O EVO em números: O que é preciso para rodar um torneio desse porte?

Blue Link 1 comment Facebook Comments

evo_2016_750x400

O EVO 2016 foi o maior evento ocidental de jogos de luta de todos os tempos, com um total de 9853 competidores participando de 9 jogos diferentes, dando um total de 14680 inscrições. Isso nos leva para a seguinte pergunta: Como é possível organizar um evento desse tamanho em 3 dias?

Bom, para começar, o EVO utiliza um sistema de pools (chaves em português), aonde o torneio é dividido em diversos mini torneios de 16 participantes cada, aonde o campeão da Winners e da Losers de cada pool avança para outra pool com 16 ou 8 jogadores (depende do jogo), e vai seguindo até chegar numa pool com 32 competidores, aonde 8 avançam para as finais. Cada pool necessita de duas horas para ser realizada (se não tiver atrasos) e duas estações de jogo (pelo menos até o Top 8, a partir daí todas as lutas acontecem numa mesma estação conectada ao telão e ao stream). Só no Street Fighter V sozinho foram necessárias 324 pools e 18 horas de partidas para realizar a primeira fase do torneio, e um total de umas 33 horas para completar o torneio inteiro.

Para isso é preciso muito equipamento e muitos juízes. Cada pool tinha seu/sua próprio/a juíz/a, que era encarregado/a de marcar numa bracket de papel (bem detalhada mostrando até mesmo quais jogadores poderiam se atrasar por terem pools logo antes dessa) os resultados, e depois de se dirigir ao centro de comando para que o EVO pudesse computar os resultados, “trocando de turno” com outro juíz que iria rodar a próxima pool em seu lugar. Isso significa que foram necessários pelo menos 242 juízes para rodar o evento inteiro, e um total de pelo menos 311 estações de jogos foram usadas.

No fim, esses são os números completos:

Jogos: 9
Competidores: 9853
Inscrições: 14680
Juízes: pelo menos 242
Pools: 1097
Estações: pelo menos 311
Sets: 29342
Horas: 46

E esses números não incluem os torneios side, o que significa que na verdade os números do EVO foram ainda maiores do que isso.

Surpreendente, certo? Não deixe de comentar o que achou!


FONTES: EVO 2016 Stream Monster AppEVO 2016 BracketsShoryuken

Área de Comentários