(Artigo) Como assistir e entender partidas de Street Fighter V

Asura 0 comments Facebook Comments

Mika Cammy

Como assistir a uma partida corretamente para entender tudo o que se passa na cabeça dos jogadores? Pode parecer complicado, mas Luiz Felipe do Delfos vai explicar como pode ser simples!

Assistir partidas de eSports, de uma forma geral, pode ser uma tarefa bastante complicada. Muito disso se deve ao fato de que cada game possui suas próprias particularidades, e é necessário se habituar a elas se você quer compreender o que se passa na tela. Jogos mais focados em estratégia, como League of Legends ou Heroes of the Storm, por exemplo, exigem que você observe o posicionamento individual e coletivo dos jogadores e tenha uma percepção relativamente ampla da geografia dos mapas, o que não é tão simples assim. Da mesma forma, é inegável que Street Fighter também tem suas próprias características, e esse artigo existe justamente para mostrar algumas das mais importantes.

E, antes de começar, é necessário fazer um destaque: esse artigo irá tratar sobre como assistir, e não jogar Street Fighter. Ainda que muitos elementos sejam comuns entre ambos e que assistir partidas pode te fazer melhorar muito enquanto player, há grandes diferenças entre os dois – e a mais clara delas é que em um você irá executar ações, e no outro não. Aqui eu não vou focar tanto em elementos que o jogador de fighting games já está acostumado, mas sim naqueles detalhes que você, que quer assistir e entender o que está acontecendo, precisa prestar atenção.

Recomendamos também a leitura desde artigo sobre o assunto!

ENTENDENDO O BÁSICO – GOLPES E ESPAÇO

Primeiro de tudo: cada personagem pode executar um bom número de golpes distintos, mas o que você precisa perceber é que alguns golpes tem um alcance maior e demoram mais para ser executados do que outros. Você eventualmente vai ver alguns chutes e socos mais rápidos, outros mais lentos, uns que vão mais longe, outros que são curtos, e essa é a principal característica dos golpes que deve ser observada durante uma partida

Uma vez que cada golpe tem um alcance próprio e demora um tempo certo para ser completamente executado, uma das coisas que mais acontece em lutas entre profissionais é vê-los punindo os golpes equivocados de seus oponentes. Não é raro ver alguém errando a distância de uma rasteira e recebendo um golpe do oponente por isso, e é por isso que em partidas profissionais é comum vê-los andando para frente e para trás, como se estivessem dançando – essa movimentação, onde um tenta testar o outro entrando e saindo do alcance de seus golpes, se chama Footsies, e é um das aspectos chave das partidas de Street Fighter.

Abaixo você pode conferir um round em que apenas são utilizados golpes normais. Repare como tanto Ryu quanto Ken buscam encaixar golpes utilizando o alcance máximo deles – e a predominância de chutes ao invés de socos não é à toa, uma vez que eles costumam ter um alcance bem maior.

Além dos golpes, o espaço ocupado nas partidas de Street Fighter é uma das coisas que você mais deve prestar atenção, pois normalmente é ele quem determina o vencedor. Um jogador que sabe controlar o espaço da luta tem vantagem por poder ditar o ritmo da partida, podendo colocar o seu oponente em situações desconfortáveis e punindo-o quando ele tentar algum golpe arriscado.

Além do que já foi mostrado acima, é importante perceber que o espaço de Street Fighter é limitado, então é comum ver situações onde um dos lutadores chega ao limite da arena – o chamado corner. Estar no corner é bem complicado, pois quem está lá fica impedido de praticar Footsies, enquanto o oponente não – o que faz com que um fique à mercê do outro. Essa é uma situação crítica e que deve ser observada sempre que acontecer.

ENTENDENDO UM POUCO MAIS – GOLPES ESPECIAIS E BARRAS

Além dos golpes normais, temos também os golpes especiais, que possuem características específicas e deixam o jogo mais interessante. A real é que são tantos golpes especiais que não faria sentido catalogá-los aqui, então eu vou apenas pegar um exemplo para mostrar a diferença que eles fazem na partida.

As fireballs (“bolas de fogo”, nome que damos a todos os Hadoukens e similares) são golpes que se assemelham a projéteis, que cruzam a tela em uma velocidade considerável. Elas são muito utilizadas pelos jogadores para forçar o oponente a andar para trás, seja em uma ocasião onde ele está colocando pressão (e o jogador contém a investida dele ao forçá-lo a andar para trás) ou em uma ocasião onde o jogador quer colocar pressão de forma segura (lançando fireballs, você pode fazê-lo ir para o corner sem precisar se arriscar atacando de perto).

Nem todas as fireballs são iguais. Alguns personagens possuem fireballs mais rápidas, outros mais lentas, e ainda outros cuja trajetória não é reta e também aqueles que atravessam outras fireballs. Essas diferenças interferem nas possibilidades de ataque e defesa de um personagem, mas não é o tipo de coisa que você PRECISA saber. Ao se assistir uma partida, o mais importante não é o que o jogador está usando, mas como ele está usando.

Já as barras merecem destaque por outro motivo. Elas possuem funções muito distintas entre si, mas, de uma maneira geral, é possível dizer que elas causam alguma alteração no personagem ou nos seus golpes. Vamos ver cada uma separadamente:

guia_street_fighter-v

  • Barra de Critical Art: É composta por três barras e é preenchida ao sofrer ou causar dano. Com elas é possível tornar um golpe especial mais forte e/ou mais rápido (gasta uma barra) ou utilizar um golpe extremamente poderoso, chamado Critical Art (gasta as três barras). A barra de CA permanece preenchida de um round a outro.
  • Barra V (V-Gauge): Pode ser composta por duas ou três barras e é preenchida ao se utilizar uma habilidade específica (V-Skill), ao se defender um golpe ou ao sofrer dano. Ela permite afastar o oponente (habilidade chamada V-Reversal, gasta uma barra) e pode dar uma habilidade específica ou aprimorar o personagem de forma generalizada (habilidade chamada V-Trigger, gasta a barra completamente). A V-Gauge­ é zerada de um round para outro.
  • Barra de Stun: É uma barra única, que é preenchida conforme se toma dano. Ao ser completada, coloca o jogador em modo Stun e o deixa completamente aberto a ataques.

A importância dessas barras está no fato de que são recursos que devem ser administrados ao longo da partida. A barra de CA e a V-Gauge, por exemplo, tendem a mudar a forma como um jogador aborda a luta, pois aumentam o leque de possibilidades tanto no ataque quanto na defesa. Já a barra de Stun acaba sendo um recurso interessante para o oponente – afinal, ver um jogador com a barra de Stun quase cheia é um verdadeiro chamariz para jogadas agressivas.

Abaixo você pode ver um outro round de Ryu vs. Ken, onde os ataques especiais e as barras ganham destaque. Perceba como os personagens não ficam mais tão próximos uns dos outros como no round anterior, pois o uso de fireballs permite que o Ryu jogue com mais segurança – mas, ao mesmo tempo, os Shoryukens do Ken o tornam muito mais perigoso quando perto. É possível ver também como ficar no corner facilitou que o Ken colocasse pressão e deixasse o Ryu em Stun, como o uso de V-Trigger aprimorou os Hadoukens do Ryu, e como o Ken começou a jogar de forma mais fechada quando viu que corria o risco de tomar uma Critical Art.

E isso nos leva à parte mais complexa do texto…

COMPREENSÃO TOTAL – AS INTENÇÕES DE CADA JOGADOR

Eu já falei isso rapidamente ali em cima, mas agora esse é o foco: mais importante do que conhecer todos os golpes usados em uma luta é entender a razão para eles terem sido utilizados. Isso é algo extremamente complicado de se fazer, e é necessário bastante tempo para se compreender as muitas nuances do pensamento dos jogadores. No entanto, em nível básico, o mais importante é buscar entender se as atitudes dos jogadores foram ofensivas, defensivas, ou se ele está fazendo jogo mental com o oponente. E como fazer isso?

O primeiro ponto a ser observado é que a movimentação do jogador pode ser um indicativo. Um player que usa muitos dashes para frente demonstra estar tendo uma atitude agressiva, por exemplo, ao passo que buscar estabelecer uma certa distância mostra que o jogador está preferindo atuar de forma não tão arriscada. Além disso, é possível compreender se um jogador está na ofensiva ou na defensiva dependendo do quão arriscado é o movimento feito.

Alguns golpes, como o Shoryuken mostrado ali em cima, são muito fortes no início da animação, mas, por terem um tempo muito grande de recuperação, podem ser facilmente punidos se forem defendidos. No caso, utilizar Shoryukens sem ter certeza de que o golpe pegará pode ser um indicativo de uma atuação mais agressiva. Da mesma forma, pular para cima do oponente também é uma atitude um tanto agressiva. Não é possível bloquear golpes enquanto se está no alto, então um oponente que pula para cima do outro está abrindo mão de sua maior arma de defesa.

Outro detalhe importante e que ajuda a entender as intenções dos jogadores é observar as barras. Como eu disse ali em cima, é comum um jogador ser mais agressivo quando o oponente está com a barra de Stun quase cheia, por exemplo. Além disso, o uso de V-Trigger ou de golpes especiais EX permite usar combos mais poderosos, então uma V-Gauge cheia ou uma barra de CA com alguns slots preenchidos pode ser um indicativo de que um jogador está sendo mais agressivo.

Por outro lado, mais difícil ainda é perceber se um jogador está testando o outro. Normalmente esses “testes” ocorrem em situações onde nenhum dos dois corre grandes riscos, como no início de cada round. Essas são ótimas oportunidades para saber como o oponente reagirá em determinadas situações, e guardar esse tipo de informação é importante para saber como atuar ao longo da luta. Testar o oponente é algo relativamente pontual, mas é importante o bastante pois, assim como serve para o player entender as intenções do seu adversário, servirá para você também.

COMO ACOSTUMAR OS OLHOS? ASSISTA LUTAS!

Eu falei um bocado de coisa aqui, e sei que não é simples estar atento a tudo isso. A dica para você se acostumar a isso é simples: assista a algumas partidas. Ver lutas não só vai tornar habitual prestar atenção a coisas como espaço e barras, mas também vai possibilitar que você compreenda a natureza dos muitos golpes especiais e consiga entender quando eles forem utilizados.

Além disso, outra dica que eu dou é assistir as lutas de algum jogador específico constantemente. Como o habitual é que cada jogador utilize apenas um personagem, acompanhar as lutas de um único player faz com que você compreenda melhor não só ele, mas seu personagem. E, se quiser algumas sugestões, aí vão alguns nomes: Daigo, Tokido (ambos com Ryu), Fuudo (R. Mika), Momochi (Ken) Infiltration (Nash), Justin Wong (Karin), Snake Eyez (Zangief/Ryu), PR_Balrog (Balrog), Haitani (Necalli), e por aí vai…

Uma terceira e última dica é simples: venha aqui no CounterHit e confira nossas matérias. Estar em contato com o jogo, seja em maior ou menor grau, com certeza vai te ajudar a compreender melhor o que acontece – e aqui no CounterHit nós também temos análises de partidas, o que é ainda mais bem-vindo, não é?


E, se você chegou até aqui, meus parabéns! Entender fighting games não é algo simples, e ter terminado de ler esse artigo demonstra que você realmente quer aprender. Não se preocupe se não conseguir entender tudo o que acontece em uma luta. A velocidade que as coisas acontecem é sempre muito alta, então não tem problema deixar passar um detalhe ou outro. Por fim, a minha mensagem final para você é: assim como não é necessário ser o Zico para gostar de ver futebol, não é necessário ser um especialista em Street Fighter para se divertir assistindo as lutas. Veja sem preocupações, pois o objetivo final é um só: diversão.

Dica enviada via e-mail por Luiz Felipe Lima.

Área de Comentários