EVO 2018 foi um evento e tanto, e nele sempre temos ‘builds’ recentes de títulos em produção, entre eles Soul Calibur VI, estimado semi-reboot da franquia de combate 3D de armas brancas, contando com isso temos também Marie-Laure “Kayane” Lorindr, hoje apresentadora da TV francesa e jogadora profissional pelo RedBull, presente em diversos Top 8 de Soul Calibur II, IV e V falando sobre o futuro da série e outras coisas a mais. Agradecemos ao shoryuken.com pela entrevista feita e tomamos a liberdade de traduzí-la para a praticidade dos brasileiros.
Woocash: Como foi a EVO2018 para você?
Kayane: Cheia de Soul Calibur VI. Tivemos o torneio na sexta e várias exibições no sábado. Também participei de uma exibição “Jogue contra um Pro”. Participei também de um torneio de equipes contra o time do BxA|PartyWolf e vencemos! Então tive um set FT5 contra ele.
Sei que ele é muito melhor que eu, fiz aquilo para ganhar mais experiência no jogo. Acho que os estadunidenses estão jogando só SCVI enquanto na França, por exemplo, ainda precisamos nos acostumas com as mecânicas novas como o ‘Reversal Edge’. Nós mal o usamos. Foi uma boa experiência vir a Vegas e jogar para saber qual o nível [de competição] atual. Nessa EVO eu consegui 5º lugar, mas quero ser melhor! Quando o jogo for lançado eu quero poder treinar e deixar minha personagem melhor que aquilo.
Woocash: Qual a maior diferença entre as cenas dos Estados Unidos e da França?
Kayane: Na verdade nos Estados Unidos ocorrem diversos eventos e campeonatos onde os [novos] jogos são expostos com demos e qualquer um pode jogar. Na França não temos tantos eventos ou torneios que tiveram o jogo [Soul Calibur VI] exposto. Só tivemos um convite de um dia no escritório da ‘BandaiNamco France’; fomos eu, Hayate, Kiev e Keysona jogar lá. Fora isso só o joguei na EVO Japan e em São Francismo. Não é muito comparado com o quanto eu queria, porém ainda é mais experiência que outros jogadores franceses.
Um dia não é suficiente para se familiarizar com as novas mecânicas, descobrir e compartilhar técnicas. Os estadunidenses têm muito mais experiência com tantos eventos em que a ‘BandaiNamco’ estava exibindo o jogo; acho que estão fazendo um fantástico trabalho de exposição. Graças a América, podemos ver como está o balanceamento e como as novas mecânicas irão se encaixar no universo de Soul Calibur.
Woocash: Quais as suas impressões honestas sobre o Soul Calibur VI? Você é alguém que a comunidade internacional admira; sente que a Kayane “oficialmente” aceita esse título como um sucessor digno?
Kayane: Primeiro de tudo quero que saibam que eu não estou sob contrato algum com a ‘BandaiNamco’, então tudo o que digo é sempre minha opinião real. Joguei todos os Soul Calibur, desde o primeiro, e [esse] é o meu favorito. É precioso para mim. Fiquei esperando por seis anos por um Soul Calibur novo.
Admito que acho que estão fazendo um ótimo trabalho, pois respeitam todos os personagens e seus estilos de luta pelos quais os amamos. O ambiente está como sempre gostamos. Sabe o sentimento de quando você joga um SC antigo, acho que sentimos o mesmo com o VI. Para mim, Soul Calibur VI está mais para [um sucessor do] II e IV. Especialmente pela velocidade, a movimentação é muito rápida. Mesmo usando alguém como o ‘Nighmare’, você sente que ele está bem rápido! Era assim que nos sentíamos jogando Soul Calibur II. Velocidade sempre foi a diferença principal [de Soul Calibur] comparado a outros jogos de luta 3D como Tekken, onde o movimento é mais “robótico”. E [Soul Calibur] é muito mais fácil. Também acho que estão dando bastante atenção ao conteúdo ‘single-player’ como ‘Story Mode’ e customizações.
Creio que para esse título ter sucesso ele precisa alcançar o público mainstream, não só a comunidade competitiva, mas os casuais que não joguem apenas jogos de luta. Acho importante que os jogadores casuais tenham boas partidas mesmo sem serem competitivos.
Mesmo que eu tenha apenas 27 anos, sinto como uma tutora da comunidade, tipo uma irmã mais velha. Irmã, não tia!
Woocash: Falando em modos ‘single-player’, jogos de luta modernos têm Modos de Treino robustos. O que voce gostaria de ver nele e também no Online?
Kayane: Eu gostaria de ver o framedata no Training, como é no Street Fighter V. É um grande avanço conseguir ver quais golpes são positivos ou negatvos. No Tekken 7 também é bom, ambos têm bons recursos para os jogadores competitivos, como gravação. Você pode configurar para a CPU reagir de diferentes formas ou levantar de diferentes maneiras. Gostaria de ter uma inteligência artificial boa o bastante para poder treinar sozinha em casa.
E sobre outros modos, eu quero uma boa customização. Quero fazer o ‘Griffith’ e ‘Guts’ de Berserk (mangá de Miura Kentaro).
Woocash: Você está gostando do Geralt né?
Kayane: Eu amo The Witcher 3, me diverti muito com aquele jogo. Eu até toquei uma das músicas no piano. Acho que ele se encaixa perfeitamente no jogo [Soul Calibur VI]: seu ‘stage’, ‘Kaer Morhen’, está perfeito. Ele responde como um personagem de Soul Calibur. A movimentação é boa, respeitaram seus ‘Sinais’ e ele tem um tema musical muito bom. Muitos fãs de The Witcher vão comprar o jogo só para jogar com o Geralt.
Woocash: Tem algum outro personagem que você gostaria de ver [no jogo]? Temos alguns sumidos retornando como o Zasalamel e Talim.
Kayane: Tenho sugestões! Eu jogava de Viola no Soul Calibur V. Adorava a Viola pelo seu combate único com sua bola de cristal. Ela era bem veloz, o tipo de personagem que eu gosto de usar.
Woocash: Ela não era meio forte demais?
Kayane: Ela era forte, contudo para enfrentar personagens como Aplha Patrokolos e Algol eu tinha que usá-la, pois minha Leixia (Xianghua) não era boa o bastante para competir contra eles. Claro que, caso SCVI seja balanceado o bastante, espero que qualquer personagem possa vencer. Acho que todo personagem no VI tem bastante variedade e poder, eles balanceariam a Viola de forma diferente. Se não Viola, então a Amy, que era popular também.
Eu queria a Setsuka. Eu não jogo com ela, é uma personagem bem complexa porém eu adoro o estilo dela, seu kimono, cabelo, música, toda a história dramática dela – tudo é sobre conseguir se vingar do Mitsurugi por ter matado seu marido. Eu adoro a personagem e a acho muito divertida de assistir. Caso não tenhamos Alpha Patrokolos pois a Sophitia está ali, precisamos de um personagem no estilo da Setsuka. Caso ela apareça, provavelmente será em DLC pois não estará na história, já que o Mitsurugi só matou seu mestre muito mais tarde!
Woocash: O que te faz gostar tanto da Xianghua?
Kayane: Eu tinha sete anos quando comecei a jogar Soul Calibur I. Foi o primeiro jogo de luta que eu amei, era tão bonito no Dreamcast. Foi o jogo que me fez sonhar e me sentir em outro mundo. Quando você é criança, eu acho que você precisa de um modelo para se inspirar [como pessoa], e como eu não tinha nenhuma atriz ou cantora que realmente admirasse, consegui isso em personagens de videogames.
Xianghua era a menina asiática de 16 anos, tão fofa, gentil e extrovertida. Eu queria ser como ela aos sete anos de idade, esses detalhes me fizeram querer crescer pra ser exatamente como ela. Eu amo muito a Xianghua, queria aprender todos os golpes e combos, era muito fiel a ela.
Woocash: Você tem uma longa história com Soul Calibur, existem muitos grandes jogadores hoje que você os conheceu ainda bem novos. Você tweetou sobre isso, como quando você encontrou com SonicFox a muito tempo atrás. Queria saber se você se sente como uma mentora a novos jogadores em desenvolvimento; você acha que há espaço na FGC para tutoria pessoal?
I knew he'd be a prodigy. pic.twitter.com/SnWiuplgql
— 𝕸𝖆𝖑𝖎𝖈𝖊 (@81Malice) July 21, 2018
Kayane: Eu conheci vários jogadores quando eu era nova, tipo o Aris quando eu ainda tinha 12 anos de idade. Vendo agora o quanto ele cresceu penso “nossa, em 15 anos você pode fazer coisas incríveis”. De minha maneira tive sucesso na indústria de videogames na França como uma apresentadora de TV. Agora posso competir e tenho meu próprio patrocinador quando SCVI for lançado.
Só acho que muitos jogadores me inspiraram no passado, e agora que estou ficando velha (risos). Quase 30 anos de idade, estou com 27. Muitas pessoas me dizem “Eu cresci vendo suas partidas no SCII!” e eu estou tipo “Nossa, quantos anos você tem?” e me respondem “Tenho 18!”, “Nossa! Então você era um bebêzinho quando me assistia”. Agora eles são adultos mas ainda me veem como, sei lá, talvez uma jogadora-modelo que me viram quando eram novinhos.
Mas isso também é um bom sinal pois eu também admirei jogadores quando era jovem. Agora posso viajar, competir e até vê-los ou jogar contra eles. Espero que um dia todos que me descobriram quando eram crianças sejam campeões um dia, como o SonicFox. Joguei contra ele quando ele tinha 12 anos de idade, usando o mesmo personagem, Viola. Acho que eu tinha 21 anos. Ele não era famoso na época e jogamos em algum bar. Ele era tão forte! Pensei comigo “Nossa, ele tem 12 anos e consegue ficar pau-a-pau comigo numa ‘mirror match’?”, mas comecei a competir bem jovem também então entendo como é e sei que não se pode subestimar crianças. Hoje vejo o quão longe ele foi em diversos jogos, ele pode competir em Soul Calibur, é uma das pessoas que me disse que irá voltar no SCVI, estou bem ansiosa por ele!
Woocash: Alguma mensagem que você quer deixar? Soul Calibur VI já deve estar completado agora, mas tem alguma sugestão de balanceamento ou ‘feedback’ que queira deixar aí antes do lançamento?
Kayane: Durante o Top 8 [de Soul Calibur VI] na sexta-feira, vimos que a Ivy e o Kilik estão no topo [da ‘tier-list’]. Ivy tem dois golpes novos que são bem fortes e definem sua ‘gameplay’: seu ‘throw low’ e ela tem um golpe circular que vai bem longe, parece muito forte. O Kilik tem um ‘Soul Charge’ (Install) muito, muito forte, onde ele se transforma no Necalli (risos). Dura até o final do round, pelo menos ele vai perdendo vida [ao longo do tempo]. Durante tal ‘Soul Charge’ ele tem um ‘Critical Edge’ (Super) grátis e pode punir quase todo golpe.
Creio que esses golpes são fortes, contudo acabamos de começar a pensar em como superá-los. Tenho certeza que com o ‘Training Mode’ conseguiremos achar formas de lidar com eles, como com o ‘throw low’ da Ivy que você pode dar um ‘sidestep’ ou defender abaixado, e contra seu golpe circular você tem que estar na distância certa [para chegar no ponto-cego onde ele whiffa], esse tipo de coisa. LinkRKC jogou tão bem com ela pois quando você se aproximava [da Ivy] ele ativava o ‘Soul Charge’ para te afastar. Sabendo que não tivemos tempo para praticar contra essa tática naquele momento, acho que já teremos algumas soluções [quando o jogo for lançado]. Não é como a Hilde do Soul Calibur IV que não haviam soluções contra ela dado ao quão maluca ela era! Acho que qualquer coisa “broken” que encontremos no Soul Calibur VI, teremos uma forma de superar tais táticas. Tem que ter paciência e esperar pelo Training Mode.
Por enquanto eu não quero que nada mude. Precisamos ver como cada loucura funciona de cada personagem, como o Yoshimitsu usando seus golpes de ‘Brave Edge’, enquanto a Xianghua não pode. Quero ver o balanceamento final; todo personagem tem alguma forma única de lutar usando as mecânicas globais. Mal posso esperar para ver as listas completas de comandos, pois a Xianghua é uma personagem bem complexa com todos os seus golpes secretos.
Ótima entrevista com Kayane, muito obrigado ao Woocash do Shoryuken por produzir esse material. Espero vê-la nos torneios de Soul Calibur, quem sabe não rola um Soul Calibur World Tour junto da Tekken World Tour – e quem sabe o SonicFox não se torna carrasco de mais um título moderno?
Soul Calibur VI está com lançamento marcado para 19 de outubro de 2018 para Playstation 4, Xbox One e Steam
Fonte: shoryuken.com