Confira como está Trajes Fatais, o jogo de luta independente produzido no Brasil

Cross Hands 0 comments Facebook Comments

Trajes Fatais

No dia 25 de fevereiro o jogo de luta independente brasileiro Trajes Fatais conseguiu a aprovação no serviço Steam Greenlight, um grande passo em seu desenvolvimento. Com mecânicas simplificadas e um estilo que remete aos jogos de fliperama dos anos 90, o jogo entrará em estado de Beta Aberto ainda este mês. O enredo do jogo mostra convidados de uma festa a fantasia, que acabam adquirindo as habilidades de suas roupas e são forçados a lutar entre si por um personagem misterioso. A equipe da Onanim Indie, responsável pelo jogo, disponibilizou para o CounterHit um Beta Fechado do jogo, e agora iremos apresentar para vocês os aspectos principais do jogo.

cenário

A câmera se afasta para manter ambos os personagens em cena, não importa a distância entre eles

No quesito artístico, Trajes Fatais consegue entregar o que propõe de uma forma ótima. Os sprites (imagens em 2D que juntas compõe o jogo), mesmo não sendo em HD são muito bonitos, e remetem muito bem aos jogos de luta 2D dos anos 90 e início dos anos 2000, com ótimos efeitos de luz e sombra, e isto se tanto aos personagens quanto aos cenários, que podem ser melhor apreciados quando a câmera amplia seu campo de visão, caso os personagens estejam muito afastados. Por falar em personagens, embora apenas três estejam disponíveis, eles conseguem ser bem carismáticos e originais. Temos a alegre e divertida Lucy Fernandez, o calmo e educado Cristiano Martins e o estiloso e agressivo Lourenço Sombra.

O objetivo do jogo, assim como da maioria dos jogos de luta, é reduzir a Energia/Vida do seu oponente à zero, e nesse quesito Trajes Fatais já se diferencia. Se você olhar na parte superior da tela, verá que a Barra de Vida de cada personagem é dividida em cinco esferas. A cada golpe sofrido a energia de uma destas esferas é reduzida, e ao acabar essa esfera se quebra, e o personagem entra em estado de Knockdown (derrubado). Neste estado aparece um “X” sobre o personagem, que pode ser amarelo ou vermelho. Caso o X seja vermelho, o personagem entrará em um estado de invencibilidade até que se levante. Essa mecânica foi implementada para evitar combos perigosamente extensos ou infinitos. Caso o personagem esteja defendendo quando sua esfera for quebrada, sua defesa será quebrada.

break

Ao quebrar uma das esferas da vida do oponente, ele entra em um estado de Knockdown

Sobre a jogabilidade, o jogo possui movimentos bem conhecidos. Os personagens andam para frente e para trás, saltam ao apertar Cima, agacham ao apertar Baixo, defendem ao apertar Trás durante um golpe do oponente (e podem defender no ar também), e efetuam Dashes (passadas) ao apertar duas vezes para frente ou para trás. Após um Dash para frente, é possível segurar a direção para que o personagem corra, semelhante à série The King of Fighters. Outra coisa que existe tanto neste jogo quanto na série da SNK é o chamado Hop, ou salto curto, que pode ser efetuado neutro, para frente, ou para trás, aumentando as ferramentas de posicionamento do jogo. Até o momento o jogo não possui Super Saltos (aqueles em que se salta logo após estar agachado).

run

Um Dash se torna uma Corrida se você mantiver Frente pressionado

Para se dar bem no jogo é importante entender que Trajes Fatais é um jogo sobre posicionamento. Por possuir mecânicas mais simples, o jogo cobrará mais fundamentos do que habilidade motora. Vai ser muito importante que você conheça o alcance e o tempo de duração (Startup/Iniciação, Active/Ativação e Recovery/Recuperação) de cada golpe, para maximizar as suas oportunidades. Não que o jogo não possua combos, mas como eles geralmente exigem gasto da chamada Barra de Gana, é bom que você administre o jogo o máximo possível.

No quesito ataques, só existe um botão, chamado de Hit (ou TRAF). A combinação deste botão com o direcional define os vários ataques que os personagens podem desferir, tanto no chão quanto no ar. No quadro abaixo vocês podem ver a personagem Lucy sendo usada como exemplo para demonstrar a variedade de golpes existente no jogo:

Ataques

“Movelist” de Lucy, que pode ser aplicada para todos os outros personagens

Além desses golpes, ainda existem outras ações que podem ser utilizadas a partir do botão de Hit. Ao cair no chão, pode-se apertar Frente e Hit, ou Trás e Hit para uma recuperação rápida, e ao apertar Frente e Hit no tempo certo você pode se livrar de um agarrão, entre outras coisas.

Na parte de baixo da tela existe a chamada Barra de Gana, dividida em quatro partes. Gastando uma destas partes você pode cancelar qualquer golpe em qualquer outro, desde que o próximo golpe seja feito no momento certo. Para sair de um Ataque Neutro para qualquer outro não se gasta barra, nem para confirmar em um dos Especiais. E falando nos especiais, cada personagem possui três deles, dois no chão e um no ar. A combinação para efetuar o Especial de Solo 1 é Baixo, Baixo e Hit, para efetuar o Especial de Solo 2 é Frente, Trás, Frente e Hit, e o comando para efetuar o Especial Aéreo é Baixo, Baixo e Hit (assim como o Especial de Solo 1, mas deve ser efetuado no ar). Abaixo irei descrever cada um dos três personagens disponíveis até agora, assim como seus golpes mais relevantes.

Lucy Cores

Lucy Fernandez é uma sambista vestida de diabinha

Lucy possui uma boa movimentação e o melhor alcance do jogo para a maioria dos seus ataques. Seu Ataque Neutro possui um ótimo alcance, assim como seu Ataque Longo, que acerta duas vezes, dependendo da distância. Seu Ataque Rasteiro é um Slide (deslize), e possui o melhor alcance entre os golpes que acertam embaixo. Seu Ataque Anti-Aéreo por outro lado, possui o menor alcance horizontal.

Seu Ataque Aéreo Recuando possui um alcance excelente, fazendo dele a melhor opção de golpe Ar-Ar na maioria das vezes. Seu Ataque Aéreo Descendo é um Divekick (golpe em que o personagem dá um chute a partir do ar mergulhando em direção ao chão) praticamente vertical, fazendo dele um golpe recomendado apenas em situações específicas para pressões próximas ao jogador, ou caso se arrependa de um pulo e queira descer rapidamente.

Lucy Especial

Especial de Solo 1 de Lucy: Baixo, Baixo e Hit

Seu Especial de Solo 1 é uma sequência de cambalhotas em direção ao oponente, e também possui um bom alcance. Já o Especial de Solo 2 é um Anti-Aéreo, em que Lucy sai girando em um ângulo aproximado de 45º. Seu Especial Aéreo é o “Se Joga!” em que ela mergulha em direção ao solo, semelhante à golpes como Abare Tosanami da Makoto em Street Fighter, mas em vez de uma sequência de ataques, Lucy simplesmente desfere um golpe que lança o oponente no ar.

Cristiano Cores

Cristiano Martins é um capoeirista vestido de anjo

Cristiano atualmente ele é o personagem mais lento do jogo. Mas ele possui uma habilidade única de movimentação que é a capacidade de voar por um tempo determinado, ao pressionar Cima + Hit no ar. Seus golpes são mais lentos e com menor alcance do que os de Lucy, mas seu Ataque Anti-Aéreo sai em um ângulo mais horizontal, permitindo a ele cobrir uma área maior, e se você segurar o botão Hit você pode entrar diretamente na animação de voar após o golpe chegar em seu ponto mais alto.

Cristiano Voo

Cristiano continua voando ao segurar o botão Hit após a combinação Cima + Hit no Ar

Seus Ataque Aéreo Avançando e Recuando são muito semelhantes, mudando apenas a direção e o alcance ligeiramente maior do Avançando. Seu Ataque Aéreo Descendo não é um Dive Kick como o de Lucy, Cristiano apenas sobe um pouco e chuta para baixo, e este golpe pode ser feito em link após o Ataque Aéreo Neutro, sem precisar gastar barra para isso.

Cristiano Especial

Especial de Solo 2 de Cristiano: Frente, Trás, Frente e Hit

Seu Especial de Solo 1 é um golpe giratório com suas asas. O golpe possui um movimento em arco e pode acertar o oponente sobre a cabeça, obrigando-o a defender em pé. No Especial de Solo 2, Cristiano sobe verticalmente, atingindo o oponente duas vezes, e depois desce à 45º. Infelizmente ele não carrega o oponente na subida, mas pode acertá-lo novamente em sua descida. Já em seu Especial Aéreo ele avança m um rasante horizontal, percorrendo a tela inteira, e ao alcançar o fim da tela, ele se vira e mergulha em direção ao chão. Neste golpe Cristiano pode atingir o oponente tanto no rasante quanto no retorno, acertando 3 vezes no processo.

Lourenço Cores

Lourenço Sombra é o cangaceiro do grupo, com direito a sua “Peixeira”

Lourenço é um personagem rápido tanto em sua movimentação quanto em seus golpes. Seu Ataque Longo possui um alcance absurdo, e seu Ataque Curto pode ser usado como Anti-Aéreo, por menos dano, só que mais rápido. O seu Ataque Rasteiro é um Slide assim como o de Lucy, mas com um alcance mais curto. Seu Ataque Anti-Aéreo sai em um ângulo entre o de Cristiano e Lucy, mas sobe à uma altura menor, fazendo dele o Ataque Anti-Aéreo com menor tempo de recuperação, e por definição, mais seguro.

trasataque

Ataque curto de Lourenço

Seu Ataque Aéreo Recuando possui um alcance tão bom quanto o de Lucy, e seu Ataque Aéreo Avançando é uma versão no ar de seu Ataque Anti-Aéreo. Seu Ataque Aéreo Descendo é um Divekick, em um ângulo mais aberto do que o de Lucy, fazendo dele uma ferramenta mais versátil.

especialbaixo (1)

“O Voo do Carcará Impetuoso”, Especial de Solo 2 de Lourenço

Seu Especial de Solo 1 é uma sequência de três facadas (ou seriam Peixeiradas) em direção ao oponente, e possui o melhor alcance entre os Especiais de Solo. Já o seu Especial de Solo 2 é o golpe mais único do jogo. Assim como o Demon Flip (a bolinha) de Akuma, ele sai rolando pelo ar, e você possui três opções de finalização: Ao simplesmente pressionar o botão de Hit, Lourenço desfere um golpe para baixo, ao pressionar para baixo e Hit, Lourenço desfere um divekick totalmente vertical, e ao pressionar para trás e Hit, o cangaceiro desfere um divekick para trás com um lindo efeito de chamas em forma de um Carcará (uma espécie de Gavião). Seu Especial Aéreo é uma sequência de oito chutes para frente, com pouco alcance.

modoteste2

Modo de análise de Trajes Fatais, com várias informações importantes para os mais técnicos

Além de tudo isso é importante ressaltar os recursos adicionais disponíveis neste Beta de Trajes Fatais. Existem atalhos no teclado para exibir o Buffer de Inputs, mostrando os botões que estão sendo apertados pelos jogadores e inclusive informações de Frames, atalhos para exibir posições dos personagens e informações da câmera, além de mudar várias configurações gráficas direto na partida. Pode-se mudar as cores dos personagens no meio da partida, desativar a exibição do HUD (Barras, escritos e imagens), avançar Frame por Frame após o pause, e também encher as barras de Vida e Gana automaticamente, simulando um modo treino. Mas uma das melhores coisas é a possibilidade da visualização dinâmica das Hitboxes, a lá Skullgirls, uma informação bem importante para quem deseja se dedicar ao jogo.

Trajes Fatais iniciará seu período de Beta Aberto no dia 22 de Março. Para participar siga a página do jogo no Facebook, pois será onde disponibilizarão o arquivo para download. Entre os dias 22 e 24 de março o jogo estará disponível também no torneio Salty Fortal, que será realizado em Fortaleza.

Agradecemos aos integrantes da Onanim Indie Onofre Paiva (Criador) e Emir Lima (Programador) pela disponibilização deste Beta Fechado para a equipe do CounterHit.

Área de Comentários