Análise da partida entre Daigo e Tokido na EVO 2016

Asura 0 comments Facebook Comments

daigo_vs_tokido

Daigo versus Tokido… não é a primeira que se enfrentam em um torneio de Street Fighter V. Daigo e Tokido já lutaram no Red Bull Kumite, na CEO 2016 e diversas vezes Online. Uma luta que já pode ser considerada clássica entre os 2 melhores jogadores de Ryu do Japão, foi na EVO 2016 que ambos mostraram todas suas habilidades em uma mirror match extremamente disputada, onde cada jogador demonstrou profundo conhecimento dos fundamentais, dos seus personagens e de seus oponentes.

Essa sem dúvidas alguma é uma luta que vale a pena ser assistida várias e várias vezes, e com esta análise esperamos ajudar os leitores a entender o que exatamente ocorreu nessa luta entre verdadeiros mestres. Confira a análise da partida feita por Luiz Felipe do Delfos.

ANÁLISE

E aí, pessoal, hoje vamos analisar mais uma mirror match, dessa vez de Ryu. A partida em questão foi entre Daigo e Tokido, durante a EVO 2016, e colocou frente a frente dois dos maiores Ryus de Street Fighter V.

Seguindo o mesmo esquema da análise anterior, aqui também dividiremos o texto em seções específicas para cada round, com cada uma destas sendo antecedida por vídeos dos rounds em questão. Ao final, não deixe de comentar e discutir a análise com a gente! Sem mais delongas, vamos à partida.

ROUND 1 – FIGHT!

Logo no começo, vemos que nenhum dos dois faz movimentos bruscos, pois os dois sabem que qualquer movimento pode indicar a sua intenção ao longo da partida, e ambos, como bons experts que são, não querem mostrar o jogo logo de cara… Até que o Tokido resolve tomar a iniciativa. Vale perceber que ele não deu um movimento qualquer, mas sim um dash para frente – uma manobra um tanto arriscada, que poderia ter sido punida. Isso é um possível indicativo de que ele será agressivo ao longo da luta, então vamos guardar.

A troca de Hadoukens que começa a acontecer a partir dos 92 segundos é natural. Estamos acompanhando uma partida de Ryu contra Ryu, e o Hadouken é, sem dúvidas, uma das armas mais fortes do personagem. Algo que devemos tomar nota é que Tokido evita ao máximo andar para trás e constantemente dá dashes para frente, o que já é outro indicativo do que vimos antes. Porém, o que mais chama atenção é a quantidade de vezes que o Tokido e o Daigo usam o Mind’s Eye, a V-Skill do Ryu.

Confere só.

Entre 92 e 67 segundos, Tokido utilizou o parry sete vezes, enquanto Daigo não utilizou nenhuma. Isso, para mim, é sinal de confiança. Talvez Daigo ainda não se sinta seguro para utilizar essa habilidade sem se arriscar, e, dentre as muitas opções que ele tem para lidar com fireballs, ele prefira utilizar as que já está acostumado. Basicamente, entendo que ele sinta mais segurança para lutar pulando por cima ou defendendo um hadouken do que usando o parry – o que seria absolutamente normal, já que o jogo foi lançado há pouco tempo.

Mas olha que curioso: o fato de Tokido utilizar a V-Skill não lhe trouxe considerável vantagem nem de V-Gauge, nem de espaço e nem de vida, ao contrário do que o senso comum diria. Vejamos: primeiramente, não houve vantagem de V-Gauge pois defender golpes também enche a barra, o que significa que, mesmo sem usar a V-Skill, Daigo ainda conseguia encher a barra; em segundo lugar, apesar de haver diferença significativa entre o tempo de recuperação do Ryu após bloquear um golpe e após usar o parry, as fireballs do personagem são rápidas o bastante para ele conseguir revidar e não perder espaço facilmente; por fim, não houve vantagem na barra de Life pois defender golpes especiais diminui muito pouco a vida, e sem conseguir grande controle do espaço, Tokido não conseguiu encaixar nenhum combo em seu oponente; Isso demonstra que, apesar de Daigo não ter utilizado uma habilidade importante e muito explorada por Tokido, no fim das contas não houve grandes prejuízos.

Logo em seguida temos duas grandes lições de footsies. A primeira é “cuidado ao pokear com golpes de alto tempo de recovery”, pois você pode ser punido da mesma forma que Tokido foi, aos 66 segundos. A rasteira utilizada por ele, apesar de seu alcance maior, o deixaria em grande desvantagem caso fosse bloqueada, e foi exatamente o que aconteceu.

A segunda lição é “não cometa o equívoco de dar um golpe como o EX Tatsu sem confirmar o primeiro hit”. Apesar de ter encaixado pequenos golpes e conseguido uma ligeira vantagem de vida, Daigo arriscou muito ao utilizar o golpe EX após Tokido inteligentemente resetar a situação com V-Reversal, e saiu no lucro por ter recebido apenas uma rasteira.

Logo em seguida, é o Daigo que usa o V-Reversal, encaixando um bom overhead no Tokido antes de reiniciarem a guerra de fireballs. E olha só, lembra que eu falei que o Daigo sentia confiança pulando sobre Hadoukens porque sabia como reagir? O que acontece aos 40 segundos prova isso muito bem. Mesmo pulando sobre fireballs e dando margem para Tokido se aproximar, ele sabe como se posicionar e se livrar de uma eventual investida -o backdash, ao dash para frente seguinte e o agarrão foram friamente calculados para punir o adversário.
Aqui já podemos perceber mais um momento de puro mindgame. Ambos utilizam todos os pokes possíveis, desde EX Hadoukens a socos e agarrões de punição, e Daigo acaba se saindo melhor. No entanto, ao ser pressionado em direção ao corner esquerdo e tentar pular para escapar, ele recebe com um preciso Shoryuken e um agarrão. Por fim, ao soltar um EX Shoryuken logo ao levantar, Daigo acaba perdendo o round.

Vou destacar aqui que esse EX Shoryuken, apesar de parecer aleatório, não o foi. Tokido deu diversas provas ao longo do round de estar com uma postura agressiva, e o fato de estar com pouca vida e de ter encaixado um bom Shoryuken e um bom agarrão o colocou em uma situação interessante: ele conseguiu momentum e estava próximo da vitória, mas se apostasse em mindgames e cometesse um erro, perderia o round. Assim, Daigo apostou que seu oponente viria com tudo e tentaria encaixar golpes rápidos, com potencial de combo, e seu EX Shoryuken seria o bastante para frear esse avanço. No entanto, Tokido previu o movimento de Daigo muito bem, bloqueou o Shoryuken e levou o round. Em um momento que requeria nervos de aço, Tokido se saiu melhor.

ROUND 2 – FIGHT!

 

A primeira coisa que temos que perceber é que Tokido possui uma barra de CA quase cheia. Isso significa que em pouco tempo ele estará apto a utilizar uma Critical Art ou três golpes com EX, e ambas as possibilidades são bem perigosas e merecem ser levadas em conta.

Logo no início do round uma guerra de fireballs começa, mas logo Tokido toma a dianteira com um – adivinha? – EX Hadouken, ao passo que Daigo consegue se livrar e resetar a luta com alguns golpes e Hadoukens bem colocados. Repare que esse momento se assemelhou bastante ao ocorrido no round passado e o final acabou sendo similar, com ambos tendo mais ou menos a mesma quantidade de recursos. Vale notar que por duas vezes Tokido utilizou EX Hadoukens e que pelo menos um deles não foi bem encaixado, mas também vale notar que tal uso não comprometeu os recursos de forma geral – ambos saíram com a barra de CA preenchida de forma parecida. Isso demonstra que a eventual perda de uma barra de CA era algo esperado, pois Tokido não ficou para trás mesmo após ter desperdiçado um EX Hadouken. Assim, fica claro que sua agressividade é bem pensada, e que ele aproveita a vantagem que possui sem correr o risco de se deixar em desvantagem.

O dash para frente com agarrão aos 70 segundos foi extremamente arriscado e devidamente punido, mas Tokido conseguiu reverter com um belo combo. Curiosamente, ele pula para trás ao derrubar Daigo, e então dá dois dashes para frente para alcançá-lo e fazê-lo errar o agarrão com um shimmy, punindo-o com isso. E vamos pensar o motivo dessa jogada…

Entendo que esse pulo para trás e os dashes seguintes foram uma forma de otimizar o shimmy. Ao se movimentar de uma forma aparentemente aleatória e sem motivo, você tem a possibilidade de distrair o seu oponente e desconcentrá-lo na hora dos mindgames. Além disso, os dois dashes para frente são praticamente um anúncio de agressividade, e ninguém espera que após uma atitude agressiva o jogador ande para trás. Por fim, as armas que Daigo tinha para lidar com as investidas eram: 1) bloquear; 2) tentar um agarrão para, com um throw tech, impedir um eventual agarrão de Tokido; 3) soco ou chute fraco abaixado, pois ambos tem 4 frames de startup e um range considerável. Ao dar um passo para trás e utilizar o soco médio, Tokido sairia com ligeira vantagem de distância e de frames caso o golpe fosse bloqueado (opção 1) e venceria tanto agarrão quanto os golpes por estar fora do alcance deles, mas ainda dentro do alcance de seu soco médio (opções 2 e 3).

E subitamente Daigo está no corner, com quase 3/4 da barra de Stun cheia. Tokido está com a barra de CA quase completamente cheia, também, e só um milagre pode salvar o Daigo agora. O que aconteceu? Pois é. Com mais um soco médio, Tokido encaixa mais um combo, deixa o oponente em Stun e finaliza com um belo combo + Critical Art.


E essa foi mais uma análise de Street Fighter V. Não deixe de curtir e compartilhar a matéria, e o mais importante: deixe a sua sugestão de qual partida deve ser analisada aqui no CounterHit. Deixando a sua sugestão, poderemos te ajudar a aumentar as possibilidades com o seu personagem, ou mesmo mostrar como se sair melhor naquele matchup que parece impossível. E então, qual partida você quer ver aqui?

Dica enviada via e-mail por Luiz Felipe Lima (luiz@delfos.net.br)

Área de Comentários