Como jogos de luta podem te preparar para sua vida

Blue Link 1 comment Facebook Comments

Existem quatro habilidades que são conhecidas como “As Habilidades do Século 21”, e são extremamente importantes para diversas áreas do mercado de trabalho no século em que estamos, e são elas que irão ajudar a mover a economia daqui em diante. Essas habilidade são:

– Pensamento Crítico

– Comunicação

– Colaboração

– Criatividade

E como podem ver, essas são habilidades que não propriamente treinadas durante o Ensino Fundamental e Ensino Médio, e existem diversas discussões sobre como implementar isso no nosso sistema de ensino, mas que ainda não acharam uma solução que tenha virado consenso (até porque são habilidade que não são necessariamente ensinadas, mas sim praticadas, você precisa ter experiência para poder se tornar bom nelas). Com isso dito, existe algo que todos fazemos que podem ajudar a treinar tais habilidades, jogos, e em específico jogos de luta (o que é algo meio irônico, pensar que algo que é dito como um lazer e muitas vezes visto com preconceito como sendo uma brincadeira ou infantil ser mais efetivo que a escola pra nos ensinar algo que precisamos MUITO saber fazer). Agora, o motivo pelo qual estou escrevendo esse artigo é porque não adianta as pessoas treinarem tais habilidades regularmente, se elas não perceberem que estão treinando, e não tentarem aplicar isso no seu dia-a-dia. Estou escrevendo isso para tentar abrir sua mente e fazer você leitor a perceber que o que você faz como hobby e diversão pode te ajudar na sua vida, na sua escola ou faculdade, no seu trabalho, e nas suas relações sociais.

E agora você deve estar se perguntando “Mas como? Como que posso usar meu conhecimento em um jogo de luta na vida real? Isso é absurdo!”

Well, de fato, você não vai chegar para seu chefe, fazer uma meia lua pra frente+soco e resolver todos os problemas da sua empresa, mas não é disso que estou falando, mas sim de ter uma mentalidade similar a qual você tem quando estuda, pratica e joga esses jogos durante sua vida profissional e escolar. É claro que isso só vai se aplicar muito bem se você tiver uma mentalidade competitiva ou hardcore ao jogar, e que não daria certo se você for um casual que só aperta botões e reza para ganhar (que é algo que muitos fazem na vida real inclusive, infelizmente). E o que eu quero dizer com mentalidade? Bem, vou dar exemplos diferentes para cada uma das habilidades citadas:

1- Pensamento crítico

Pensamento crítico é a capacidade de observar as informações que lhe surgem, e a partir delas raciocinar e descobrir quais são as melhores opções/opiniões a se tomar/ter naquela situação. Também envolve sua capacidade de poder pensar out-of-the-box. No caso de um jogo de luta, praticamos pensamento crítico quando estamos estudando os fundamentos do jogo, na hora que estamos aprendendo footsies, match-ups, frame data (e o que se pode fazer com a informação contida ali), opções de pressão do personagem, desenvolvimento de uma opinião sobre tier list, etc… basicamente, se você quer a vitória uma hora ou outra você terá que pensar de uma forma mais crítica sobre como você deseja conseguir ela.

Mas pare pra pensar, na vida real não é assim também? Se você quer ter uma vitória em sua vida você tem que pensar em diversas coisas, como qual área seguir, como administrar uma carreira, quais empresas mandar seu currículo, como administrar o tempo que você tem livre pra continuar fazendo cursos que vão te ajudar na sua carreira profissional sem deixar de trabalhar ou curtir sua vida, etc… e depois de se estabilizar no mercado de trabalho, você ainda tem que manter seu pensamento crítico para conseguir uma promoção, levar sua empresa pra frente, criar algo que vá ter um impacto positivo na vida das pessoas ou no seu negócio, etc… e pode ter certeza, se você for um excelente jogador de jogos de luta e entender que pode usar sua mentalidade ao pensar em como melhorar num jogo em outras áreas de sua vida, você vai conseguir melhorar bastante seu aproveitamento no que for que você estiver tentando fazer.

Ou você pode simplesmente apertar botões aleatóriamente e escolher uma faculdade ou emprego qualquer para depois no futuro se arrepender das escolhas impulsivas que foram feitas durante sua vida, a escolha é totalmente sua.

2- Comunicação e colaboração

Jogos de luta são jogos competitivos em que a graça está em enfrentar outras pessoas, e como tal, obviamente você terá um contato com outros seres humanos na hora de jogar. E embora nem todos os jogadores pratiquem isso, muitos jogadores (principalmente os que realmente querem ficar bons) sabem que duas cabeças pensantes são melhores que uma, e por causa disso vão a fóruns de discussão procurar informações sobre o jogo e os personagens, e compartilhar o que sabem com os outros também, com o objetivo de cada vez mais melhorar seu conhecimento sobre o jogo. Vocês podem ser competitivos na hora de jogar, mas fora do jogo colaboram um com o outro para cada vez mais melhorarem e subirem de nível, criando até mesmo as vezes comunidades separadas e pequenas sobre aquele jogo em específico ou personagem em específico.

Na vida real, obviamente também é possível (e essencial) se utilizar dessas habilidades se quiser se sair bem na vida, afinal de contas, existe um limite para as coisas que uma pessoa pode fazer sozinha, e diversos dos melhores empregos disponíveis por ae requerem que você trabalhe numa grande empresa/multinacional ou em uma equipe de funcionários que tem que colaborar entre si para alcançar um objetivo mútuo. Se você usar a forma como você compartilha combos, conhecimentos de mecânicas, táticas e golpes dos personagens em sua vida real, você irá achar a solução para seus problemas de forma muito mais eficiente e rápida do que sozinho (se você for um médico, as vezes será mais fácil achar a causa da doença do seu paciente se você pedir ajuda a parceiros, ou se você for um engenheiro, as vezes um companheiro de área pode te ajudar a baratear os custos e otimizar o design de seu projeto).

3- Criatividade

Se você quiser ser realmente bom em jogos de luta, uma hora ou outra você terá que ser criativo. Seja para criar um combo otimizado e bem feito usando situações que não são muito comuns em partidas, seja reparando que falta apenas 10 segundos no relógio e tentando fugir do seu oponente para garantir sua vitória (ou tentando acertar ele, caso seja você quem tenha menos vida), ou seja até mesmo tentando variar no neutro e mix-ups para acabar não se tornando muito previsível, em algum momento você terá que ser criativo se quiser conseguir aquela vitória que parece difícil de atingir.

E similarmente, na vida real existem casos aonde você tem que ser criativo se quiser vencer. As vezes você precisa impressionar seu professor para conseguir uma boa nota ou para que ele aprove seu TCC, ou então você está trabalhando num projeto mas não tem muito dinheiro, e tem que fazer o melhor trabalho/produto possível com a quantidade de grana disponível. Ou então até mesmo pensar em formas criativas para conseguir conquistar o amor da sua vida, e pra conseguir fazer com que o relacionamento de vocês se mantenha interessante e divertido por muito tempo para ambos. E advinha, tudo isso pode ser aplicado com a mesma mentalidade que você tem na hora de criar combos ou sobreviver em situações tensas em jogos de luta, e neles, você tem oportunidades de treinar tudo isso com muito mais frequencia que na vida real (e com menos riscos também).

Encerramento

Bem, é isso, espero que esse texto tenha te ajudado a perceber melhor como usar diversas habilidades que você já treina diariamente por diversão, e eu espero que possa ajudar mais pessoas a conseguirem alcançar seus objetivos e sonhos de vida. Peço também para caso tenha gostado, que compartilhe com seus amigos, e faça mais pessoas perceberem isso. Acredito que tudo isso que escrevi também sirva para quem jogue MOBAs como League of Legends e DOTA 2, mas como não sou jogador desses jogos prefiro não opinar sobre o que não tenho muito conhecimento.

Se tiver interesse em saber mais sobre esse assunto (e sobre como jogos poderiam ser implementados nas escolas para ajudar os alunos a aprenderem essas habilidades), eu usei como inspiração para esse texto um vídeo do canal Extra Credits do Youtube, que no qual vocês podem assistir abaixo:

Área de Comentários