Jump to content

No Mercy ATTACK !! - Red Earth Review


Recommended Posts

Sobre o Jogo

Red Earth ou Wazard (Versão Japonesa) é um jogo de luta 2D lançado em 1996 pela Capcom no Hardware CP System III, o mesmo hardware usado no Street Fighter III.
O jogo possui dois modos apenas sendo eles o Quest Mode e o Versus Mode.
A historia do jogo se passa em 1999 em um Planeta Terra diferente do nosso, que ficou preso no período medieval / mitológico. Um novo país é fundado pelo vilão Blade e ele usa vários monstros para ajudá-lo a domirnar o mundo, mas então quatro Heróis surgem para defender a Terra e parar os planos de Blade.
Observação: Na versão Americana do jogo a historia é a mesma porem se passa na data 13XX ao invés de 1999.

Gameplay


O gameplay é o mesmo estilo de todos os jogos de luta da Capcom, com o padrão de 6 botões sendo eles 3 botões que respondem a variação dos Punchs e 3 botões que respondem a variação dos Kicks.
Ele também possui um sistema de evolução para cada personagem, permitindo que eles habilitem mais técnicas ou melhorem sua resistência.

 

Personagens


Você pode escolher entre 4 heróis sendo eles Leo, Kenji, Tessa e Mai-Ling.

LeoSkillsLevelsKenji (Mukuro)SkillsLevels
Chronos Rush Mars Slash Hercules Rush Mystic Force Achilles Rush Chronos Revenge Achilles Revenge Gaia Driver Gigas DriverSoldier (Level 1) Swordsman (Level 3) Fighter (Level 6) Revenger (Level 10) Victor (Level 14) Warrior (Level 19) Hero (Level 25) Warlord (Level 32)Ichimonji Rasen Kyaku Jyuumonji Mystic Force Tsumuji Homura Tsumuji Kumo Gakure Baku Ryusho Enma Zuki Rasetsu Jin UtsusemiStalker (Level 1) Sniper (Level 3) Commando (Level 6) Stinger (Level 10) Executor (Level 14) Stealth (Level 19) Shadow (Level 25) Assassin (Level 32)
Tessa (Tabasa)SkillsLevelsMai-Ling (Tao)SkillsLevels
Chakra Wave Mystic Force Reverie Sword Tricicle Edge Air Chakra Wave Glace Cannon Electron Cannon Fiamma Cannon Hyper Cannon Jamming Ghost Death PhenomenonMagician (Level 1) Sorcerer (Level 3) Witch (Level 6) Phantasm (Level 10) Summoner (Level 14) Sage (Level 19) Archmage (Level 25) Magelord (Level 32)Kuujin Ken Enryuu Kyaku Koukaku Shuu Mystic Force Idaten Koen Kuugeki Shou Tentsui Ga Super Kuujin Ken Super Enryuu KyakuGrappler (Level 1) Striker (Level 3) Buster (Level 6) Martian (Level 10) Champion (Level 14) Ironfist (Level 19) Godfist (Level 25) Asura (Level 32)


Bosses


O jogo possui 8 Bosses no total no modo Quest.
Observação: E como todo bom Final Boss da Capcom na época o Valdoll possui duas formas.

Level UP


A cada partida que você faz seu personagem ganha EXP para subir de level e assim liberando mais coisas para ele.
Cada personagem pode chegar ate o level 32 no máximo.

Password


Para você não perder o level em que você chegou foi feito um sistema de passoword que permite você volta do level que você parou, eles são usados quando você vai escolher um personagem.
Observação: Os passwords só podem ser adquiridos quando você perde uma luta e vai para tela de continue.

Fatality

Similar aos jogos do Mortal Kombat o Red Earth também possui Fatalities porem são feitos usando certos golpes na hora de matar o oponente.


Musicas

As musicas do jogo foram compostas por Takayuki Iwai, Ryoji Yamamoto e Wataru Hachisako.

PlayList: https://www.youtube.com/playlist?list=PL4383F29E8B29A91C

Hardware CP System III


CPS-3 ou Capcom Play System 3 é uma placa de arcade lançada pela Capcom em 1996, era na época um sistema com capacidades 2D sem paralelo; muitos fãs de jogos de luta ficavam impressionados com a fluidez na animação em jogos como Street Fighter III e outros para o sistema, que foi o último fabricado pela Capcom (que passaria a utilizar outras plataformas como o Sega NAOMI e o System 246).

A CPS-3 possui um mecanismo de segurança e proteção anti-cópia complexo. Os jogos são distribuídos em um CD que contém os dados do jogo criptografados e um cartucho de segurança alimentado por bateria com uma chave de desencriptação e a BIOS do jogo. Ao ser ligado pela primeira vez, o conteúdo do CD é copiado para um banco de memória na placa do sistema, e depois é desencriptada pelo cartucho de segurança. O cartucho é extremamente sensível a qualquer tentativa de modificação, que faz com que a chave seja apagada tornando o cartucho inútil.

A CPS-3 não foi um sucesso de vendas e teve apenas seis jogos produzidos para ela. Os donos das casas de arcade não gostavam da fragilidade da placa principal; a CPS-3 não resistia bem a choques mecânicos ou elétricos. Além disso, o jogo deixava de funcionar assim que a bateria no cartucho de segurança perdia sua carga, tendo de ser substituída ao custo do dono. Outro ponto negativo foi o fato da CPS-3 ser capaz apenas de produzir gráficos 2D em uma época em que a maioria dos jogos era criada com gráficos 3D. O custo do sistema era maior que o das outras placas de arcade e acredita-se que programar para a CPS-3 era mais difícil que o normal.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/CPS-3

 

Vale a Pena?


Apesar de simples Red Earth é um jogo bem divertido tem uma ótima trilha sonora e os personagens são legais e diferentes um do outro, para quem gosta de jogos de luta 2D antigos com alguns elementos de RPG é uma ótima pedida.

O único problema que o jogo tem é ser bem repetitivo em alguns momentos como, por exemplo, subir de level que pode ser algo bem demorado se você não enfrentar outros players com um level igual ou maior que o seu.
Para aqueles que querem experimentar o jogo o Emulador e a Rom estão disponíveis para Download no site abaixo.
Site:
http://theisozone.com/downloads/pc/other/cps-3-emulator-with-complete-rom-set/

Edited by Helryu
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Claro que o @@Helryu joga com o ninja!

 

Curti demais o jogo e não o conhecia só a personagem Tessa.

Esse lance de unir elementos de RPG (level e skills) em um fighting game foi muito bom, aposto que não houve nada parecido na época. E os fatalities dão um vibe de Samurai Shodown pro jogo hehe.

 

Excelente review cara, espero ver outros de jogos tão interessantes quanto esse! ;)

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...