Mecânicas e Sistemas de BlazBlue Cross Tag Battle explicados!

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O novo jogo de luta 2D com jogabilidade frenética feito pela Arc System Works (e não, não é Dragon Ball FighterZ!), BlazBlue Cross Tag Battle, ou BBCTB, teve recentemente loketests em vários locais do mundo e diversos jogadores tiveram a chance de experimentar o jogo. No local dos eventos livretos estavam disponíveis para que os jogadores pudessem conhecer melhor os sistemas e mecânicas presentes no jogo.

O jogo reúne personagens das franquias BlazBlue, Persona 4 Arena, Under Night in-Birth e inéditos personagens da série RWBY. A jogabilidade é completamente nova para que todos personagens joguem sob as mesmas regras e limitações, portanto, mesmo que tenha jogado algum dos 3 jogos de luta anteriormente será necessário reaprender o seu personagem favorito neste cross over!

Para quem não conhece o jogo a primeira vista parece uma completa bagunça na tela, e por isso é necessário entender como o jogo funciona e as mecânicas para ter melhor entendimento das partidas em vídeo. Com isso em mente, elaboramos um guia exclusivo explicando cada sistema do jogo junto com as impressões do excelentíssimo SuperKawaiiDesu, Top Player americano de Anime Fighters. Sem mais delongas, hora de destrinchar o jogo!

HUD (Display)

O display é relativamente simples e é composto pela barra de life de ambos os personagens e barra de energia logo abaixo, chamadas de Skill Gauge e Cross Gauge.

  • Skill Gauge: Usada para ataques poderosos como as Extra Skills (EX) e Distortion Skills (Supers)
  • Cross Gauge: Usada para ataques baseados no Tag, como Cross Combos e Cross Bursts

Controles

  • [] – Ataque fraco
  • Δ – Ataque forte
  • O – Crash Assault
  • X – Trocar de personagem
  • R1 – Partner Skill

Smart Combo – Pressione repentinamente [] ou  Δ

Inicia um combo após acertar um ataque no oponente no chão.

Nota do SKD: Existem command normals feitos com ← + Botão(4X), não acho que existam com → + Botão (6X) por causa da forma que dashes funcionam nesse jogo (não tem como andar, apenas dashes). 5AA, 5AAA e 5BB, 5BBB são normais especiais que não podem ser feitos de outro jeito.

Em normais e nos cancelamentos entre eles (Gattling) é algo tipo, 4X em 5/2X e vice-versa, e então em outro botão mais forte, e então é possível voltar. Também existe reverse beat, mas há o limite de 1 repetição, e por isso não se pode fazer 5AA em 2A. É bem confuso, então darei um exemplo com a string do Narukami:

4A> 2A> 4A> 5A> 5AA> 5AAA> 5B> 5BB> 2B> 5A> 5AA…

Crash Assault – O (de pé)

Um overhead, não pode ser defendido abaixado. Após acertar, apertar o botão na hora certa irá determinar o dano.

Nota do SKD: 5C e 2C são overheads universais e rasteiras que derrubam, respectivamente.

Reversal Action – [] + X

Um ataque que apara o ataque do oponente e imediatamente contra-ataca.

Nota do SKD: São os DPs do jogo.

Reject Guard – ← + [] + X

Consumindo metade da Skill Gauge, empurra o oponente para longe.

Throw/Throw Escape – Δ + O

Executa um ataque que não pode ser defendido. Se o oponente tentar este ataque e fizer este comando, um Throw Escape ocorrerá.

Nota do SKD: Throws são baseados na proximidade com o oponente, o Throw é executado imediatamente se estiver de perto, mas se houver um pequeno espaço o personagem irá fazer um dash e executar o throw. Há uma distância máxima para o throw ser feito após o dash automático.

Distortion Skill – Comando especial + Δ + O

Executa um ataque fortíssimo que custa 2 Skill Gauges.

Cross System (Sistemas)

Change – X

Troca de lugar com seu parceiro. Pode ser feita enquanto o personagem faz uma ação.

Partner Skill – R1

 

Seu parceiro vai entrar pra batalha e atacar o oponente. ← + R1 ou → + R1 vai mudar o tipo de ataque. Usar este golpe no meio de um combo irá consumir a Cross Gauge.

Nota do SKD: Assists possuem três ataques, neutro, para frente e para trás. Assists podem ser atingidos durante o ataque.

Distortion Skill: Duo – R1 (Durante a Distortion Skill)

Consome 1 Skill Gauge e faz com que o parceiro siga o seu ataque com um Distortion Skill próprio.

Cross Burst – R1 + X enquanto é acertado

Consome toda Cross Gauge, faz com que o parceiro entre atacando enquanto o personagem principal sai da luta.

Cross Combo – Durante a Partner Skill, R1 + X

Assim que ativado o parceiro irá seguir o personagem principal e atacará o oponente. Durante este tempo, a Cross Gauge irá diminuir aos poucos, e quando zerar o Cross Combo vai terminar.

Nota: Segurar o botão R1 após ativar o Cross Combo fará com que o Parceiro pare de atacar e segurar frente ou trás durante mudará as Partner Skills usadas por ele.

Nota do SKD: Enquanto o Assist estiver na tela, é possível trocar de lugar com o personagem principal apertando X. Em conjunto com Cross Combo é possível fazer coisas bem ridículas.

Resonance Blaze – R1, quando restar 1 personagem

Usando todo o resto de sua força, o último personagem será capaz de ativar o Resonance Blaze uma única vez durante a partida. O Resonance Blaze aumenta a regeneração da Skill Gauge e permite cancelar Skills com Distortion Drives.

Nota do SKD: Não sei o que aumenta os pequenos stocks mas eles têm 4 níveis e eles determinam a duração quando seu personagem morre. Tentei usar como um RC mas não funcionou. Você pode agir logo depois do flash, tinha um normal em cima de mim durante o flash e consegui usar o DP.

Vídeo do gameplay

Agora que você já conhece o jogo, que tal testar o conhecimento assistindo à essas partidas?


Mais jogos de luta sempre são bem-vindos, então diga nos comentários abaixo o que acharam e se o pequeno guia foi útil.

Conforme mais novidades do jogo forem saindo, postaremos mais novidades!

Fonte: TwitLonger, Twitter (SKD)

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