Nintendo anuncia um novo console de video game, o que isso significa para jogos de luta?

Blue Link 1 comment Facebook Comments

nintendo-switch

A Nintendo publicou ontem um trailer de revelação do seu mais novo console, Nintendo Switch (que até então era conhecido como Nintendo NX). O console têm como principal função servir tanto como um console de mesa quanto como um console portátil, e deverá substituir o Wii U quando chegar nas lojas em Março de 2017.

Mas o que isso significa para jogos de luta? Uma coisa muito interessante do trailer é o fato de sua última cena mostrar dois times discutindo táticas do que parecer ser um Splatoon 2 e depois entrando numa arena esportiva para competir. Isso mostra que a Nintendo claramente acredita na visão dos eSports e deverá dar um suporte melhor aos jogos competitivos de sua plataforma (embora ainda não sabemos se isso serve apenas para Splatoon ou para todos os jogos). Outra vantagem para jogos de luta é ser um console portátil, pois uma das maiores dificuldades que torneios enfrentam é conseguir setups e espaço suficiente para os jogos (além de ter que destravar os personagens). Um console portátil resolveria esse problema.

Além disso, a lista divulgada de parceiros do Switch nos mostra que diversas empresas que produzem jogos de luta irão lançar jogos para a nova plataforma:

nintendo-switch-partners

Lista de parceiras do Switch.

Vamos falar um pouco de cada uma delas:

  • Arc System Works: Produtora de Guilty Gear, BlazBlue, Persona Arena e diversos outros. Eles têm um histórico de lançar apenas um ou dois jogos de luta para consoles Nintendo e nunca mais atualizar para versões mais recentes (assim como fizeram com BlazBlue no 3DS e Guilty Gear no Wii). Talvez mudem essa prática com o Switch, mas só se o console fizer MUITO sucesso no Japão.
  • Atlus: Distribuidora de The King of Fighters no ocidente e dona da franquia Persona. Eles dependem da SNK ou da Arc System quererem trabalhar com o console.
  • Bandai Namco Games: Produtora de Tekken, Soul Calibur e Pokkén. Eles estão com um ÓTIMO relacionamento com a Nintendo, dos 9 jogos que estavam disponíveis na EVO esse ano 2 foram da Namco para consoles Nintendo (com esses 2 figurando no Top 4 de jogos com mais inscritos). A Nintendo confiou na Namco para produzir Smash Bros. e Pokkén para ela e muito provavelmente irá confiar de novo no futuro para fazer novas versões para o Switch. Além disso, os rumores de que Tekken 7 sairá apenas em Março de 2017 podem apontar que o jogo poderá sair como título de lançamento do Switch (embora ainda não tenha sido divulgado para o mesmo).
  • Capcom: Street Fighter V continua sendo exclusivo de PS4 e PC, e não deverá sair para outro console tão cedo. A Capcom lançou um jogo de luta exclusivo para a Nintendo no passado (Tatsunoko Vs. Capcom) e isso fez ele se tornar não muito popular entre jogadores competitivos. A única chance do Switch receber um jogo de luta da Capcom será se ela resolver lançar algo multi plataforma (como um Darkstalkers novo ou similar).
  • Koei Tecmo: As chances do Switch receber um Dead or Alive são altas se formos considerar que a Team Ninja ainda está atualizando o 5 e o lançou pelo menos uma vez para 6 plataformas diferentes (além de lançar um Dead or Alive exclusivo para 3DS no lançamento do console).
  • Marvelous: Distribuidora de Nitro+ Blasterz no Ocidente. Será que a versão de PC que está para sair desse jogo é apenas um teste para ver se devem lançar também no Switch?
  • SEGA: Produtora de Virtua Fighter e Blade Arcus, e Distribuidora de Dengeki Bunko FIGHTING Climax. É uma empresa difícil de prever, talvez se sair um novo Virtua Fighter no futuro ele venha para o Switch, mas é difícil de advinhar se Blade Arcus ou Dengeki Bunko tenham alguma chance de aparecer no console.
  • Square Enix: Talvez Dissidia possa sair para o Switch.
  • Warner Bros: Dona do estúdio NetherRealm Studios, responsável por Injustice e Mortal Kombat. O Wii U recebeu uma versão do Injustice no passado, então pode ser possível que o Switch receba Injustice 2 também.

Independente de qualquer coisa, esse console parece bem promissor para o mercado de jogos.

Área de Comentários