Jump to content

LOLiFiSTER

Membro
  • Content Count

    11
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Posts posted by LOLiFiSTER

  1. Costumava ter o sábado do macete no centro do Rio, mas isso era na época que lançou o USFIV, agora a lan fechou e tudo meio que deu uma morrida.

    Acredito que tenham grupinhos secretos de whatsapp que o pessoal use pra marcar jogatinas, geralmente na casa de alguém ou coisa do gênero. Eu também estou a procura de gente pra jogar offline mas sem sucesso até agora.

     

    Algum outro carioca mais por dentro da cena talvez possa ajudar.

  2. Meu caso com controles foi algo mais bizarro.

    Comecei com pad lá pra 2007 jogando melty blood/GGXXAC, depois de um tempo comecei a jogar mais no pc por causa do netplay, então comecei a jogar de teclado. No teclado eu fiquei por um bom tempo, até 2012 mais ou menos que foi quando eu montei meu primeiro arcade. Fiquei no arcade até agora e fui pra hitbox.

     

    Acabou que no final das contas eu me sentia mais confortável no teclado e quando fui pra hitbox foi um baita upgrade. Pra mim é bem mais natural, apesar de parecer estranho pra todo mundo. Pouco mais de 15 minutos com a hitbox e eu já tava fazendo tudo que eu tinha problemas pra fazer no stick.

     

    Hitbox também tem vários atalhos abusáveis. Standing 720, tiger knees fáceis que as vezes saem tão rápido que você precisa ir com calma, dash de 3 frames com uma espécie de plinking da esquerda pra direita, abusando do fato que não dá pra apertar duas direções opostas na hitbox,bufferar super andando pra frente, bufferar dp andando pra frente só apertando dois botões.

     

    Desde que eu voltei pro teclado/hitbox eu comecei a conseguir punir fireballs muito mais fácil com super.

     

     

    Aquecer no Training antes de jogar pra valer já virou até padrão, né? Haha Estou tentando acostumar meus dedos com isso também, ainda não está perfeito, mas melhora a cada partida, sem dúvidas.

    O artigo parece ser realmente excelente. Estava dando uma lida rápida e ele parece realmente saber do que está falando, além de ter uma execução absurda. Porém, acredito que meu problema não seja proveniente da mão esquerda, da mão que fica no manche, e sim a mão direita e a forma como eu distribuo meus dedos para cada botão. Quando eu estava migrando para o Fightstick tentei vários "grips" diferentes, inclusive o Wineglass, mas pra mim não pareceu natural. Tentei por um tempo o "cotonete" do Daigo, que ele encaixa o manche entre o dedo anelar e o mínimo, mas também não me senti confortável: eu tinha muita força pra movimentos no sentido da direita, e pouca força pra direção contrária. Me senti confortável mesmo com o "cotonete" tradicional, com o manche encaixado entre o dedo anelar e o médio. Você é acostumado com o Wineglass assim como ele?

     

    Você tinha mencionado que usa o polegar no chute fraco e sentiu dificuldade de ir pra um jogo com mais botões. Eu uso o dedão sim, mas pro chute fraco só, tech de throw eu faço assim. Agora de hitbox eu alterno meu polegar direito entre o LK e o pra cima, mas difícilmente eu tenho alguma posição fixa pras mãos e eu acabo usando os 5 dedos. Algumas pessoas jogam só apertando os botões com um dedo só. Acho que é só fazer o que te deixa mais confortável mesmo. Quanto a timing, tente criar uma música com os combos, use o som dos botões. As vezes dizem que apertar os botões um pouco mais forte ajuda com timing.

     

    Eu já tava no processo de trocar pra hitbox quando descobri esse artigo. Cheguei a tentar um pouco essa técnica e pareceu bem mais eficiente, mas era muito complicado tornar isso natural pra mim. Hitbox foi meio como atalho pra eu chegar numa técnica menos tensa. Se eu fosse me forçar a aprender arcade stick de novo eu com certeza abandonaria meu grip antigo e usaria o wineglass dele. O jeito que eu segurava o stick era extremamente ineficiente.

     

    isso é meio exagero mas se quiser melhorar a coordenação esses exercícios são muito bons:

    • Upvote 2
  3. Acredito que o seu problema de execução seja a falta de uma técnica mais relaxada. Tente perceber se suas mãos ficam tensas enquanto joga uma partida real. Se seus músculos ficarem tensos fica difícil acertar o timing das coisas. Aí é repensar a forma como você segura o joystick e tentar entender ela melhor.

     

    Outra dica muito boa é agrupar movimentos:

    cr.mk > hadouken por exemplo
    Maioria das pessoas que começaram agora pensariam em: :ttd: + :mk3: ... :QCF: + :hp3:

    Mas você deveria estar fazendo: :ttd: + :mk3: :ttdf: :ttf: + :hp3:

    E vou além...Você deveria tratar [ :ttd: + :mk3: :ttdf: :ttf: + :hp3: ] como se fosse uma coisa só. Não pense nisso como 2 moves distintos e sim como "uma string só" que você executa automáticamente.

     

    Tem um artigo muito bom do Daniel Gabassi, jogador de garou e músico, que ele aplica técnicas de treinamento de instrumentos em jogos de luta. O artigo é grande mas vale a pena dar uma olhada.

    Ele ensina um conceito de usar suas mãos pra fazer os mesmos movimentos de jeitos diferentes. Alternando entre essas opções. No caso, alternando entre os dedos e o pulso.

     

    Por exemplo, ele faz um instant air dash, :uf2: [neutro] :f2: , usando o polegar pra dar um toquinho no joystick pra fazer o :uf2: e enquanto o joystick volta pro neutro ele já está usando o pulso pra fazer o :f2: . E ele transforma isso em apenas um movimento fluido.

     

    Aqui vai o link pro PDF dele , ótima leitura.

     

    Um dos vídeos que acompanha esse artigo dele:

    • Upvote 4
  4. Pode parecer ma caixa simples demais no começo, mas acredito que as dobradiças facilitarão muito o acesso aos componentes., que é muito provável que no começo você queira checar e fazer ajustes até ficar satisfeito.

    Sobre outros produtos, acrílico está na moda ultimamente, e pode ser uma saída, e caso você escolha esta saída mesmo, recomendo pedir para recortar uma chapa bem fina para colocar sobre a arte como proteção, já que a arte receberá muito suor com o tempo, e na posição de jogar da Hitbox é provável que suas palmas fiquem muito tempo em contato com a arte.

     

     

    Siga esse conselho. Minhas primeiras experiencias de troca da arte original de arcade sofreram bastante com manchas de suor e sujeira. hahaha!

     

    Eu já imaginava algo assim acontecendo mesmo. O HRAP de um amigo meu ficou todo manchado depois de uns anos.

     

    Quanto a hitbox, depois de alguns dias de uso os fios terras soltaram, eu não fiz de um jeito bom suficiente e já acabaram os fios pra mim. Vou tentar um conserto rápido amanhã. O fato da caixa ser pequena demais atrapalhou, um dos botões ficava bem em cima do usb que ia no neutrik. Obviamente eu vou precisar fazer outra caixa. Estou inclinado a ir de madeira mesmo.

  5. Parece que o melhor custo benefício é fazer seu próprio stick.

    Você pode simplesmente pedir pra alguém fazer. Por exemplo, meu primeiro arcade eu gastei 200 reais na época. dualmod ps3/360, full sanwa, caixa com madeira que eu achei no chão. Realmente por 200 reais vale muito a pena.

    Levei na eletrônica, o cara soldou a placa pra mim por tipo menos de 20 reais.

     

    Hoje em dia só os botões já dão 200~ reais. A caixa você pode pedir a um marceneiro, ou comprar uma do umbrella por tipo 100~150 reais e pintar ela ou pagar um pouco mais caro e comprar uma já pintada.

     

    Quanto a placa, existem algumas opções baratas. Especialmente se você fizer pra PC, melhor ainda.

     

    Levando em conta que é um stick pra PC, dá pra montar um e economizar uns 200~300 reais. Se você quiser economizar na caixa e fazer algo mais ghetto dá pra economizar uns 400 reais fácil.

    Por exemplo, a caixa da minha hitbox eu comprei num bazarzinho quando eu tava comprando os fios pra fazer a fiação do controle. Paguei literalmente 9 reais na caixa. É um baúzinho de madeira que eu furei depois.

     

    Montar um controle é uma experiência legal, se você quiser algo em conta vale muito a pena. Fora que você pode fazer o controle atender suas necessidades. Eu por exemplo costumo gostar de controles mais leves e menores porque cansa menos de ficar carregando em torneio/jogatinas e essas coisas.

     

    Agora, se você achar esse TE do soul calibur pelo preço que tava na kabum, compra com vontade que um industrializado nesse preço é imbatível.

    • Upvote 1
  6. A maneira mais segura pra deixar a pcb sem contato com o aço da caixa provavelmente são aqueles pezinhos pra suporte de pcb. Sobre a crimpagem do quick disconect, o ideal seria usar solda primeiro, depois fechar o quick "abraçando" o cabo ou crimpando. Pra evitar problemas de mal contato.

     

    no mercado livre achei por 10 pilas:

     

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741965409-conjunto-de-pezinhos-pcb-feet-para-placas-de-arcadesdiversos-_JM#questionText

     

    Caso mude de ideia e nao se importe em fazer uma caixa de madeira, recomendo o Sanji, cara super profissional. Se quiser passo o tel dele por mp.

     

    Boa sorte na montagem

     

    Opa, obrigado pelas dicas.

     

    Por enquanto eu to montando com uma caixa temporária que eu achei no centro da cidade quando fui comprar os terminais quick disconnect e os fios:

     

    Cb7RDGDWAAEV-cR.jpg

     

    Era uma loja com várias dessas caixas, inclusive algumas maiores. Essa em específico foi só 9 reais, muito barato. Ela é aproximadamente 27x16x6cm e ela tem essas dobradiças. Por enquanto vou aparafusar e usar o arcade assim.

    Quando terminar posto detalhes do processo de fiação da brook. Não é muito diferente da PS360+ pelo que andei vendo.

    Nome da loja é bazar chou, fica na Rua Sr. dos passos 269, estação de metrô mais próxima é a da presidente vargas. Recomendo pra qualquer pessoa que esteja montando um arcade e queira uma caixa bem simples pagando pouco.

     

    Pra tornar essa caixa temporária usável eu devo lixar as pontas delas, achei que poderia me machucar nessas pontas, que nem aconteceu com meu arcade anterior.

     

    Também fiz um template pra furação da hitbox, imprimi e coloquei por cima da caixa pra ver como ficava.

    CcF-x7gWoAAfDqp.jpg

     

    Como não achei esse template em nenhum lugar, eu mesmo fiz então caso alguém esteja interessado segue o link do psd

    • Upvote 1
  7. Eu estou montando uma hitbox, já estou com os botões e a placa. Uma penca de obsf-24, um obsf-30 e uma brook universal fighting board pra pc/ps3/360/ps4/xbone e ela não precisa de solda e já tem SOCD cleaner pra quem vai fazer hitbox com ela. Basicamente uma ps360+ só que mais tunada.

     

    O problema agora é a caixa, eu queria fugir um pouco da madeira se possível, queria chegar em algo que parecesse mais "industrializado". Se possível queria usar plástico, metal ou qualquer outra coisa assim. Vale lembrar também que eu to usando botões snap-in então eu tenho que deixar o painel relativamente fino (menos de 5mm, que eu me lembre)

    Minha ideia de caixa é basicamente essa aqui:

    1557265_1509732405919443_1333150479_o.jp

     

    Esse é o Panzer OG do Jasen's Customs do SRK.

    Pelo que notei ele é feito com 2 chapas de metal/aço/sei lá, cada uma das chapas pegando duas laterais da caixa (a de cima pega as verticais e a chapa de baixo pega as horizontais) e umas rebarbas com os furos pra aparafusar.

    Nessa foto dá pra entender do que se trata:

     

     

    Minha ideia inicial é montar com 40x20x5cm. Que tipo de profissional eu deveria procurar quando se trata de fazer esse tipo de caixa?

    Outro ponto também é que pretendo adesivar usando algum tipo de vinil ou algo assim. Já vi uma gráfica que faz nas dimensões que eu preciso, alguém tem experiência com esse processo? Se eu quiser substituir a arte depois de alguns anos ainda é viável?

     

    Por ser de metal/aço/qualquer outro material que conduza eletricidade, qual é o melhor jeito de prender a pcb na caixa?

     

    Minha intenção é caprichar na caixa mesmo. Logo amanhã já devo sair atrás dos fios, alicate de crimpar quick disconnects e os quick disconnects. Vou tentar fazer uma fiação decente e organizadinha já que eu não vou precisar lidar com soldas.

    • Upvote 1
  8. Bem legal o guia, só tem algumas coisinhas aí que eu percebi:

    OoS é "out of shield", seria mais fazer coisas saindo do shield (tipo um up+b, um shine, wavedash, upsmash, etc.)

    Falco não pode dar shinespike já que o shine dele joga pra cima.

    Tilt é legal especificar que você não pode apertar a direção ao mesmo tempo que o ataque, se não acaba saindo um smash. Ou você empurra até a metade do analógico ou você empurra o analógico todo antes de fazer.

    Double jump cancel tem no melee e project M também, idem pro taunt cancel

     

    Bem esclarecedor o guia, acho que vai ajudar bastante gente a acompanhar smash. Especialmente com ele não sendo um jogo de luta tradicional, o que acaba confundindo muita gente.

×
×
  • Create New...