TEKKENBR entrevista Mestre Marcelo, o Eddy Gordo da vida real

Blue Link 0 comments Facebook Comments

Nossos parceiros do TekkenBR conseguiram uma entrevista exclusiva com Mestre Marcelo, o brasileiro responsável pela criação de Eddy Gordo, o capoeirista da série Tekken. Vocês podem conferir a entrevista no site deles ou logo abaixo:

“Marcelo Pereira, também conhecido como Mestre Marcelo ou Mestre Marcelo Caveirinha, é brasileiro da cidade de São Paulo, esteve envolvido com teatro desde 1970 e começou a jogar capoeira ainda criança até ser encaminhado para um dos mais famosos mestres de capoeira do mundo, Mestre Suassuna.

Foto autêntica que deu origem ao logo oficial da escola Cordão de Ouro do Mestre Suassuna em São Paulo no início dos anos 80.

Em 1979 , abriu sua própria escola, Associação de Capoeira Senzala Grande e, em 1984, veio para os EUA e fundou a Capoeira Institute Inc. Mestre Marcelo foi um dos primeiros a ensinar capoeira nos EUA e, atualmente, suas escolas estão espalhadas por diversos países como Nova Zelândia, Israel, China, Taiwan, Japão, todo EUA e, claro, Brasil.

Em 1995, Mestre Marcelo, recebeu uma proposta da NAMCO para viajar ao Japão e trabalhar na digitalização dos movimentos do personagem Eddy Gordo (Tiger Jackson e Christie Monteiro) nos jogos Tekken 3, Tekken 4, Tekken 5, Tekken 6 e Tekken Tag.

Com poucas exceções, todos os comandos desses personagens são movimentos tradicionais autênticos de Capoeira realizados pelo Mestre Marcelo.

Depois dessa rápida apresentação, confira abaixo a entrevista exclusiva cedida por Marcelo para Emerson “Fox”, Paulo “Blue Link” e Jeferson “Flunders” com edição de Emerson “Fox”

TKBR – Mestre, como foi o seu primeiro contato com a Capoeira ?

– Vi uma demonstração na escola que eu estudava quando tinha 13 anos e comecei a ficar interessado ali. No entanto só no ano seguinte eu comecei a treinar com uns amigos da mesma escola nos intervalos do recreio

Mestre Marcelo na antiga academia de capoeira do Vaguinho do Mestre em San Jose - Califórnia jogando um berimbau pintado com Eddy Gordo na cabaça.

Mestre Marcelo na antiga academia de capoeira do Mestre Vaguinho em San Jose – Califórnia jogando um berimbau pintado com Eddy Gordo na cabaça.

 

TKBR – No Brasil, a capoeira sempre foi/está ligada à causas sociais incluindo projetos de inclusão social e aulas em escolas fundamentais. Você acha que a filosofia social e cultural da capoeira pode ajudar a manter as crianças longe das ruas?

– Com certeza a capoeira é uma ferramenta fortíssima contra os problemas em potencial que as crianças e os jovens estão expostos (principalmente em áreas de risco). O praticante aprende dentre muitas coisas a respeitar, saber se desviar de situações vulneráveis  e saber ver o perigo em potencial com antecedência e é capaz de evita-lo.

 

TKBR – Como que surgiu o contato da NAMCO  ?

– Organizei e produzi o 1º e 2º encontro de capoeira nos EUA em 1992 e 1995, nesse último um dos participantes do evento era um funcionário da NAMCO que treinava capoeira. Ao final do evento ele veio até a mim dizendo que estava muito impressionado com o que tinha visto e disse que iria sugerir pra companhia que eles incluíssem capoeira no Jogo Tekken. Na época eu nem nunca tinha ouvido falar nesse jogo a não ser no Pac-man (tbm conhecido no Brasil como Come-Come) que foi produzindo pela NAMCO. 

3262_166196130482_582928_n

Mestre Marcelo e a equipe da Namco em 1995 no Japão

Dei meu cartão para o rapaz e pra ser sincero não tive muita expectativas de ouvir de volta dele. Em meados de 95 recebi uma ligação do mesmo rapaz que pediu pra eu enviar um vídeo de capoeira pra ele. Pouco depois atendi uma ligação onde quase não conseguia entender o inglês do cara da NAMCO que falava do outro lado então resolvemos marcar um encontro. Ele veio a minha casa e perguntou se eu estava disposto a ir pro Japão na semana seguinte! Na época eu estava me recuperando de uma contusão séria no tornozelo mas não quiz perder a oportunidade e garanti que se eu não pudesse ir enviaria alguém de qualidade. Consegui adiar a viajem para duas semanas e conversei então com o mestre Espirro Mirim e disse pra ficar preparado pois se eu não tivesse bem melhor gostaria que ele fosse em meu lugar. Fiquei sem treinar nada essas duas semanas só fazendo compressas e tomando anti-inflamatório e apesar de não estar 100% resolvi ir assim mesmo.

 

3262_167787065482_1433439_n

Mestre Marcelo e Mestre Espirro.

3262_167791525482_4501432_n

“Fiz uma combinação de 3 cabeçadas seguidas e dei o nome da sequência de cabeçadas Suassuna em homenagem ao meu mestre pois essa é sua “especialidade”

TKBR – É verdade que em homenagem ao seu mestre, Mestre Suasuna, você sugeriu uma sequência de golpes usando cabeçadas e socos, mas a NAMCO não incluiu no jogo? Existiu algum tipo de golpe que você quis implementar, mas não pôde por limitações da época ?

– Fiz uma combinação de 3 cabeçadas seguidas e dei o nome da sequência de cabeçadas Suassuna em homenagem ao meu mestre pois essa é sua “especialidade”! rssss Assim como muitos outros movimentos e combinações eles não usaram as cabeçadas na primeira versão que foi o Tekken 3 mas disseram que iriam aos poucos usar os movimentos ainda não usados nas versões futuras. Como eu não jogo video games não estou certo se usaram ou não.

 

TKBR – Corrija-me se estivermos errado. O termo mandinga, na capoeira, representa a habilidade do capoeirista em surpreender, enganar. Já no jogo, Eddy é, sem dúvidas,  um dos personagens que mais engana com seus golpes deixando seus adversários confusos. Você chegou a dar dicas à equipe da NAMCO para que o personagem tenha essa característica da capoeira ?

3262_167784425482_2157724_n

Eddy Gordo – Arquivo Mestre Marcelo

– A palavra mandinga no sentido da capoeira é muito difícil de ser descrita pois envolve uma série de significados que podem ser utilizados em situações diferentes. Essencialmente ela sugere um poder místico de conseguir enganar, ludibriar, iludir, tapear ou até mesmo hipnotizar o adversário através de forças ocultas e misteriosas que podem ser induzidas tanto de maneira séria como de maneira cômica (percebe como tem um significado complexo?!). Enfim… Quando terminamos o projeto das filmagens de motion capture os engenheiros do projeto vieram conversar comigo, me perguntaram o que mais que eu gostaria que fosse adicionado ao personagem capoeirista. Sabendo o quanto esse personagem poderia divulgar a capoeira de maneira positiva eu pedi de maneira categórica que se possível eles ajudassem a fazer o personagem da capoeira o mais autêntico possível e que ele tivesse poderes secretos que pudessem faze-lo um incrível lutador. Acho que deu certo! 

 

3262_167791530482_5416395_nTKBR – Apesar de ser um personagem brasileiro, Eddy Gordo não é um nome popular no Brasil. Até mesmo o modo de escrita soa estranho para nós. É verdade que você sugeriu outro nome para o personagem como, por exemplo, Tony Bamba ? Você teve contato à detalhes na personalidade do personagem ?

– Durante as discussões do projeto eles pediram sugestões de nomes que tivesse uma mistura de português com inglês. Tony Bamba foi a minha primeira escolha mas sugeri também outras opções como Joe Faísca, Zé Spark e muitos outros. Não sei de onde tiraram o Eddy Gordo e pra ser sincero não gostei da combinação, Eddy Bamba seria bem melhor!

TKBR – Qual é o cordão do Eddy Gordo ?

Técnicamente falando o Eddy não deveria ter cordão, mas o nível de capoeira dele é pra ser de contra mestre no sistema do mestre Suassuna que é o cordão trançado com 4 cores (verde, amarelo, azul e branco)

2165219-eddy

Eddy Gordo – Original Art Tekken 3

TKBR – Qual foi sua avaliação final quando você viu o personagem no jogo ?

– Achei que era um bom começo para a capoeira ser inserida no mundo virtual dos video games. Ao mesmo tempo que eu estava consciente que muito mais poderia ter sido feito para que ela fosse representada não só como uma luta exuberante mas também em sua essência cultural eu fiquei muito feliz, contente e agradecido pela oportunidade que foi dada a mim e para a capoeira.

 

TKBR – Se você tivesse a oportunidade de ficar frente a frente com o Eddy, o que você falaria para ele ?

– Humm… talvez algo assim: valeu brother, missão cumprida! kkkk

 

Mestre Marcelo e Katsuhiro Harada

Katsuhiro Harada e Mestre Marcelo

TKBR – Você ainda tem contato com a Namco ?

– Não, logo após o jogo ter sido liberado fizemos contato algumas vezes e eu sugeri que outras versões fossem feitas onde muito mais poderia ser acrescentado ao personagem mas não senti um grande interesse da parte deles.

TKBR – Em 1998, quando Tekken 3 saiu em sua versão caseira, o Eddy foi fundamental para o sucesso do game no Brasil. Como foi essa época para a capoeira, você notou uma alta no esporte com a popularização do personagem e do jogo ?

– Com certeza o jogo abriu muitas portas e trouxe muitos adeptos para a arte. Eu viajo o mundo e até hoje muita gente vem me agradecer pois conheceram a capoeira através do game.

 

TKBR – Mestre, foi um enorme prazer realizar essa entrevista. Você é um ícone para nós, fãs do game, e para todos os amantes de capoeira no mundo. Muito obrigado por nos atender, pelo comprometimento e pela sua humildade conosco.

– Eu é que agradeço. Falar de capoeira é sempre um grande prazer pra mim e esse projeto foi realmente uma experiência sensacional da qual eu me sinto uma pessoa de sorte pela oportunidade e ao mesmo tempo orgulhoso e grato por tudo.

 Capoeira Mandinga Academy & Brazil Cultural Center

Capoeira Mandinga Academy & Brazil Cultural Center

Capoeira Mandinga Academy & Brazil Cultural Center

Por TekkenBR

Área de Comentários