos. Pode ser usado durante um golpe para cancela-lo em Shadow Frenzy. Além disso ainda possibilita o cancelamento de ataques especiais e especiais. Faz com que personagens Shadow tenham combos devastadores.

  • One More Cancel - :bA: + :bB: + :bC:

Aos familiares players de GG e BB, cancela a animação do golpe ao custo de 50 SP Gauge. Pode ser usada como bem entendida, seja para extender combo ou cancelar um golpe unsafe defendido.

  • Mortal Blow - :ttd: :ttd: :ttd: :bC: + :bD:

O famoso Instant Kill. Condições para ativação:
Faltar 1 round para vencer e ter 100 de SP Gauge. Quando cumpridas as condições, a portrait do personagem piscará branca.
Alguns são BEM difíceis de desviar e evitar, e claro como o nome implica, resulta na completa depleção da Life Gauge do oponente...ou seja, mata com 1 hit.

  • Air Turn - No ar, :bA: + :bC:

Útil para mudar a direção de seus golpes no ar e fazer cross-ups difíceis de defender.

  • Sweep - :ttd: :bA: + :bB:

Rasteira que derruba o oponente.

  • Throw - :bC: + :bD: Para escapar deles use o mesmo comando.

Só pode ser techado já que é indefensável. Pode também ser feito no ar e alguns personagens podem seguir com um combo após.
Direção do throw (trás ou frente) determina a o lado para que o oponente e lançado.

  • Guard Cancel Attack - Na defesa, :ttf: :bA: + :bB:

Ao custo de 50 SP, permite um contra ataque durante a defesa (C+D na defesa de KOF) que manda o oponente longe.

  • Guard Cancel Evasive Action - Na defesa, :ttf: :bA: + :bC:

Ao custo de 50 SP, permite um desvio durante a defesa para passar pelo oponente.

  • Quick Escape - :bA: + :bC:

Um movimento de desvio invencível, bem similar ao roll KOF. Bastante útil para escapar da pressão do oponente ou desviar de projéteis.
 

Mecânicas
  • Skill Boost

Uma versão diferente, e geralmente mais forte, de algum golpe especial que custa 25 SP Gauge e muda algumas propriedades. Varia de acordo com o personagem.

  • Counter:

CwAyk9k.png

Ocorre quando se é acertado durante o início do golpe ou na recuperação de alguns deles. O primeiro golpe do Counter infligirá mais dano.

  • Fatal Counter

Somente alguns golpes especificos possuem essa propriedade. Golpes ganham ainda mais Hitstun, possibilitando novos combos. É também possível ocorrer Fatal Counter em golpes que possuam Fatal Recovery.

  • Fatal Recovery

Propriedade que alguns golpes possuem, geralmente são golpes bem vulneráveis quando defendidos. Qualquer golpe recebido durante este estado será um Fatal Counter.

  • Backdash/Dash cancel:

Alguns golpes podem ser cancelados dessa maneira para continuar combos ou eliminar recovery.

  • Super Cancel

Ocorre quando se cancela qualquer golpe ou a recuperação do mesmo em um Super. Pode ser usado para fazer Furious Actions safe, já que eles não podem ser cancelados em nada mais.

  • Instant Block - Defenda no ultimo instante possível antes do golpe conectar.

Como em BB e GG, lhe recompensa com ganho de SP Gauge e menos hitstun durante o golpe do adversario. Permite sair de pressão mais facilmente.

  • Ukemi - Segure qualquer botao.

Permite se recuperar dos golpes. Só é possível se recuperar quando a barra de Hitstun (abaixo do indicador de Hits) chegar à 0 ou se for derrubado.
 

Videoteca:

 


Consulte estes canais, eles sao frequentemente atualizados com videos do nicovideos ("Youtube Japones"):

https://www.youtube.com/user/jourdal2012
https://www.youtube.com/user/FFxStrife
https://www.youtube.com/channel/UC96mi30KQlct1nV3slZnBEg
https://www.youtube.com/user/zero3japan

Qualquer dúvida postem!

 

  • Upvote 3
Link to post
Share on other sites

Pronto, Já estou com o jogo. \O/

 

Asura, será meu primeiro contato com o série. Irei treinar com todos para conhecê-los. Baseando-se nos chars que jogo constante na minha assinatura, tens algum para me indicar??

Link to post
Share on other sites

Mitsuru com certeza tem o estilo da Rose! Mas ela é personagem de charge, então se isso for atrapalhar dê uma olhada também na Chie.

Não jogo com char de charge, vou ver sobre a Chie Já hj. Com certeza esse seu tópico será muito útil. GGs.

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...